quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Agora e ainda sobre os acontecimentos recentes.

Reflectindo sobre o assunto cheguei à conclusão de que o êxito dos nossos adversários consistiu principalmente no seguinte:
1 – Para um observador mais atento foi notória a grande preocupação do JJ em armar a equipa de modo a principalmente não perder. Tentar empatar, ou se possível numas foguetadas marcar 1 ou 2 golos e ganhar o jogo. Que foi o que aconteceu. Para isso, além dos 4 defesas normais, jogou com 2 trincos, Xavi Garcia e César Peixoto (dois elementos experientes que dão porrada que se farta, pois sabiam de antemão que podiam contar com a permissividade do Paulo Baptista em relação aos métodos do Benfica) na tentativa bem sucedida aliás de anular os municiadores do ataque dos dragões Belluschi e J.Moutinho, os quais são como toda a gente sabe, os motores da equipa do FC Porto. Outra preocupação do JJ foi obturar as faixas laterais com os médios-ala e os laterais, de modo a dificultar ao máximo as possibilidades de construção de jogadas ofensivas pelas faixas por parte dos azuis e brancos. Outra intenção bem sucedida foi a decisão de tentar pressionar alto no meio-campo os médios contrários e a defesa portista levando-a a errar para a seguir aproveitarem os deslizes do adversário em seu proveito próprio. Com os resultados que sabemos.
2- Depois aconteceu o factor sorte, porque não há campeões sem sorte, de encontrarem os adversários em dia não! E pelo facto da estratégia adoptada pelo JJ ter acabado por resultar devido àquilo em que o futebol é fertil: os imponderáveis, os imprevistos, alguma inépcia de certos defesas e à falta de serenidade de que os jogadores portistas que actuam pelo centro da defesa (centrais e trinco incluído) deram mostras contra tudo o que é previsível!
3 – E ainda para agravar mais a situação Villas-Boas ontem não estaria propriamente inspirado, e JJ pode contar com o handicap que lhe concedeu o Villas-Boas ao avaliar mal a situação, que o levou a adoptar uma estratégia que se revelou errada acabando por facilitar a estratégia do seu opositor (JJ) ao não optar pelos métodos mais aconselháveis para levar de vencida um adversário já de si muito difícil, não empregando os antídotos necessários eficazes, de modo a contrariar e a anular a táctica adversária.
4 - Quanto ao facto de colocar o Hulk na posição 9, merece-me o seguinte reparo. Mesmo admitindo que não é a posição onde o Hulk se sente mais confortável, é uma posição que até pode dar dividendos se a equipa assistir o Hulk devidamente. Isto é, a equipa do FC Porto jogar em contra-ataque e lançar a bola com precisão para as costas dos defesas adversários explorando a velocidade, capacidade de explosão e poder de remate dele!
5 – Sobre o Walter, tenho a dizer o seguinte: a mim parece-me um avançado promissor, possante, dispondo de boa técnica e potência de remate. Neste momento porém julgo que lhe faltará ritmo, também ainda não estará totalmente adaptado ao futebol português, ser um jogador relativamente baixo e não ter capacidade de impulsão para jogar de cabeça, finalizar os lances aéreos.

2 comentários:

Lucifer disse...

desculpa mas o walter esta perfeitamente adaptado... as casas de puta do reinaldo

Dragaoatento disse...

Ó Lucifer!

O AVB considerou:

Walter e Sousa na noite! estupidez completa.

E para já AVB merece-me credibilidade