quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O rendimento da equipa e o problema dum goleador

…Um bom avançado não faz uma equipa- veja-se Falcao em Madrid -,mas uma equipa pode ser fantástica sem um bom avançado-veja-se, como exemplo, o Brasil de 1982.
Se o problema não é, do ponta-de-lança, qual é então? Dos dirigentes, ou dos jogadores?! E o que fazer para dar a volta? Eu respondo! É em primeiro lugar colocar os interesses da equipa e do F.C.Porto, acima das vaidades e dos egos pessoais. É preciso essencialmente trabalho, e união entre todos os elementos do Plantel. Ter vontade e gostar de jogar no FC Porto. E se assim for, os adeptos terão orgulho na sua equipa como já têm no seu clube!
…Ter sempre no pensamento que o futebol é momento e quem vive agarrado ao passado não tem presente e dificilmente terá futuro.
Subscrevo em absoluto estas ideias.
Só para confirmar, já dizia o célebre Riera: “quem vive do passado vive equivocado”!
Apoel vs FC Porto
O segredo do Apoel é que é essencialmente uma equipa de contra ataque, eficaz nas transições ofensivas rápidas, (passes em profundidade). Defende com muita gente e depois tem três avançados evoluidos tecnicamente: (exemplo principal: Ailton) os quais recepcionam muito bem a bola nos passes em profundidade dos colegas e se os deixam à vontade chutam à baliza adversária com grande precisão!
Relativamente à equipa portista digo o seguinte:
1 – Começo pela defesa. Quero ressalvar porem que estas são só as minhas opiniões.
O Rolando está uns furos abaixo do que produziu a época passada, isto é, do seu pleno rendimento. O Mangala é um jovem muito promissor, até será no futuro um central de eleição, mas ainda precisa de ganhar mais experiência e de se adaptar perfeitamente à maneira de jogar da equipa.
Álvaro Pereira! O que disse para o Rolando serve também para o Álvaro, é outro caso de relativo abaixamento de forma.
Fucile! Outro que não estando totalmente mal, também não está no seu melhor.
Sapunaru! Intermitente…!
Quanto ao meio campo. Chamo a vossa atenção para o facto de que se a defesa não transmite segurança o meio campo também se ressente.
Fernando! Tem vindo a melhorar e está quase no ponto.
Guarin! Perdeu espaço na equipa devido aos jogos na selecção e não só. É um caso típico de perda de ritmo e por conseguinte o abaixamento de forma.
João Moutinho! É o que está mais próximo do seu rendimento normal.
Defour! Trata-se dum bom jogador que precisa de se ambientar ao clube, de se adaptar ao futebol da equipa e de ganhar mais experiência.
James Rodriguez! É outro exemplo do jogador que pelo facto de ir jogar pela selecção parece ter perdido ritmo e por tal motivo a baixa de rendimento.
Varela! É o caso típico do jogador desmotivado e isso reflete-se no seu rendimento.
Kléber! Embora precise ainda de ganhar maturidade, é na minha opinião mais vitima do que culpado. Esforça-se, mas ressente-se do facto de ser mal ou até de simplesmente não ser assistido.
Hulk! O Hulk parece-me em boa forma física, será mais um caso de também estar afectado pelo mau desempenho da equipa no seu conjunto.

3 comentários:

Dragaoatento disse...

Digno de registo!

Silvestre disse...
Concordo com quase tudo, mas pergunto; não terá o treinador o papel principal na moralização das tropas ? não será responsabilidade do treinador ter cada peça debaixo de olho, dialogando e mantendo-os competitivos ?. Não terá sido esse o principal trunfo de VB na época passada ?. Tinha sempre um discurso ambicioso que empolgava a equipa e adeptos. Mesmo nos momentos menos bons do ano passado nunca chegamos a este nível competitivo desastrado, apático, sem chama e sem confiança de jogadores e adeptos. Vitor Pereira tem agora, para além da desconfiança dos proprios adeptos, uma equipa sem chama, descrente e que estranhamente não corre, não luta. Estão lá todos os da época passada, só não está Falcão pelo que é obrigatório muito mais qualidade.
Da equipa o que eu mais temo e não é de agora, é a descaracterização da nossa escola, custa-me ver o FCP quase sem Portugueses, sem jogadores da formação e entregue ao mercado, com jogadores que tanto jogam aqui, como jogariam no Uzbequistão, sem aquela alma de Dragão, mesmo admitindo que temos alguns estranjas que beberam e têm de facto o espírito do Dragão.
Estarei sempre ao lado dos que cá estão, continuarei com Vitor Pereira enquanto ele lá estiver mas que estou desapontado/desconfiado com ele lá isso estou.

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

Estou totalmente de acordo com a tua análise sobre a maneira como a equipa portista joga e as características virtudes e defeitos do James e do Hulk.
Mas penso que para o afastamento da equipa também contribuiu o desgaste provocado pelo jogo na selecção e até talvez algum vedetismo do James!

Dragaoatento disse...

Claro que o Hulk não tem culpa nenhuma da falta de engenho do Vítor Pereira!
A equipa está mal, o seu desempenho é baixo porque o treinador não tem pedalada para o desafio. É evidente que para treinar o FC Porto é preciso dominar certas áreas técnicas e psíquicas do treino que o Vítor parece não dominar. Um treinador alem de ser competente nas áreas do treinamento físico e técnico, tem de ser capaz de ler bem o jogo de modo a adoptar as soluções convenientes a opor aos adversários.