terça-feira, 17 de agosto de 2010

O sistema em vigor : as nomeações e as actuações dos juízes do apito

1 - Temos "comido e calado" durante demasiado tempo (aliás, até mesmo o próprio Labaredas - q tem pouquíssimo impacto - demonstrou preferência por picardias irrelevantes com jornais).
Antes era a desculpa do Apito Dourado, agora já não faço ideia qual será a desculpa...
Estamos permanentemente em guerra, disso não hajam dúvidas. E em guerra devem-se usar todas as armas disponíveis, ou seja, ao nosso dispôr, e o púlpito público é uma delas. 
Digo sem pejo o seguinte: gostava de ver os árbitros aterrorizados com a possibilidade de errar contra o FCP e a favor do slb, com medo da Comunicação Social deste País....
...De resto como disse é para usar todas as armas disponíveis nesta "guerra", o q naturalmente quer dizer q lá por devermos utilizar o púlpito público devemos abdicar de jogos de influência (legítimos) nos bastidores, como por ex ter uma conversa séria com o presidente da Liga ou até mesmo V. Pereira. Claro q não devemos: é para utilizar TODAS as "armas".
2 - Também penso que o Porto deve falar e denunciar estas situações, até porque urge sanear estes biltres e vigários, sejam civis ou militares de carreira...Não é desculpável este tipo de comportamentos, calar é pactuar com a indigência intelectual.
3 - É isso mesmo, não nos respeitam. Se respeitassem muitas das coisas que aconteceram o ano passado (e principalmente no Dragão...) nunca teriam acontecido. Há lances no Dragão: golos mal anulados, penaltys por assinalar que eu não consigo conceber. Os árbitros têm as costas quentes e andam com o apito descontraídos e com uma prepotência arrogante. Até já apertam o pescoço aos nossos jogadores!!!! Até onde é que é preciso chegar para nos insurgirmos de facto?
Por outro lado, na luz os árbitros andam sempre borradinhos... qualquer pena que vá ao chão, apitam e "chanfralhada" dos lampiões em adversários "no pasa nada"... quantas vezes o Luisão devia ter sido expulso por agressões a época passada?
Não nos respeitam, e, esse é que é o problema a meu ver, é uma travessia que está longe de estar passada...
4 - Há 30 anos atrás, em 1977/78, a dupla constituída pelo chefe do Departamento de Futebol e pelo treinador do FC Porto, tiveram de lutar muito fora do campo, para que dentro do campo fosse possível a uma grande equipa do FC Porto interromper um longo jejum de 19 anos.
"FC Porto campeão? Depende dos árbitros", afirmou José Maria Pedroto, e Pinto da Costa acrescentava: "O critério de nomeação dos árbitros, se não é uma palhaçada, o que é que é?"

Foi nessa época (1977/78), que Pedroto teve uma das suas frases mais famosas contra o "polvo", o sistema herdado do antigamente e que dominava o futebol:
"Temos de lutar contra os roubos de igreja!"
Era assim, sem papas na língua, que o saudoso Zé do Boné colocava os nomes aos “bois”. Sem falinhas mansas, sem se preocupar com o politicamente correcto, na defesa do Norte e do seu muito amado FC Porto.

"Verifica-se um estado de espírito geral de apoio incondicional ao Benfica"
Pedroto, 1979, em entrevista à A Bola (tal como agora época 2010/11 acrescento eu)

Recordo que o FC Porto já tinha sido roubado nos dois jogos do campeonato passado e, também aí, os dirigentes do FC Porto (não) "reagiram" com um silêncio sepulcral.
Ora, perante estas não-reacções, é óbvio que quem nomeia os árbitros e estes dentro do campo, cada vez se sentem mais à vontade para continuar a ter desempenhos como os da última Supertaça.

Concordo com estas ideias recolhidas no "Reflexão Portista" a não entender o inexplicável silêncio dos dirigentes do FC Porto sobre as actuações dos juízes do apito...!
Mas meus amigos para vossa surpresa garanto-vos o seguinte : há uns tempos atrás numa assembleia para aprovação do relatório de contas do FC Porto, salvo erro na época de 2008/09, abordei o Antero Henriques  referindo-lhe a miserável actuação do João Ferreira em Guimarães, na qual este árbitro permitiu autênticas agressões ao Costinha e ao Areias pelos jogadores do Vitória as quais ficaram impunes, ou seja, sem que merecessem a reprovação do João do apito (sem as respectivas sanções)!
Sabem o que ele me respondeu? Que não pensasse assim e que o João Ferreira era um bom árbitro!!!
Portanto não se admirem do silêncio dos actuais dirigentes...!

Sem comentários: