sexta-feira, 4 de março de 2011

Villas-Boas: «SE FORMOS COMPETENTES TRIUNFAREMOS»

Dragaoatento acrescenta: atitude e força moral para suportar as provocações dos adversários e do juiz do apito. 

A semana de trabalho foi bem conseguida e o FC Porto prepara-se para fazer «um bom jogo» frente ao Vitória de Guimarães. A garantia é do treinador André Villas-Boas, que sabe que os vimaranenses podem apresentar um «factor surpresa», mas que confia na competência e motivação do plantel para vencer mais um encontro no Dragão.
Demonstração de força
«Não teremos esse sentimento de revolta por termos perdido pontos na primeira volta. O que queremos é continuar dentro do objectivo estabelecido. Em Olhão, conseguimos a primeira de cinco vitórias que queremos atingir. Se não, teremos outro ciclo de cinco jogos para resolver o campeonato. Mas seria uma demonstração de força se o conseguíssemos trilhar, contra um Vitória que se tem mantido sempre dentro dos objectivos para esta época e que está às portas de uma final da Taça. É um adversário de prestígio, que sofre sempre muitas entradas e saídas, mas que se mantém fiel ao estilo de jogo e à sua forma de jogar. Nesse sentido, é uma equipa da qual esperamos grandes dificuldades.»
Estratégias do adversário
«Jogar contra o Guimarães fora ou em casa, é sempre extremamente complicado. Ano após ano, sofrem mudanças, mas mantêm-se sempre dentro dos objectivos. O Guimarães tem um treinador que, de jogo para jogo, gosta de adoptar estratégias diferentes, que não são fáceis de analisar. Podem causar alguma surpresa, até pela introdução de jogadores diferentes no ‘onze’. Confiamos na nossa organização, mas tendo em conta esse factor surpresa.»
Empenho e competência
«Tivemos uma semana boa de recuperação e de trabalho, dentro dos nossos princípios. Os dois dias de folga foram essenciais para a recuperação mental e depois trabalhámos de forma muito forte nesta semana. Podemos fazer um bom jogo, dependendo da forma como entrarmos e encararmos o adversário. Se formos competentes, triunfaremos. Se não estivermos comprometidos, podemos ter problemas e perder pontos.»
Manter a motivação
«É perfeitamente possível e enquadrável não sermos campeões. Já nos foi apontado um possível ciclo negativo, a que respondemos com uma boa série de vitórias. Estamos confiantes de que vamos levar este percurso até ao fim, mas o futebol é imprevisível e encaro sempre essa possibilidade. Só um FC Porto no topo da motivação e do compromisso pode manter esta vantagem. Não há melhor motivação do que acreditar no título. Se os outros sentem isso, nós temos razões para nos sentirmos ameaçados e manter um elevado nível motivacional e triunfar.»
Objectivo: título
«Relativamente ao que disse o Alvaro, não é uma obrigação terminarmos invictos. Podemos manter a invencibilidade com nove empates e perdemos o campeonato. Compreendo que possa ser um estímulo, mas sem títulos isso não tem valor. O nosso compromisso é o de pensar em vitória após vitória, que nos leve ao título desejado. O facto de termos vários jogadores com quatro amarelos até inibe certo tipo de comportamentos negativos, como no caso do Hulk e do Helton, que estiveram muitos jogos à beira da suspensão. Vamos manter-nos assim e vamos vendo.» - 03/03/2011

Sem comentários: