quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Possível estreia de Iturbe, Jesualdo Ferreira e FCP 4º no ranking mundial

…antes de assumir as boas indicações que tem recebido dos responsáveis do FC Porto. "Ele queria estar nesta competição, mas o clube preferiu ficar com ele, até porque o Juan (Iturbe) está a passar por um processo de adaptação, e entenderam que não era conveniente ficar sem ele tantos dias. Depois, comunicaram comigo desde o clube e disseram-me que estão a gostar muito dele, que está a evoluir física e futebolisticamente, e que irá estrear-se a qualquer momento”.
Nesta idade, nenhum processo está completo", sentencia quem conhece as limitações de um jogador formado na América do Sul. "Em cultura táctica são zero. Não têm ritmo, não têm regras colectivas, o seu posicionamento é pouco qualificado. Até podem jogar em 4x3x3, mas não tem nada a ver, esqueçam. É outra coisa", enquadra. Mais do que ter as qualidades para executar, importa que adquiram a capacidade para pensar. "Formam-se na rua. Querem é jogar. É mecânico, não tem nada de cognitivo e isso tem de ser acrescentado por nós. As deficiências são grandes", sentencia Jesualdo. Eis o calvário de Iturbe, à consideração de Vítor Pereira.
Dragões mantêm quarto lugar: melhor do que o FC Porto só Barcelona, Real Madrid e Manchester United. É o que diz a mais recente actualização do ranking mundial elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Os campeões nacionais mantêm assim o quarto lugar na hierarquia e continuam a ser o emblema português mais bem posicionado na tabela internacional de clubes. O Benfica surge em 17º, Braga em 32º e Sporting em 51º.

Sem comentários: