terça-feira, 11 de junho de 2013

Futebol, plantel, entradas e saídas de jogadores, "Bitaites"

Portistas! Todas as dúvidas serão resolvidas em primeiro lugar pelo Paulo Fonseca com a posterior aprovação de Pinto da Costa (Antero Henrique).
 É ao treinador que compete fazer as escolhas, partindo das suas ideias para o que vai querer da equipa. Também a pré-época com o empenho (aplicação) dos interessados vai contribuir para que o actual Líder da equipa técnica possa tirar conclusões e fazer escolhas.

Guarda-redes: Helton, Fabiano e Kadú. Bracali (emprestar ou rescindir) 
Defesas: Danilo, Maicon, Otamendi, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Diego Reyes, Quiñones, Rolando, Fucile e Sereno.
Questões: temos centrais a mais, só precisamos de quatro. Como Reyes será um, acredito que Maicon será o outro e Mangala só sairá por uma proposta muito vantajosa. Otamendi seria, com naturalidade, um dos quatro elementos, mas dado que está muito valorizado é capaz de sair. Se Ota sair, quem fechará o quarteto do centro da defesa? Abdoulaye, que exceptuando alguns excessos já mostrou qualidade? Sereno que tem sido o mais dispensável, mas como se viu na época de Villas-Boas, foi importante pela polivalência? Rolando, depois de tudo, terá alguma hipótese de reabilitação, ele que com a cabeça no lugar é um excelente defesa e internacional? Para o lado esquerdo, não haverá surpresas, Alex Sandro e Quiñones serão os escolhidos. E ainda há a possibilidade, como aconteceu a época passada, de Mangala, caso continue, obviamente, fazer o lugar.
Para a defesa temos várias opções, apenas mais um lateral-direito daría jeito . Mas se não vier não haverá problema. 

Meio-campo: Fernando (é capaz de sair), Lucho, Castro e Defour, Izmaylov (intermitente),a que se juntam Tiago Rodrigues, Carlos Eduardo, Herrera (falta apenas a confirmação) e Josué, embora o ex-Paços seja mais avançado que médio. Num sector que perdeu o seu jogador mais influente, João Moutinho, olhando para o que temos, é difícil dizer se chega, pois não sabemos como Carlos Eduardo e Herrera se vão adaptar apesar das boas referências, e Tiago Rodrigues que tem capacidade, terá valor suficiente para se impor? Tozé da equipa B, e um dos jogadores mais influentes desta, fará parte do plantel principal, será emprestado ou continuará na “B”? A mesma pergunta para outro jogador que agradou muito,Michael Seri.
Ataque: Jackson, Varela, Kelvin, Atsu, Licá, Ricardo, a que se juntam os que foram emprestados,Djalma, Kléber, Iturbe e Ukra. Se ninguém levar o Cha Cha Cha, teremos um ponta-de-lança que dá garantias, mas não temos e precisamos de uma verdadeira alternativa ao avançado colombiano e Kléber precisa de provar que pode ser.
 Para as alas temos quase certos, Varela, Kelvin, Licá. Atsu (quer sair) se houver uma proposta (vantajosa) razoável, acredito que sairá. Ricardo ainda é muito novo e a dúvida é: veio para já fazer parte do plantel principal, com intermitências pela equipa B ou será emprestado? O mesmo para Iturbe. Ukra e Djalma, será que ficam ou serão novamente emprestados?
  Um extremo já muito falado pelos portistas e que seria benvindo chama-se Bernard, e é mesmo craque!
Bernard seria sem dúvida um jogador para pegar de estaca, é craque, assim como o Ricky Alvarez que é igualmente um fora de série, faltam à equipa jogadores com este perfil, futebolistas que desequilibram. 

Quanto a extremos para o ataque vou citar um que acho que teria potencial para ser um grande reforço para o FC Porto. Refiro-me a Pizzi jogador do Deportivo, jogador jovem, português e com muita de qualidade. Na última época realizou excelentes exibições ao serviço do Deportivo.
 Há jogadores que vão rescindir o contrato, outros serão emprestados e ainda outros poderão chegar para acrescentar qualidade. Neste momento há que reduzir custos e gerir com competência os activos, portanto, os que interessarem ficam, sendo que os outros serão despachados. É que não faz sentido estar a pagar a jogadores não promissores.

Quanto a saídas/vendas/encaixes que garantam o inevitável equilíbrio financeiro, sem hipotecar a vertente desportiva, este defeso promete, e repito, é expectável saírem cerca de 4 unidades nucleares: Moutinho e James já foram, Fernando deve também sair, Mangala ou Otamendi, um dos dois, será vendido, qual não sabemos, só o mercado vai ditar.
Relativamente às unidades excedentárias, perspectivamos as vendas de Rolando, Izmailov (tem mercado no leste, tem 30 anos, e há variadas opções mais jovens para a sua posição), e Atsu pelo factor renovação, estes 3 poderão render alguns milhões.
 A alternativa à posição 9, é o jovem Ghilas ou o Éder, têm qualidade e uma enorme margem de progressão, e suspeito que possam não ser caros, numa relação custo/beneficio!

Quanto ao projecto Porto B, de forma imediata só identificamos qualidade a Seri para ter espaço na equipa principal, como 8, mas também na posição 6. Relativamente a David Bruno, Tiago Ferreira, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tózé e Vion, podem ter espaço para continuar na “B” ou serem emprestados quer ao Paços Ferreira ou ao Vitória de Guimarães, nestes clubes poderão maturar na I Liga e na Europa, e então crescerem e regressarem!

Sem comentários: