quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Taça da Liga e a Inscrição de jogadores

Para os Goberns, Manhosos, Carlinhos de Paredes e outros afins, sem esquecer o tal Pavão Avermelhado:
"Não é verdade que o Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), faça qualquer referência a essa proibição ou restrição que agora A Bola despoletou 15 dias depois do jogo efectuado.
Esse Regulamento tem um Anexo V - REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE EQUIPAS “B” NA II LIGA POR CLUBES DA I LIGA (e não de inscrição e participação de jogadores de equipas B) - que no seu artigo 13º tem de facto essa proibição e restrição.
É o meu entendimento, que sendo especificamente um Regulamento de inscrição e participação de Equipas B na II Liga, será lógico que só nas provas da II Liga ele poderá, deverá ser aplicado, não podendo ter implicações nas outras provas da Liga, das quais os respectivos regulamentos nada referem sobre essa questão. 

Aliás, esse artigo 13º refere explicitamente "equipa principal" e "equipa B". 
Ora, o Regulamento da Taça da Liga, Anexo III, artº 11º, pontos 2 e 3, obriga à inclusão e utilização de pelo menos 2 jogadores formados no clube. Ora sendo uma inquestionável obrigação, a equipa na Taça da Liga, nunca poderá ser declarada como "equipa principal". A equipa principal, não tem restrições, o treinador escolhe, livremente, aqueles que entende serem os melhores, para formar a melhor equipa. Na equipa principal não se pode ser obrigado a incluir jogadores que não se queira convocar. Eu não tenho dúvidas que, face à especificidade do Anexo V, os seus artigos são direccionados para o campeonato da II Liga (por isso o SCBraga B perdeu o jogo da II Liga). Se a defesa e recurso do FCPorto forem competentes, este nunca poderá ser castigado na Taça da Liga, por essa imaginária infracção nascida no jornal A Bola. O CD da Federação Portuguesa da Futebol e a Liga têm que ter pessoas competentes que percebam minimamente a língua Portuguesa e, o que está escrito é o que está escrito. As interpretações dúbias são para os advogados, mas nunca para um bom professor de português (alto lá, que eu não sou sequer professor de alguma coisa, mas entendo minimamente o meu idioma).

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Comentário digno de registo:
O Porto este ano está mais compacto e não depende dum só jogador (Hulk resolvia).
Gosto mais assim. Como equipa,continuamos a ser os melhores;o espectáculo tem mais fulgor e a confiança é maior. Todavia,ainda estamos longe de ser uma "máquina", porque alguns passes ainda saem transviados e perdemos oportunidades de finalização. A equipa está em ascensão e o treinador mais experiente e sagaz. Espero que continuemos a vencer sem sobressaltos, pois temos de contar com o andor da panasqueira.