quinta-feira, 27 de junho de 2013

Paulo Fonseca e Guardiola no Bayern Munique

Paulo Fonseca apresenta-se amanhã no Olival
Paulo Fonseca, o novo técnico do F. C. Porto, apresenta-se amanhã no centro de treinos do Olival, onde vai tratar dos últimos preparativos do plano de trabalhos da pré-temporada.
Depois de ter feito o curso de IV nível de treinadores, viajou até ao Algarve para cumprir um curto período de férias de quatro dias, porque hoje mesmo já viaja para a cidade Invicta para um novo capítulo na carreira, após um excelente terceiro lugar no Paços de Ferreira.
Ao longo das últimas semanas, mesmo estando a cursar em Quiaios, na Figueira da Foz, o treinador fez questão de liderar a planificação da pré-temporada, contando com o apoio à distância dos adjuntos Nuno Campos e Pedro Moreira. Apesar do grosso do trabalho já estar feito, há pormenores a necessitar de pequenos acertos. Por isso, a equipa técnica estará no centro de treinos do F. C. Porto, a partir de amanhã, para trabalhar em conjunto durante o fim de semana, porque os jogadores apresentam--se no primeiro treino da nova época na segunda-feira.

 
O primeiro treino de Guardiola no Bayern Munique
Afinal o tiki taka baseia-se num processo já utilizado há anos por Ivic no FC Porto, o qual só utilizava metade do relvado para treinar a circulação da bola entre os jogadores num espaço reduzido.
Porem Guardiola, resolveu tornar esse espaço ainda mais exíguo, formando dois conjuntos e exigindo que uma das equipas passasse a bola duns para os outros, com a outra equipa a disputar o esférico, jogando somente num dos cantos do relvado. Entretanto Guardiola aproveitou também para ensinar (aconselhar) aos seus pupilos as técnicas de cobertura do esférico, de modo a dificultar aos adversários a conquista da bola.

Sem comentários: