domingo, 2 de outubro de 2011

Liga portuguesa de futebol: Académica 0 FC Porto 3

O FC Porto ganhou o jogo mas coloco muitas reservas quanto à qualidade do futebol praticado pela equipa vencedora. É que a equipa azul e branca está neste momento a praticar um tipo de futebol: pontapé p'rá frente, ao qual agora se dá o nome de transições rápidas (este faz-me lembrar o futebol do Jesualdo), e eu pessoalmente gosto muito mais do futebol apoiado, com tabelas e triangulações ao primeiro toque, ou seja o futebol de posse de bola mas com qualidade, cujo expoente máximo é o tiki taka do Barça. Também se torna evidente que os automatismos ainda não funcionam na equipa portista. 
Pensei melhor e se calhar existe uma justificação para o futebol que a equipa está a praticar neste momento. É que na Liga Portuguesa poucas equipas jogam "olhos nos olhos" quando defrontam os dragões, e, talvez por isso a necessidade que os portistas têm de trocar a bola na defesa a fim de desarticular o "autocarro" do adversário para a seguir num passe longo (transição rápida) tentar desequilibrar e chegar ao golo. O sistema visto por este prisma até se poderá aceitar que por vezes talvez até convenha  deixar o adversário ganhar a posse da bola a fim de se entusiasmar lançando-se no ataque, e, tal facto contribuir para dispersar a aglomeração de jogadores junto da sua área! É uma ideia! 
Têm a palavra os entendidos na matéria, ou sejam, os profissionais.
Outra questão: para quando as entradas ofensivas dos médios, partindo de trás, quando os avançados dos dragões se encontram em fora de jogo?! 


Mas a principal nota de destaque vai a para a grande presença no estádio de adeptos... azuis e brancos! Mais de 2.000 adeptos deslocaram-se até Coimbra, confiantes na vitória. Ao longo dos 90 minutos, não pararam de incentivar a sua equipa. Walter pela primeira vez a titular, cumpriu relativamente bem a sua tarefa ao marcar o primeiro golo. A equipa de Coimbra sabe jogar bom futebol e provou-o desde o apito inicial. Durante cerca de 15 minutos, deu a sensação que poderia discutir o jogo taco a taco, mas os Dragões a pouco e pouco foram tomando conta de partida e lançando os primeiros sinais de perigo. Na sequência de lances de bola parada, Rolando e Walter,por duas vezes, ameaçaram a baliza de Peiser com cabeceamentos perigosos. Aos 27 minutos, Guarín abriu na direita para Fucile, que tocou para Hulk; o "Incrível" cruzou para a cabeça de Walter, que desta vez não perdoou e provou que se for devidamente assistido pode desempenhar o papel de goleador para o qual foi contratado. A Académica ainda não tinha sofrido golos em casa esta época, mas seis minutos volvidos, precisamente aos 33 minutos já estava a sofrer o segundo. Uma boa combinação entre James e Hulk permitiu ao colombiano apontar o seu quarto tento na Liga e quinto da época. Após ter marcado James ainda conseguiu assistir Guarin aos 58 minutos que só teve que encostar!
 FICHA DO JOGO
Liga 2011/12, sétima jornada
2 de Outubro de 2011
Estádio Cidade de Coimbra
Assistência: 8.827 espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)
Assistentes: José Braga e Bruno Almeida
Quarto árbitro: Carlos Alexandre
FC PORTO: Helton «cap»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Guarín; Hulk, Walter e James
Substituições: João Moutinho por Defour (74m), James por Djalma (74m) e Walter por Belluschi (85m)
Não utilizados: Bracali, Cristian Rodríguez, Mangala e Souza
Treinador: Vítor Pereira
ACADÉMICA: Peiser; Cédric, João Real, Abdoulaye e Nivaldo; Habib, Adrien e Danilo; Sissoko, Éderzito «cap.» e Rui Miguel
Substituições: Rui Miguel por Diogo Valente (60m), Danilo por Júlio César (69m) e Sissoko por Flávio (85m)
Não utilizados: Ricardo, João Dias, Marinho e Fábio Luís
Treinador: Pedro Emanuel
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Walter (27m), James (33m) e Guarín (58m)
Disciplina: cartão amarelo para Abdoulaye (47m), Adrien (62m), Nivaldo (65m), Otamendi (67m), Rolando (71m) e Diogo Valente (84m); cartão vermelho directo para Abdoulaye (81m).

Destaques nos dragões: 
Na minha opinião o Fernando está a voltar à eficiência a que nos habituou, muito bem portanto! É o melhor trinco do Plantel azul e branco sem sombra de qualquer dúvida! A desarmar esteve pouco menos que impecável, e até se nota uma certa evolução a distribuir! A nota 6 atribuída pelo OJogo, parece-me pouco atendendo à sua contribuição para a equipa.
Fernando 6A ausência de um verdadeiro 10 no rival facilitou-lhe o trabalho. Sem ninguém para marcar, pôde apoiar quem chamou por si. Rápido a sair para o ataque.
Guarín 6Excelente sentido de oportunidade no terceiro golo, 25 minutos depois de ter falhado, isolado, de cabeça. Mas tal como no golo, é bastante meritória a desmarcação.
Walter 7Qualquer um teria nota seis, mas o Bigorna merece mais pelo que lutou até encontrar a glória. Bom golo de cabeça, num movimento que repetiu com perigo mais duas vezes. Pelo chão, tentou segurar e, com classe, quase bisou.
James Rodríguez 7Despertou de algum alheamento nas alturas-chave. Primeiro para, com uma simulação mágica, sentar Peiser e depois batê-lo. A seguir a gizar e oferecer o golo a Guarín.

Sem comentários: