sábado, 5 de março de 2011

Jogo da Liga - FC Porto 2 Vitória de Guimarães 0

Os Dragões hoje tiveram mais uma vez de ser autenticos guerreiros, uns verdadeiros dragões para conseguir levar de vencida esta equipa vimaranense muito matreira e excessivamente agressiva, procurando jogar na intimidação porque sabiam que os azuis e brancos precisavam de se manter operacionais para o próximo jogo de quinta-feira!
Nas Luz foram uma equipa macia que pouca resistência opôs aos encarnados, foram uns autenticos tenros! No entanto ao defrontar o FC Porto queriam (ter a veleidade de) ganhar no Dragão! E se na primeira parte lograram ter alguma eficácia , e conseguiram de certa forma resistir, foi porque o juiz do apito que apitou no Dragão foi (benevolente e perdoou aos jogadores do Vitória alguns cartões durante o decorrer da primeira parte) permissivo e não reprimiu como devia a excessiva agressividade que os vimaranenses empregaram contra os jogadores do FC Porto.


Estádio do Dragão - Relvado em bom estado - Espectadores 36419
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Golos: 1-0 Falcao 67', 2-0 Christian Rodriguez 90'+2'
FC Porto : Helton, Fucile, Maicon, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Belluschi (Guarin, 54), Varela (Cristian Rodriguez, 65), James Rodriguez (Ruben Micael, 81) e Falcao.
Treinador André Villas-Boas
Guimarães : Nilson, Alex, N'Diaye, Cléber, Bruno Teles, Renan, João Alves, Jorge Ribeiro (João Pedro, 62), Toscano (Rafael, 62), Targino e João Ribeiro.
Treinador Manuel Machado
Cartões amarelos: Jorge Ribeiro (07 ), Rolando (07), João Ribeiro (45), Rafael (64), Alex (73), João Alves (80) e N'Diaye (83 e 87). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para N'Dieaye (87).
O FC Porto um a um - CARLOS GOUVEIA n’OJOGO
James e Falcao com via verde para o título
Helton 6 : Começou, literalmente, em grande, com uma defesa com o pé direito aos 15 segundos, a remate de Targino. Depois, só teve que se preocupar com cruzamentos e sair duas vezes dos postes para se antecipar a Rafael.
Fucile 5 : Erro a abrir, permitindo que a bola batesse à sua frente e que Targino a ganhasse nas costas. A partir daí, ligou o botão da concentração e acertou a marcação.
Rolando 7 : Quase não se deu por ele, mas esteve em todo o lado a dar o corpo aos remates ou a antecipar-se aos adversários. E ainda iniciou o lance do primeiro golo.
Maicon 6 : Surpresa no onze, mas bom regresso. Notou-se a preocupação de não facilitar. Ganhou todos os lances aéreos e procurou afastar Toscano da área.
Fernando 6 : Alguns passes mal entregues, não permitem nota superior. Controlou bem os médios mais ofensivos do Guimarães.
Belluschi 5 : Um passe sublime, para Álvaro Pereira, numa má exibição. Irreconhecível, acumulou passes errados a um ritmo elevado. De positivo, apenas a luta defensiva.
João Moutinho 6 : Um pouco mais trapalhão do que o habitual na primeira parte. Melhor depois do intervalo, com passes mais seguros e um livre directo que quase surpreendeu Nilson.
Varela 6 : As diagonais custaram a sair e só quando trocou de lado é que subiu de rendimento com alguns cruzamentos e um remate perigoso. Por duas vezes, tentou assistir Falcao de cabeça, mas acertou sempre nos defesas.
James 7 : Na esquerda (primeira parte) ou a 10 (na segunda) assinou a maior parte dos lances perigosos. Aos 6', tirou um grande cruzamento a que Falcao não chegou por milímetros. Mudou de táctica, e assistiu pelo chão o compatriota para o golo inaugural. Quase marcou pouco depois, mas o remate saiu ao lado.
Falcao 7 : Nilson adiou-lhe o golo uma série de vezes, mas o avançado não desistiu e acabou por abrir a contagem, na sequência de uma boa desmarcação: na cara do guarda-redes, não deu hipóteses. Aos 89' quase bisou, mas atirou por cima.
Guarín 6 : Reposta de Villas-Boas à má noite de Belluschi e o FC Porto melhorou com a sua entrada. Mais força, mas também, mais qualidade no passe.
Rodríguez 6 : Rápido, activo e certeiro, um Rodríguez melhor do que nos últimos tempos, premiado com o golo da tranquilidade, num contra-ataque que finalizou com categoria.
Rúben Micael 6 : Bons dez minutos em campo. Podia ter marcado num contra-ataque, mas faltou-lhe confiança para finalizar com o pé esquerdo. Curiosamente, foi esse o pé que usou para estender a passadeira a Rodríguez no 2-0, numa grande assistência.
André Villas-Boas : "As nossas vitórias são sempre difíceis"
André Villas-Boas ao comentar o jogo com o Vitória em que o FC Porto teve "controlo absoluto". André reconheceu mérito ao Guimarães, considerando que os vimaranenses tinham estado "estrategicamente muito bem" e, que na primeira parte, até "criaram algumas dificuldades". "Sabemos que as vitórias do FC Porto são difíceis e as do Benfica no último minuto, são fantásticas. Foi portanto uma vitória complicadíssima, difícil, não meritória, mais uma vez sob grande dificuldade, grande stress físico e emocional... e, se calhar, quanto a nós até foi o contrário: mais uma sapatada de luva branca em certos comentários afectos ao clube da águia”. Dito isto, considerou: ” ser importante ter uma análise lúcida e não colorida dos factos", frisou para defender a sua tese que a equipa esteve "bem em todas as frentes", e assim pretende continuar, a caminho do título - "Faltam seis vitórias", lembrou, e, para a meta interna que tornou pública há algumas semanas. Os azuis e brancos definiram um ciclo de vitórias e "faltam três" para atingir o objectivo. "Vamos acreditar que nos vamos manter dentro deste nível", referiu, animado pelo que viu ontem, um "desejo de ajudar a conquistar o título" que é comum a "todos" os jogadores, titulares ou não, o que facilita a gestão. O defesa central Otamendi, por exemplo, ficou de fora por uma "questão estratégica" - "O Guimarães joga muito com bolas em profundidade; achámos que, com Maicon a jogar em antecipação, seria melhor", explicou , sem que daí tenha resultado qualquer contra tempo para a defesa dos dragões.


N'Diaye 6 : Um encanto na defesa que teve o condão de se prolongar para lá da quebra que atingiu a equipa. Rápido a desarmar e fortíssimo no jogo aéreo, quase conseguiu dominar Falcao por completo. Só não soube gerir um cartão amarelo, acabando expulso (87') ao cortar uma bola com a mão.
O Sr. Machado ou é Camões ou come queijo! Quando jogou na Luz foram (tenros) muito macios porque o árbitro que apitou esse jogo os inibiu, mas ele na altura não disse nada! Este sr. deve é olhar para dentro e treinar a equipa para não serem tão caceteiros..."quem não quer ser lobo não lhe veste a pele"! Ainda na primeira parte do jogo no Dragão, ficaram por mostrar alguns cartões amarelos a jogadores do Vitória.

Sem comentários: