quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Europe League - FC Porto 0 Sevilha 1

Apesar do FC Porto ter garantido a eliminatória, devido aos dois tentos que marcou em Sevilha, no fim ficou-me uma certa sensação de frustração por todas as oportunidades que tivemos para marcar e que desperdiçamos! É verdade que os avançados dos Dragões defrontaram um guarda-redes inspirado, porem se é verdade que há mérito do keeper do Sevilha, também há um certo demérito, alguma inépcia da parte dos avançados azuis e brancos. Este meu raciocínio assenta no facto de me estar a lembrar do lance do golo do Sevilha, na única oportunidade de que dispôs, Fabiano não perdoou! Em lances como aqueles que o ataque azul e branco dispôs eles não perdoam. 
Dito isto, na equipa do FC Porto gostei essencialmente da defesa e do meio-campo, o ataque não esteve à altura dos seus pergaminhos. Então Falcao, é um caso nítido de falta de ritmo.
Um dos aspectos que quero chamar a atenção da equipa técnica do FC Porto é para o facto da equipa apresentar zero% de aproveitamento nos lances (ofensivos) de bola parada favoráveis! E toda a gente sabe que o único meio eficaz de resolver o problema é trabalhando recriando este tipo de lances, insistindo na repetição exaustiva até ao êxito. É que numa equipa que se pretende competitiva este facto é deveras preocupante. Outro aspecto que me causa alguma apreensão, é o facto de me parecer que a equipa de há uns tempos para cá, parece estar a perder gás! Entretanto constato que o nosso principal rival está actualmente a demonstrar uma velocidade e resistência assinaláveis, e, pergunto-me como é isto possível?! Será que o rival tem recorrido ao uso ilegal de estimulantes? É evidente que não sabemos, mas que os responsáveis competentes (controlo anti-doping) deviam tratar de averiguar, lá isso deviam.
Quanto à equipa do Sevilha surpreenderam-me positivamente na medida em que tem muitos e bons jogadores. Merecem-me destaque no entanto o Keeper (quase intransponível, digo quase, porque entendo que também houve algum demérito nos avançados azuis e brancos), os alas, Navas na direita e Perotti na esquerda, muitos bons no um contra um, o seu meio-campo muito dinâmico: Medel e Rakitic , e os avançados: Kanouté, Negredo e Fabiano; pela sua técnica e capacidade de choque. Quando lançados pelos médios são realmente muito difíceis de anular! 
FICHA DE JOGO - FC Porto-Sevilha, 0-1
UEFA Europa League, 16-avos-de-final, segunda mão - 23 de Fevereiro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 35.609 espectadores
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Peter Kirkup e Stephen Child
Assistentes adicionais: André Marriner e Michael Oliver
Quarto árbitro: Stuart Attwell
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela
Substituições: Falcao por Guarín (75m), João Moutinho por Sapunaru (75m) e Varela por Maicon (84m)
Não utilizados: Beto, Rodríguez, James e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas
SEVILHA: Javi Varas; Sergio Sánchez, Alexis, Fazio e Fernando Navarro; Rakitic e Zokora; Jesús Navas, Kanouté «cap.» e Perotti; Negredo
Substituições: Zokora por Medel (46m), Sergio Sánchez por Luís Fabiano (55m) e Perotti por Rodri (85m)
Não utilizados: Dani Jiménez, Renato, Escudé e Dabo
Treinador: Gregorio Manzano
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Luís Fabiano (71m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando Navarro (13m), Alexis (22m e 77m), Belluschi (48m), Luís Fabiano (84m); cartão vermelho a Alvaro (71m), Alexis (77m).

2 comentários:

Dragaoatento disse...

O meu comentário no dragão até à morte.

Sinto-me frustrado com tanto desperdício!
Por vezes chego a pensar se também não será inépcia da parte de quem tem por missão facturar!

Como se pode concluir que jogamos bem se nos momentos próprios se falha?!
Aliás tu próprio:
Hulk, Falcao, Moutinho, Belluschi, Guarín e até Fernando, falharam oportunidades, não daquelas que são apenas meias oportunidades, mas daquelas cantadas, em que o mais difícil parecia ser falhar...!

Por conseguinte não consegui encontrar motivos para exaltar a actuação da equipa do FC Porto no meu blog. Destaquei essencialmente a boa actuação da defesa azul e branca, ou seja, a equipa esteve quase(quase,porque sofreu um golo) sempre bem a defender.
No ataque foi uma lástima! O Falcao como dizes revelou falta de ritmo, quanto ao Álvaro Pereira esteve muito bem.Foi pena a sua expulsão que me pareceu exagerada atendendo a outros lances em que Belluschi e até o Hulk foram vítimas de entradas mais contundentes e os adversários só viram a cartolina amarela. O critério deste inglês foi algo permissivo para os sevilhanos e muito rigoroso para os dragões!

Veremos no futuro com a evolução dos acontecimentos, se vai dar para continuarmos a festejar...
estou esperançado que sim, vamos ver.

Dragaoatento disse...

Um comentário pertinente!
Rui Valente disse...

A elimatória está ganha, mas apesar disso há muita coisa a rectificar no FCPorto.
Em primeiro lugar, urge corrigir os excessos de individualismo do Hulk. Há que o convencer que o seu futebol e os seus golos despontam c/ mais naturalidade quando ele decide jogar para a equipa. Depois, discipliná-lo para não perder tanto tempo a queixar-se aos árbitros, mesmo tendo motivos para o fazer. A concentração dos jogadores deve estar ao seviço exclusivo do jogo. Bem ou mal, o árbitro é quem decide, não os jogadores.
Depois, há que ensinar toda a equipa a concentrar-se na hora do remate. Há nesta matéria uma falta enorme de confiança, e isso é perfeitamente corrigível. O Porto passou a eliminatória com uma derrota quando jogou o suficiente para ganhar por 3 ou 4 golos, o que não aconteceu pelas razões apontadas. Paciência! Mas, pessoalmente, gostava muito que todos estes aspectos fossem revistos.