segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A competência (ou falta dela) do treinador Vítor Pereira

Agora que a situação até parece estar a melhorar vou abordar o assunto da capacidade (competência) do Líder da equipa técnica para o futebol. 
Começando a analisar o comportamento/rendimento da equipa desde o início da época facilmente se chegará à conclusão que não tem sido famoso. Fomos eliminados prematuramente da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal, além dos empates e derrotas da equipa, que se saldam em 5 pontos de diferença para menos, em relação aos nossos arqui-rivais da freguesia de Benfica. Chegados à constatação dos números, só nos resta encontrar os responsáveis pelos resultados menos bons da época a decorrer. E na minha opinião, embora se possam encontrar falhas no rendimento dos jogadores, o que é certo é que se o Plantel falha por: displicência, falta de motivação ou por deficiências técnicas, é ao Treinador que compete averiguar o porquê dos défices de rendimento dos seus comandados e actuar em conformidade, ou seja, resolver o problema. 
Qualquer treinador que venha treinar no FC Porto tem de ser capaz de: mobilizar, motivar e incentivar, preparar psicologicamente os seus jogadores, além de ter de ser competente nas áreas da comunicação, do trabalho técnico e da estratégia (plano táctico), a fim de se encontrarem as soluções eficazes que permitam atingir os êxitos desportivos. Não é por acaso que é vulgar actualmente ouvir-se dizer: diz-me como treinas, e eu dizer-te-hei como jogas nos jogos. Ora analisando todos estes aspectos desde o início da época facilmente se chegará à conclusão de que o Vítor Pereira é um treinador muito fraquinho em vários dos capítulos acima citados. Isto não quer dizer que não se salve a época, o que já será um pouco difícil na conjuntura actual, mas o que é certo é que os processos adoptados, o modo como tem gerido o barco até agora, não tem sido de modo a entusiasmar ninguém, antes pelo contrário.
Conclusão: se fosse eu a decidir, no final da época, trataria de encontrar um líder para o futebol, melhor do que o actual.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

No meu blog também aproveitei para analisar o comportamento do Vítor, e depois do blá,blá a justificar, e atendendo aos resultados, aqui vai a minha...
Conclusão: se fosse eu a decidir, no final da época, trataria de encontrar um líder para o futebol, melhor do que o actual.

FC Porto, sempre!