sexta-feira, 14 de junho de 2013

Futebol: Plantel para 2013_14 e Estrutura

Podem sair todos com excepção do nosso grande Presidente. Só ele com o seu talento, prestígio, clarividência e experiência fará realmente falta...!
Quanto ao Plantel para o futebol, atendendo aos esforços que o clube está (e se propõe continuar) a fazer, tudo leva a crer que continuaremos fortes!
 
Época 2013/2014 - Futebol
Entradas e saídas de jogadores. Para já saíram James e Moutinho.
Plantel actual:
Guarda-redes:
Helton, Fabiano e Kadu
Defesas: Danilo, Maicon, Quiño; Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro, Otamendi
Médios:
Lucho, Castro, Izmaylov, Fernando, Defour, 

Avançados: Jackson Martinez, Varela, Atsu ,Kelvin, Iturbe
Reforços: 
Defesas: Reyes
Médios: Carlos Eduardo médio ofensivo, Tiago Rodrigues médio criativo
Avançados: Josué, Licá, Ricardo
Se sair mais alguém, que não sejam: Lucho, Jackson, Mangala, Alex Sandro…

Perfil de CE: Carlos Eduardo chega ao FC Porto aos 23 anos (cumpre 24 a 17 de Outubro) e depois de três anos em Portugal.
Com um físico de respeito para alguém que actua na sua posição (1,84 metros e 76 quilos), ajudou o Estoril a sagrar-se campeão da II Liga na época passada, quando apontou os mesmos quatro tentos, em 33 encontros realizados (22 a titular), nas várias competições - II Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Esta época, Carlos Eduardo participou em 34 jogos, tendo sido titular em 21 deles. As estatísticas oficiais da Liga Portuguesa atribuem-lhe 1992 minutos (1670 na I Liga e 322 na Taça da Liga), aos que devem somar-se 84 num encontro da Taça de Portugal. Em termos disciplinares, viu um total de cinco amarelos e nenhum vermelho.
O brasileiro, que também pode atuar nas alas, junta-se assim a Reyes, Tiago Rodrigues e Ricardo como reforços confirmados do FC Porto para a próxima época.

Antero Henrique: Com cerca de 200 olheiros espalhados pelo mundo, o FC Porto cria duas equipas sombra: uma para estar imediatamente prevenido, cobrindo as saídas do plantel principal, e outra com valores que começam a despontar e que podem interessar no futuro. James e Alex Sandro são exemplos dados de valores acompanhados desde há muito tempo. E o processo é simples, explica Antero Henrique. "Como clube, trabalhamos a uma margem de 15 anos; com os jogadores, marcamos ciclos de três anos, porque sabemos que virão clubes mais fortes com os quais não podemos competir", acrescenta.
Adelino Caldeira, sobre os bastidores do FC Porto, explica a política salarial do clube. "Os nossos salários são um terço ou um quarto do que podem pagar outros clubes", diz, explicando as quatro categorias em que estão escalonados os salários. com as maiores fatias a surgirem em forma de bónus. "Por títulos, jogos e atuações individuais. É uma forma de incentivar os jogadores", refere Adelino Caldeira.

Antero Henrique explica que a estrutura foi pensada para ficar imune às saídas de treinadores.
Reza a lenda que o Rei Midas transformava em ouro tudo o que tocava. Pois bem, é assim que o jornal Marca apresenta o FC Porto hoje, nas páginas centrais. O título é  esse: "O Rei Midas do futebol", o clube que "melhor vende e que mais títulos ganha", acrescenta, apresentando aos espanhóis "os segredos" do clube.
  O "dragão dos ovos de ouro" que "compra barato e vende caro", lê-se no artigo. A fórmula é simples: "Compra bom, bem e barato, ganha títulos, vende e volta a renascer. Na última década, investiu 241 milhões de euros e recebeu 541 milhões. Foram-se Falcao, Hulk, Carvalho, Pepe, Quaresma e Deco, entre outros, e os dragões nunca deixaram de vencer. Os números falam por si: o FC Porto de Pinto da Costa conquistou 20 das últimas 32 ligas".
Pinto da Costa é a figura máxima, mas Antero Henrique é apresentado como "um delfim que cresceu desde as bases". Agora já é vice-presidente, assinala o jornal, para uma resposta de um "ruborizado" Antero: "É um cargo político".
Antero Henrique conta a sua principal função. "Em 2004, quando Mourinho saiu, o ano foi de transição, estudei o clube a fundo e, em 2005-06, implementámos o sistema atual em todas as nossas secções(...) Queríamos uma estrutura que resistisse à dança dos treinadores".
Antero Henrique afirma ainda que o Real Madrid copiou a organização do FC Porto com os gabinetes de apoio às famílias dos jogadores: colégios para os filhos, carro para os jogadores, telemóveis, citou.

Sem comentários: