segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Desafio à equipa portista e a Pinto da Costa

Sexta-feira dia 2/03/2012 - O teste dos testes à capacidade da equipa e da equipa técnica. 
Moderadamente optimista, mas a admitir a realidade!
Quem acredita que é possível ao FC Porto ganhar na Luz mantendo os níveis exibicionais actuais da equipa azul e branca, ou é muito optimista ou lírico! Claro que em futebol não há impossíveis, mas para ganhar na Luz ao Benfica a equipa do FC Porto teria de realizar a sua melhor exibição da época, e neste momento, atendendo ao momento de forma dos jogadores portistas, e ao défice táctico (de estratégia) promovido pelo Líder do Plantel, tenho sérias dúvidas de que isso possa acontecer. 
Também é preciso não esquecer que o jogo é em casa do adversário com o público a pressionar o árbitro, e contar também com a habitual cegueira (caseirismo) dos juízes do apito na Luz, sempre predispostos a beneficiar o clube da águia.
Pelo que será muito difícil conquistar um resultado positivo, porém, oxalá me engane, pois seria bom sinal para nós dragões.
PS - Crítica desportiva (André Viana n'OJogo)
...De indolente a excelente, o campeão expôs-se a jogar contra o relógio, contra a inspiração de Paulo Lopes e contra alguma aselhice própria (eu diria antes inépcia própria).
...Quim Machado apostou num 4x2x3x1 que lhe permitiu, contrariar a saída de bola dos dragões, subindo metros para roubar espaço a Fernando e a João Moutinho. Uma estratégia de risco, mas que o FC Porto não soube expor (eu diria: que VP dificilmente contrariou), insistindo num futebol lento, previsível e com nula mobilidade posicional. Sem sair da zona de conforto, o dragão alimentou uma incómoda igualdade e impacientou-se, contagiando as bancadas. Apesar da presença de Janko, a equipa tendia a afunilar jogo, acentuando uma densidade populacional que favoreceu, claramente, a estratégia do Feirense.
...É certo que, no meio disto tudo, os distúrbios exibicionais são uma questão menor, mas é importante que o FC Porto seja capaz de assumir qual a sua verdadeira face (eu diria: dimensão) para se ver ao espelho no clássico e perceber se tem feições ( eu diria: qualidade futebolística, atitude e arte) para este título.
FC Porto um a um – André Morais
Helton 6 - Dizer que esteve bem com os pés é o único elogio que se lhe pode fazer depois de 90 minutos sem que o Feirense o tenha posto à prova.
Sapunaru 5 - Não se meteu em grandes aventuras e por isso deixou o campo sem o peso de qualquer erro cometido, mas faltou sal à sua exibição.
Rolando 6 - Forte pelo ar e a lembrar Otamendi em algumas boas antecipações. Sereno e sempre de olho em Buval.
Maicon 6 - O cabeceamento para golo eleva-o ao mesmo patamar de Rolando, depois de uma primeira parte em que, talvez pelo estatuto de titular de que já goza, somou alguns facilitismos desnecessários que, a bem do FC Porto, não surtiram efeito.
Álvaro Pereira 6 - Deve ter metido combustível ao intervalo, tal a diferença de velocidade por comparação com o primeiro período do jogo. Incisivo e perspicaz, deixou Janko duas vezes na cara do golo (50 e 54').
Fernando 6 - Impressionante a obsessão que os colegas revelaram de lhe dar a bola para que fosse ele o primeiro a pensar o ataque. A agilidade do meio-campo do Feirense esbarrou sempre no seu excelente posicionamento, que garantiu várias recuperações de bola.
Lucho González 6 - Por opção do treinador, posicionou-se, como tem sido hábito, quase sempre nas costas do ponta de lança. Como maestro, não distribuiu mal, mas não soube acelerar o ritmo da música de forma a que o Feirense desafinasse. Com mais liberdade na segunda parte, ofereceu o segundo golo a James e ainda atirou à barra.
João Moutinho 5 - Tentou chegar à baliza de livre direto sobre o intervalo, num remate de bandeira. Não foi bem-sucedido numa noite em que não brilhou muito, talvez por ter jogado mais recuado do que é habitual. Tem o mérito de saber gerir como ninguém a posse de bola.
Hulk 5 - Explodiu depois da lesão de Varela, com dois lances perigosos e uma assistência de bandeja para James falhar. Caiu no segundo tempo e confirmou o período negro que vive em matéria de golos: nem de penálti marcou... É daqueles jogadores que ora empolgam de tanta genialidade, ora fazem desesperar as bancadas com decisões erradas e toques desnecessários.
Janko 5 - Sempre no sítio certo para finalizar, faltou-lhe eficácia para brindar uma exibição que, de positivo, leva o penálti ganho e a consequente expulsão de Luciano. Teve três lances de golo - dois com o pé esquerdo e um de cabeça -, mas não conseguiu marcar. Com o direito, nem tentou. E apareceu duas vezes em excelente posição para isso...
Varela 4 - Irrequieto logo a abrir, somou depois passes frouxos que irritaram a plateia. Afinal estava lesionado...
Djalma 5 - Decisão oportuna, a de Vítor Pereira, ao lançar o angolano no jogo. Com o Feirense completamente encolhido, Djalma acrescentou profundidade à lateral direita e contribuiu para que mais bolas chegassem à área.
Defour 4 - Entrou no ritmo de João Moutinho e ajudou a conservar a bola nos últimos minutos.

2 comentários:

Silva Pereira disse...

Muito francamente nãp percebo certas a apreciações/prestações de certos jogadores.

Álvaro Pereira - gravem os jogos e registem qt passes executa certos, e a qunntidade de asneiras q faz.
Tipico jogador q pensa q é melhor do q é. Corre (na época anterior) com os olhos no chão, chuta quando deve passar e passa normalmente (quando acerta) mal. Joga para as estatísticas.

João Moutinho. não entendo pq marca livres, cantos e devia ser proíbido chutar fora vda área, vejam a eficácia.

Agora comparem com o James Rodrigues, a eficácia no passe na recpção de bola etrc. sempre q esteja em campo os cantos e livres laterais deveriam see SEMPRE marcados por ele.

kleber nunca percebi por que se adquiriu este jogador, qd dizem q é novo (22 anos)e q tem margem de crescimento, os defeitos - medo de assumir, sem qualidade de recepção de bola como diz o Futre "pé de tibia" e eu digo matraquilho, isto não aprende , ou se tem ou não.

Lembram-se do Postiga recepção de bola c o peito - sempre com ajuda dos braços e o fora de jogo, sempre o nº 1 neste ranking da UEFA.

Haveria muito mais para mencionar mas não resisto (não entendo, como se foi comprar (7 M) por Deffour e se dispensou um jogador com a raça de portista do josé Castro

Dragaoatento disse...

É Silva Pereira! Esta época infelizmente não está a dar...!

FC Porto, sempre!

PS - Acima de tudo eu acredito que no fundo, o elo mais fraco é o VP, porque não consegue impor-se com a sua competência, e demonstra não ter capacidade para mobilizar os jogadores, alem de que tem um discurso muito fraco. Conclusão: é treinador que não tem argumentos para treinar o FC Porto.