segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A proeza do Villas-Boas

Ao vencer a Supertaça, Villas-Boas bateu Artur Jorge e José Mourinho por grande diferença, precisamente os dois treinadores do FC Porto que também ganharam títulos nos primeiros anos de carreira. Artur Jorge venceu o Campeonato Nacional em 1984/85, com 39 anos, e José Mourinho precisou de mais um para vencer o campeonato de 2002/03. A mesma idade tinha Pedroto quando venceu a Taça de Portugal de 1968.
PS - O FC Porto precisou de apenas 14 segundos para recuperar a bola junto da sua área,fazê-la passar por três jogadores e festejar o remate certeiro de Falcao, que dessa forma marcou o seu primeiro golo ao Benfica. Pouco ou muito tempo? Talvez mais importante do que isso sejam outros pormenores que passaram despercebidos, escondidos pela rapidez e pelo movimento dos intervenientes na jogada que sentenciou o resultado.
PS1 - "Menos faltas pode indicar mais posse de bola", esclareceu Carlos Azenha. E foi isso mesmo que aconteceu, porque o Benfica registou 55 por cento de posse de bola contra 45 por cento do FC Porto. Ora, na pressão sobre o adversário destacou-se Belluschi. "O FC Porto foi muito agressivo no meio-campo. Se a missão de recuperador de bolas de Fernando faz com que cometa faltas, já Belluschi esteve mais agressivo do que o habitual. Se houve Moutinho, que no Sporting também fazia pressão sobre o adversário, a grande diferença teve que ver com Belluschi", explicou. Em contraponto às 24 faltas de anteontem, a média na época passada foi de 16,13 infracções por jogo.

Sem comentários: