domingo, 22 de agosto de 2010

Liga ZON Sagres - FC Porto 3 Beira Mar 0

Mesmo em ritmo pausado a equipa dos Dragões conseguiu uma vitória de belo efeito sobre uma equipa do Beira Mar que me pareceu mais fresca ( não jogou a meio da semana), aguerrida e que veio tentar (incomodar) fazer figura no Dragão, nunca se entregando.
De salientar portanto o conjunto, a entre-ajuda na equipa Azul e Branca.
Individualmente quero destacar a superior técnica do Rúben Micael quando entrou fez passes fantásticos. Dos seus pés só saem passes precisos e de grande visão. A defender destaco a acção do Fernando o qual quanto a mim é o jogador do FC Porto que melhor defende. Também a merecer nota de destaque por estar em grande forma, temos o Helton, a braçadeira de capitão parece ter-lhe feito muito bem! Depois todos os outros elementos da equipa jogaram o suficiente para não comprometer. Um único reparo que me parece incompreensível : a não inclusão na equipa do Walter. Pelo menos devia ter entrado uns minutos na segunda parte para ganhar ritmo. É que vaticino que muito em breve iremos precisar dele para resolver jogos e convém tê-lo em forma...!
Desta vez só foram mais três(golos) para a contabilidade. A pressão, uma constante de qualquer estratégia de André Villas-Boas, fez-se sentir em dois capítulos, numa gestão de ritmos condicionada pela abordagem positiva do Beira-Mar e na eficácia da equipa em controlar o jogo.
Jogada do primeiro golo : Álvaro correu para a linha e cruzou, Falcao fugiu à marcação e desviou de cabeça com um gesto técnico perfeito.
O segundo golo surgiu da autoria de Belluschi, ao cobrar um livre superiormente marcado.
O terceiro e último golo haveria de ser marcado outra vez por Falcao e resultou da supremacia portista . Assistido por Rúben Micael, numa abertura desenhada ao pormenor, o colombiano finalizou de novo eficazmente .
FICHA DE JOGO
Liga 2010/11, 2ª jornada
22 de Agosto de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 43.209 espectadores
Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Tiago Rocha
4º Árbitro: João Quitério Almeida
 FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Falcao e Ukra
Substituições: Ukra por Sousa (6m), Varela por Rúben Micael (73m) e Sapunaru por Fucile (75m)
Não utilizados: Beto, Sereno, Walter e Castro
Treinador: André Villas-Boas
SC BEIRA-MAR: Rui Rêgo; Pedro Moreira, Hugo «cap», Yohan e Renan; Djamal e João Luiz; Rui Sampaio, Artur e Wilson; Rui Varela
Substituições: Pedro Moreira por Leandro Tatu (60m), Artur por Tinoco (68m) e Rui Sampaio por Hugo Seixas (78m)
Não utilizados: Bruno Conceição, Danilo
Treinador: Leonardo Jardim
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Falcao (26m e 81m) e Belluschi (45m)
Disciplina: cartão amarelo a Hugo (13m)
Terminado o encontro com o Beira-Mar , André Villas-Boas destacou a qualidade da exibição azul e branca na segunda parte. Para Belluschi, o FC Porto tem trabalhado para obter este tipo de rendimento. 
André Villas-Boas: «A partir do momento em que a equipa se encontrou nas alterações que fizemos, assentámos o jogo e mostrámos a nossa capacidade. Tendo em conta a limitação de alas, a compreensão do ajustamento demorou o seu tempo, mas a partir do intervalo foi melhor e conseguimos terminar com uma excelente exibição. É sempre bom o regresso a casa e sentar-me num banco que para mim significa muito, mas o que queríamos era vencer e assegurar a liderança o mais rapidamente possível. É muito cedo, mas o mais importante era continuarmos na senda das vitórias. O que importa é continuar neste ritmo até à paragem para as selecções.»
Belluschi: «As coisas estão a sair-me melhor do que no ano passado, estou com muita vontade e está tudo a correr bem para a equipa, que é o principal, e para mim. Esperávamos isto, porque temos trabalhado muito precisamente para ter este rendimento. Mas temos de melhorar sempre, porque há sempre coisas para rectificar. Tento sempre marcar, tenho tido a sorte de marcar golos bonitos, mas o importante é mesmo marcar e ajudar a equipa».


2 comentários:

Luis disse...

Bom jogo, contra um Beira Mar muito bem orientado.
Não se pode exigir mais nesta altura, isso é para os Benfas que ganham sempre por cabazada, mas em sonhos.
Penso que estamos no bom caminho,equipa trabalhadora e acima de tudo solidária, por outras palavras: à PORTO.

Ultrasfcporto disse...

Ora boas, isto sim é um Porto a jogar á Porto, um Porto sem receios, convicto, poderoso. E com uma criatividade espectacular, Beluschi sem dúvida deve ser ele sempre o marcador de serviço dos livres tenho dito.

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos