domingo, 29 de abril de 2012

Ainda sobre o jogo da Madeira


Extracto do relato de ojogo - Os dragões regressaram dos balneários convencidos de que a segunda parte seria mais do mesmo, mas erraram os cálculos porque o Marítimo arregaçou as mangas e foi à procura do empate. Heldon foi a primeira aposta e o cabo-verdiano acrescentou velocidade e aproveitou a reentrada desastrada de Alex Sandro. Helton foi obrigado a sujar as luvas, mas a vantagem ainda não estava verdadeiramente ameaçada. Isso só aconteceu a partir da entrada de Benachour (62'). Aí sim, o Marítimo ganhou o meio-campo e quase todas as segundas bolas, perdendo o respeito ao campeão nacional. Helton salvou o empate um minuto depois de Hulk falhar, por pouco, o segundo golo.
O sufoco continuou com remates de Fidélis e Benachour e o sentimento geral era de que o empate poderia chegar a qualquer momento. Mas, quem tem Hulk arrisca-se a ganhar os jogos… Vítor Pereira tentou reequilibrar as contas no setor intermediário, recorrendo a Defour. Tirou James e deixou Hulk, sobretudo este, e Djalma na frente, dando ordens a Lucho para os apoiar. O Incrível saiu do meio dos centrais e ganhou espaço para as suas arrancadas, fabricando de seguida dois lances de golo. No primeiro, Lucho falhou inacreditavelmente e no segundo entregou a bola a Djalma, que caiu na área. Penálti, outra vez, disse o árbitro. Hulk, não falhou e encerrou o assunto. 
Pedro Martins ou é parvo ou faz-se!
Não são os dois penáltis assinalados a favor do FC Porto que incomodam Pedro Martins. Na génese da revolta do treinador está, apenas, "a dualidade de critérios gritante do árbitro desde o primeiro minuto". O treinador do Marítimo acusa Paulo Baptista de "nunca marcar faltas" para a sua equipa e não tem dúvidas em considerar que "o FC Porto foi muitas vezes ajudado".
Com que então o Paulo Baptista ajudou o FC Porto!!! Então as entradas a varrer (para lesionar o adversário) dos jogadores do Marítimo não mereceriam sanções mais severas do árbitro? O maior cego é aquele que vê e não quer ver – porque toldado pela paixão clubista…!
Arbitragem - O FC Porto venceu o jogo no Estádio dos Barreiros com dois golos de penálti que não suscitaram qualquer dúvida aos especialistas em arbitragem de O JOGO, embora todos estejam de acordo que o árbitro Paulo Baptista errou ao ignorar o cartão amarelo que penalizaria Fidélis pelo corte da bola com a mão - lance, refira-se identificado pelo assistente José Braga.
Substituições - Vítor Pereira limitou-se a ir respondendo a Pedro Martins que logo ao intervalo colocou Heldon no lado direito do ataque, devolvendo Danilo Dias a zonas mais centrais. Aos poucos, o Marítimo cresceu, beneficiando da entrada de Benachour (62') que se foi colocar na área portista. Logo a seguir entrou Djalma para o lugar de Varela, para dar mais velocidade ao ataque, e a seguir James foi substituído por Defour para reforçar o meio-campo, ficando o FC Porto a passar a jogar em 4x4x2, com Hulk e Djalma soltos na frente, contra um claro 4x2x3x1 do Marítimo. Perto do fim, Pedro Martins jogou as fichas todas com a entrada de Pouga, tirando um central, Roberge. Do outro lado entrou Rolando para equilibrar as contas na área…

Sem comentários: