terça-feira, 12 de março de 2013

Miguel Sousa Tavares

Extracto do artigo do MST_ Parte cómico-surreal  (também eu já tinha notado)
3 – Como aqui escrevi a semana passada, o tema da ruptura entre o Benfica e a Olivedesportos/SportTV e a aposta na rentabilidade própria dos jogos caseiros do clube e da Benfica TV é um assunto que me interessa muitíssimo na perspectiva da vialibilidade dos principais clubes portugueses, ao nível da alta competição.
Infelizmente, porem e como sempre sucede nas SAD, o estudo de viabilidade que o Benfica terá feito é secreto. Como secreto é até o preço que aceitou pagar pela transmissão dos jogos do campeonato inglês na Benfica TV, invocando uma suposta “cláusula de confidencialidade” (que não impediu contudo, que o jornal Expresso noticiasse que o Benfica pagou à Liga inglesa o triplo do que pagava à SportTV: 2,3 milhões por época). Mas foi um texto de Bagão Felix, aqui publicado há dias, que me chamou a atenção para uma perspectiva que ainda não tinha considerado. Escreveu ele que a transmissão dos jogos da Luz na Benfica TV vai permitir servir a “verdade desportiva”. Ou seja, como se adivinha, vai permitir reduzir à opinião dos benfiquistas de serviço à Benfica TV as incidências dos jogos. Ora, para quem como eu, já teve ocasião de assistir ao número cómico-surreal que são os comentários dos locutores da Benfica TV, feitos em directo e sobre jogos que eles não podem mostrar, é fácil de imaginar o que seja a “verdade desportiva” nas mãos daquelas criaturas. Mas, não só: a transmissão da Benfica TV vai passar a ser a única fonte visual dos jogos transmitidos. E imaginem que há, por exemplo, uma jogada duvidosa dentro da área do Benfica e que só o slow motion e a repetição da jogada permitem concluir se foi ou não penalty: acham que a Benfica TV o vai fazer? Acham que ela se vai preocupar em esclarecer se foi ou não penalty contra o Benfica não assinalado? E se, a seguir, for o FC Porto a transmitir os jogos do Dragão no Porto-Canal (que diga-se de passagem, não tem nada a ver com a caricatura de jornalismo e tudo o resto que se faz na Benfica TV)?
O problema destes apologistas da “verdade desportiva” nem é, principalmente, os sucessivos tiros nos pés que eles dão e que reduzem a sua verdade a uma caricatura do que apregoam. O problema maior é que, à força de se tentarem convencer que só a sua verdade é que conta e é “desportiva”, já perderam a noção do ridículo em que caem. É como a raposa de guarda ao galinheiro.

Vêr aqui

Sem comentários: