quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fernando (certeza)! Gonçalo, Fábio e Thibaut Vion (promessas)

Fernando! "Se ele falha, depois só o Helton pode salvar a equipa. Tem de varrer tudo, acertar na marcação e pensar de imediato no que fazer com a bola, executando depressa", sintetiza. Uma tarefa ao alcance de uma minoria: "No actual plantel, só ele pode fazer isso. Moutinho, Guarín e Souza são jogadores para jogar mais à frente".
O diagnóstico parece coincidir com a leitura de Vítor Pereira. "Fernando joga simples e varre tudo. Jesualdo Ferreira pedia-me para não inventar e acho que o Fernando também tem essa escola (preocupação). Moutinho, Hulk e James precisam de ter alguém em quem confiar lá atrás, alguém que lhes proteja as costas quando um drible corre mal", quem o diz é Assunção.
Para isso está Fernando. "Afinal de contas, ele faz um papel que mais ninguém quer desempenhar. Se erra, fica com uma cruz. Já tem muitas responsabilidades, os outros que marquem golos", resume o brasileiro, para quem o sacrifício faz parte do negócio: "Eu jogava na raça. Por isso é que o Lucho e o Lisandro diziam que o melhor jogador da equipa era eu. Podiam contar comigo. Acho que o Fernando também garante isso".
Gonçalo Paciência vem somando internacionalizações umas atrás das outras desde os sub-15. Mas é um ponta-de-lança à imagem do pai, finalizador com remate potente e a mesma eficácia com o pé direito e com o esquerdo, para além de tirar partido da sua estatura no futebol aéreo. Ontem teve o primeiro contacto, mas certamente que foi o primeiro de muitos.
NOME COMPLETO: Gonçalo Mendes Paciência
IDADE 18 anos (01/08/1994)
ALTURA 1,79m
PESO 73 kg
POSIÇÃO Ponta-de-lança
CLUBES FC Porto e Padroense
Fábio Martins é mais um produto das escolas de formação do FC Porto, jogador descrito como um avançado capaz de actuar nas três posições do ataque, o que faz da versatilidade uma das suas qualidades. Mas Fábio, que também é filho de Niromar, jogador do FC Porto na época 1980/81, distingue-se pelo grande capacidade técnica e na forma como se liga aos seus companheiros de equipa graças a características que lhe permitem criar jogadas de envolvimento. É mais um jogador habituado a ir à selecção.
NOME COMPLETO: Fábio Santos Martins
IDADE 18 anos (24/07/1993)
ALTURA 1,78 m
PESO 73 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBES FC Porto e Padroense
Thibaut Vion! É uma das contratações mais sonantes para a formação do FC Porto e um jogador muito pretendido por emblemas ingleses e alemães, até se decidir pelos azuis e brancos sem pestanejar. Internacional sub-19 pela França, Vion é um goleador de grande execução quer com os pés, quer de cabeça. Gosta de jogar em diagonais e pode ser utilizado como pivô para ligar o meio-campo ofensivo ao ataque. Marcou 19 golos pelo Metz em 2010/11.
NOME COMPLETO: Thibaut Vion
IDADE 17 anos (11/12/1993)
ALTURA 1,85 m
PESO 68 kg
POSIÇÃO Ponta-de-lança
CLUBES FC Metz e FC Porto

Sem comentários: