quinta-feira, 24 de março de 2011

FC PORTO VENCE BENFICA E AMPLIA VANTAGEM NO «NACIONAL» DE JUNIORES A


O FC Porto venceu o Benfica, esta quarta-feira, por 2-1, em jogo a contar para a sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. No jogo que encerrou a primeira volta da competição, os jovens portistas foram sempre melhores e ficam a dever a obtenção de mais golos à eficácia na finalização. Com esta vitória, o FC Porto mantém a liderança isolada da competição no final da primeira volta e deixa o Benfica a seis pontos de distância.
Num jogo com a bancada do Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia repleta, o FC Porto foi bastante superior, dispôs de imensas oportunidades de golo e garantiu três pontos importantes na luta pelo título.
Destaque para as exibições do lateral direito David e para o sempre eléctrico Christian, um jogador com um ritmo já muito próximo do nível profissional.
O FC Porto entrou na partida a impor um ritmo muito forte e a primeira oportunidade surgiu logo aos três minutos. Um minuto depois, Rafa isolou-se e foi derrubado pelo guarda-redes Ederson, numa grande penalidade clara, que Edu transformou em golo. O jogo arrancava da melhor forma para os jovens Dragões, perante um Benfica muito encolhido e que raramente conseguia articular uma jogada.
O FC Porto voltou a criar perigo por Edu e Flávio, pouco depois dos 20 minutos, mas os remates saíram fracos e à figura. Aos poucos, o Benfica equilibrou o jogo, subiu no terreno, mas foi nos minutos finais da primeira parte, através de transições rápidas que o FC Porto dispôs das melhores oportunidades. Primeiro, aos 35 minutos, David subiu pelo corredor direito, tabelou com Christian e rematou em jeito, proporcionando uma grande defesa a Ederson, para canto.
Cinco minutos depois, após nova jogada de Christian, Rafa e Tozé tiveram o segundo golo nos pés, mas Ederson evitou-o com duas boas defesas sucessivas.
A segunda parte não foi muito diferente da primeira, com o FC Porto sempre mais próximo do golo. E, aos 57 minutos, Rafa concluiu com competência uma jogada iniciada por David, tirou um defesa da frente e rematou forte, entre o guarda-redes e o poste, para o segundo golo dos Dragõezinhos.
Cinco minutos depois, o Benfica reduziu, com Tiago Ferreira, infeliz, a desviar para a própria baliza um centro inofensivo de Luís Martins. O Benfica voltava ao jogo, mas só por uma vez criou perigo, com Alípio Brandão a rematar cruzado, para boa defesa de Maia, enquanto o FC Porto desperdiçou uma mão cheia de oportunidades.
O final do jogo foi caricato, com o árbitro a mostrar amarelo a Alípio Brandão, após mais uma falta dura de Francisco Júnior. Avisado pelos jogadores do FC Porto e por um dos assistentes, o juíz corrigiu o erro, mas reiniciou o jogo com Francisco Júnior no relvado. A partida terminaria segundos depois.
FICHA DE JOGO
FC Porto-Benfica, 2-1

Campeonato Nacional de Juniores A, 7.ª jornada (fase final)
23 de Março de 2011
Estádio do CTFD PortoGaia
Assistência: 3.008 espectadores
Árbitro: Renato Gonçalves (Guarda)
Assistentes: Rui Fernandes e Rui Ventura
FC PORTO: Maia; David, Hugo Sousa «cap.», Tiago Ferreira e Romário; Paulo Jorge, Flávio e Edu; To Zé, Rafael e Christian.
Substituições: Flávio por Fábio Nunes (58m), Rafa por Lupeta (70m) e Tó Zé por André Teixeira (90m).
Não utilizados: Eloi, Amorim, Fábio Martins e Pipo.
Treinador: Rui Gomes
BENFICA: Ederson; Pedro Almeida, Mirtskhulava, Bernardo Lopes e Luís Martins; Paulo Teles, Francisco Júnior e Ruben Pinto; Diego Lopes, Ivan Cavaleiro e Diogo Caramelo.
Substituições: Pedro Tales por Bruno Gaspar (46m), Diogo Caramelo por Jean Silva (46m) e Pedro Almeida por Alípio Brandão (58m)
Não utilizados: José Sá, Vinícius Silva, Pedro Dias e Carlos Dias.
Treinador: João Santos
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Edu (4m, g.p.), Rafa (57m) e Tiago Ferreira (62m, p.b.)
Disciplina: cartão amarelo a Francisco Júnior (59 e 90+7m), Romário (65m) e Mirtskhulava (81m); cartão vermelho a Eloi (90+3m) e Francisco Júnior (90+7m)

Sem comentários: