quarta-feira, 31 de julho de 2013

A companheira do Atsu e as suas afirmações

30/07/2013 - Na edição da noite da SIC Notícias de ontem citaram a notícia do CM em que a mulher do Atsu teria afirmado que no FC Porto são todos mafiosos...!
Afinal a fulana não deu qualquer entrevista ao lixo da manhã (CM), segundo um amigo meu teria proferido essa afirmação num site qualquer.
E tanto quanto percebi, ela considera os dirigentes do FC Porto mafiosos por defenderem os interesses do seu clube, e, se assim é, ainda bem digo eu...

Mais, segundo informações fidedignas o empresário do Atsu andava a negociar com o Benfica numa altura decisiva do campeonato! E esta hein...!

Mas daqueles tipos não há que admirar (esperar outra coisa) são os procedimentos típicos dos pseudo-paladinos da ética desportiva...!
Quem não os conhecer que os compre...

PS - 31/07/2013 - Atsu desmente

Numa conversa na sua conta oficial do Facebook, Atsu desmentiu as declarações atribuídas à sua mulher, que, através do Twitter, teria deixado uma dura crítica aos dirigentes do FC Porto em resposta a um tweet do site GhanaSoccernet.com sobre a ausência do jogador na apresentação da equipa.
"A minha mulher não falou com nenhum jornal, nem sequer do Gana", explicou o jogador, já depois de ter esclarecido que não tem nenhum "problema com o FC Porto" e que essas declarações eram uma "mentira".
A jovem alemã teria escrito na sua conta (@MarieClaireRupi), entretanto apagada, que no FC Porto é só "mafiosos", mas a verdade é que a
notícia que reportava essas declarações também já terá sido eliminada.

PS1 - 01/08/2013
Uma boa solução para resolver o problema do Atsu

terça-feira, 30 de julho de 2013

Sinan Bolat, as dúvidas de Bernard e Kelvin (Nolito)

Sinan Bolat contratado pelo FC Porto
O guarda-redes turco já participou hoje do treino matinal dos portistas. Tem 24 anos e mede 1,90 metros de altura, como sénior jogou em dois clubes belgas, o Genk e o Standard Liège.
A época passada actuou no Standard de Liège, da Bélgica.
Currículo: Internacional Sub-19, Sub-21 e seniores da Turquia.

Sinan Bolat estreou-se no campeonato belga em 2005, com apenas 17 anos, ao serviço do Genk, clube onde cumpriu a última etapa da formação, depois de ter começado no Zonhoven. Em janeiro de 2009 transferiu-se para o Standard de Liège, tendo nesse ano defrontado o Braga na Liga Europa. Jogou os primeiros 45 minutos, acabando substituído ao intervalo numa altura em que o jogo estava empatado a zero.
Curiosidade
A fama de Sinan Bolat nasceu a 9 de Dezembro de 2010 quando se tornou no primeiro guarda-redes a marcar um golo na Liga dos Campeões.A perder em casa, por 1-0, com o AZ Alkmaar, o Standard Liège beneficiou de um livre junto da área da equipa holandesa no último dos cinco minutos do tempo de descontos.
Sinan Bolat foi autorizado a subir à área adversária, acabando por ser o herói da partida ao marcar de cabeça o que foi e ainda é o único golo marcado por um guarda-redes num jogo da Liga dos Campeões.

Bernard com dúvidas
O craque brasileiro regressou aos treinos do Atlético Mineiro, e revelou estar cansado com a "novela" da transferência, mas deu indicações de que deixará o clube ainda esta semana.
Bernard foi hoje confrontado com a possibilidade de trocar o Atlético Mineiro pelo Shakhtar Donestk, da Ucrânia, uma hipótese que o jogador não descarta, mas que parece não ser a que prefere para prosseguir a carreira fora do Brasil. "Estou com mais medo que frio na barriga. É uma historia nova, caso vá. Adaptação, língua nova. Todos os jogadores com quem conversei, falaram que isso é o mais difícil. Tenho de estar preparado para uma nova cultura. Dependendo posso querer voltar logo. Porque igual o Brasil não tem: meu pagode, família, a língua. São coisas que pesam muito e dá esse medo", disse hoje, no final do treino do Atlético Mineiro.
Relativamente às declarações do pai a O JOGO, dando conta da preferência do craque pelo FC Porto, o jogador preferiu uma resposta cautelosa. "Isto é um desejo do meu pai. Às vezes vai pelo coração pelo o que ele acha, mas temos de parar, ver o que é melhor, ver todas as possibilidades. Temos de ver todos os detalhes para não ter arrependimento depois. Estamos estudando todas as possibilidades para ver o que é melhor", disse, citado pelo jornal "O Tempo".

Kelvin (Nolito)
concordo com o Pai do Kelvin

Valdeci Oliveira, pai de Kelvin, considera que o seu filho não teve qualquer tipo de maldade no lance que o envolveu com Nolito, nos minutos finais do jogo de apresentação do FC Porto diante dos espanhóis do Celta de Vigo.
"Para mim, foi um lance normal de jogo. O Kelvin está a fazer marcação ao Nolito e não o fez por maldade. Ele não ia deixar o Nolito passar com a bola e estava focado na bola. O futebol é um jogo de contacto e é um lance normal. Se o árbitro interpretou isso como falta, a falta também faz parte do jogo. Inclusivamente, nem me lembrava desse lance", afirmou Valdeci Oliveira à rádio.

domingo, 28 de julho de 2013

Jogo no Dragão de apresentação aos sócios

28/07/2013 - FC Porto 1 Celta de Vigo 0

FICHA DE JOGO - Jogo particular - Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 45.309 espectadores

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
Assistentes: Alexandre Freitas e Filipe Ramalho
Quarto árbitro: Daniel Cardoso


Onze inicial do FC Porto: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Fucile; Fernando, Defour e Lucho; Varela, Jackson e Iturbe
Onze inicial do Celta de Vigo: Yoel; Hugo Mallo, Andreu Fontàs, Gustavo Cabral e Jonathan Vila; Augusto Fernandez, Toni Rodríguez, Borja Oubiña e Fabián Orellana; Alex Lopez e Charles.
 
Ao contrário d'outros jogos, desta vez a primeira foi mais bem jogada pelos dragões do que a segunda parte.
Deu até a sensação da equipa do Celta de Vigo estar mais fresca, tal a velocidade (agressividade) imprimida sobre a bola pelos galegos, a sua capacidade de antecipação aos avançados portistas.
Durante o jogo a equipa azul e branca bem que tentou fazer circular a bola a fim de evitar, anular, as marcações cerradas dos jogadores do Celta de Vigo, que jogou sempre muito atrás, refugiado no seu meio-campo, e, procurando quando de posse da redonda desferir contra-ataques rápidos pelos extremos, facto que levou os galegos por várias vezes a criarem algum perigo junto da baliza portista.

Lance importante aos 30' - Esteve perto o segundo do FC Porto. Jackson passou pelo guarda-redes mas ficou sem ângulo e acabou por servir Lucho, que de primeira permitiu a defesa de Yoel. Na ressaca, Iturbe ainda procurou colocar a bola em Varela mas a defensiva do Celta de Vigo conseguiu anular o lance.

A segunda parte começa com três substituições:
46’ - Saem Helton, Defour e Iturbe, entram Fabiano, Kelvin e Josué
72’ - Saem Fucile, Varela, Fernando e Otamendi, entram Castro, Abdoulaye, Licá e Maicon
85’ - Saem Lucho e Jackson, entram Quintero e Ghilas

Destaques nos Dragões - Onze inicial
A defesa: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala e Fucile, actuou em bloco não permitindo veleidades aos avançados contrários.
O meio-campo constituído por: Fernando, Lucho e Defour; oscilou entre o muito bom e o menos bom. Com Fernando lutador mas pouco esclarecido. Um Defour de combate mas sem fazer a diferença. E o Lucho que foi o mais esclarecido a não conseguir produzir os habituais lances decisivos.
O ataque: Iturbe, Jackson e Varela; muito marcados, visto o Celta de Vigo ter jogado no seu meio-campo, não conseguiram ser tão acutilantes como de costume, talvez por falta de frescura física.

Segunda parte - Substituições
Fabiano, provou que pode vir a ser um bom substituto de Helton
Kelvin, alternou bons lances com jogadas menos conseguidas
Josué, voltou a demonstrar que tem um bom pé esquerdo e na minha opinião é bem possível que seja titular na equipa!
Castro, na minha opinião está mais solto, mais confiante e quer-me parecer será esta a época da sua confirmação.
Abdoulaye e Maicon, cumpriram sem grandes rasgos.
Licá, apesar de esforçado na ajuda à defesa, parece-me ainda muito preso nas jogadas de ataque (será que está a acusar a pressão de jogar no FCP)
Quintero e Ghilas, quase não deu para aquecer, pelo que deixamos a sua avaliação para jogos futuros.
 

Adicionar legenda
"Era importante vencer o primeiro jogo no Dragão"Paulo Fonseca era um homem satisfeito após o triunfo sobre o Celta de Vigo no jogo de apresentação aos adeptos portistas. Mesmo reconhecendo que a equipa é capaz de fazer mais e melhor, o técnico do FC Porto realçou a importância de mais uma vitória nesta pré-temporada. O registo continua a ser perfeito: cinco jogos, cinco triunfos.
“Era importante vencer este jogo, sobretudo porque foi o primeiro em casa, diante dos nossos adeptos. Estivemos longe daquilo que podemos fazer e sentimos alguma dificuldade em contrariar a primeira fase de construção do Celta de Vigo. Isso retirou-nos alguma intensidade e não soubemos criar espaços para aparecer na zona de finalização. Chegámos há pouco tempo da digressão pela América do Sul e notou-se algum cansaço. De qualquer forma, estamos no bom caminho e sei que vamos continuar a evoluir”, afirmou o treinador do tricampeão nacional.

 


Estas 12 telas, depois de expostas, confluíram para uma imagem comum, formando conjuntamente o símbolo do FC Porto e aquele que assinala os 120 anos de existência do clube. Depois de descidos os pendões representativos dos 73 títulos oficiais conquistados até ao momento pelo FC Porto, seguiu-se a apresentação individual dos elementos que compõem o plantel para a época que se avizinha, ao som dos DJ The Bigger Banger Theory.
 
 

Assim, esta será a numeração do plantel do FC Porto versão 2013/14

1 – Helton, 2 – Danilo, 3 – Lucho, 4 – Maicon, 5 – Fucile, 6 – Castro, 7 – Iturbe, 8 – Josué, 9 – Jackson, 10 – Quintero, 11 – Ghilas, 12 – Reyes, 15 – Izmaylov, 16 – Herrera, 17 – Varela, 18 – Licá, 20 – Carlos Eduardo, 21 – Ricardo, 22 – Mangala, 23 – Abdoulaye, 24 – Fabiano, 25 – Fernando, 26 – Alex Sandro, 28 – Kelvin, 30 – Otamendi, 35 – Defour, 36 – Tiago Rodrigues e 41 – Kadú. A equipa técnica é constituída, como já se sabia, pelo treinador Paulo Fonseca e pelos adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira, Paulinho Santos e Will Coort.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Paulo Fonseca

26/07/2013 - A filosofia de jogo está traçada. "Condicionámos fortemente a construção do Millonarios. Sabíamos exatamente que zonas eram essas, de tal forma que não permitimos uma oportunidade ao adversário. Mais por mérito do FC Porto do que por demérito do adversário. Esta é a forma da minha equipa encarar os jogos: defender o mais longe possível da baliza e pressionar alto."

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Relativamente ao Plantel (equipa) do FC Porto

Portistas!
Relativamente ao Plantel/equipa vou dizer de minha justiça:
Licá- embora muito generoso a vir a trás (bom a) defender, achei-o algo fraco no 1 contra 1, pouco poder de finta/drible (isto para já, o que não quer dizer que não possa evoluir)
Lucho- O El Comandante parece ter rejuvenescido, tal é a sua predisposição para jogar.
Castro- Conforme alguns já frisaram, apareceu neste jogo com a mesma determinação de sempre, mas mais calmo e por conseguinte mais assertivo!
Josué- Que dizer dum jogador que tem um pé esquerdo fabuloso! Que lhe permite: marcar cantos, livres e fazer assistências para os colegas com grande precisão! Foi para mim uma grande surpresa, uma revelação. Conclusão: se continuar humilde e trabalhador, vou ser fã dele.
Kelvin- Show de bola, é um jovem com muito talento para jogar futebol, um diamante! O seu futebol só precisa de ganhar um pouco mais de agressividade.
Iturbe- Show de bola também. O Iturbe tem raça, velocidade e técnica. Quando estiver 100% ambientado vai dar cartas!
Danilo, Otamendi, Abdoulaye, Maicon e Alex, são todos eles grandes defesas e excelentes jogadores.
Jackson- Bom, o Martinez é o homem golo da equipa, além disso faz jogar que se farta e marca...!
E viva o FC Porto!

PS - Bem precisamos do FC Porto no máximo rendimento, pois vi os leões "B" ganharem à primeira equipa do Estoril e algo me diz que eles esta época com o Jardim no comando, vão dar muito mais luta.

Bogotá- Millonarios 0 FC Porto 4

Temos Treinador, Paulo Fonseca confirma-se como um técnico predestinado para grandes voos. Temos equipa e tudo leva a crer que iremos fazer uma boa época!
Gostei muito da prestação de toda a equipa mas parece-me que Josué ( um pé esquerdo fabuloso), Castro (sempre muito activo), Danilo (show de bola), Lucho (um líder no campo) Kelvin (show de bola) e Jackson (o homem golo da equipa)...sobressaíram...
 

MILLONARIOS: Delgado; Ochoa, Yoiver Gonzalez, Andrés Cadavid e Luis Mosquera; Jhonny Ramírez, Rafael Robayo, Mayer Candelo e Harrison Otálvaro; Erick Moreno e Rentería
Substituições: Róbinson Zapata e Deison Moreno por Delgado e Mayer Candelo (ao intervalo), Leudo e Asprilla por Rentería e Robaydo (73m)
Treinador: Hernán Torres

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho (cap) e Josué; Licá, Kelvin e Jackson Martínez
Substituições: Mangala por Alex Sandro (61m); Izmaylov por Licá (67m); Diego Reyes, Herrera e Ricardo por Abdoulaye, Josué e Kelvin (79m)
Treinador: Paulo Fonseca

Onze inicial do FC Porto: Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Alex Sandro; Castro, Josué e Lucho; Kelvin, Licá e Jackson.
Onze inicial do Millonarios: Delgado; Ochoa, González, Cadavid e Mosquera; Robayo, Ramirez, Candelo e Otalvaro; Renteria e Moreno.

29’ - Danilo avança em jogada individual da direita para o meio, após solicitação de Castro, e, à entrada da área, remata de pé esquerdo para o golo. Grande golo!!!

47’ - Equipas reentram em campo. FC Porto sem alterações. No Milionarios entram Dayro Moreno e Zapata, este para a baliza.

52’ - Danilo, de livre. Um grande golo, de pé direito, na cobrança do livre, exemplarmente marcado

60’ - Sai Alex Sandro, entra Mangala

66’ - Sai Licá entra Izmailov

73’ - Danilo. Outra vez de livre, muito parecido ao do segundo golo. Novo pontapé certeiro do lateral, a dar sequência a um show privado neste jogo.

78’ - Saem Abdoulaye, Josué e Kelvin, entram Reyes, Herrera e Ricardo, este último estreia-se no FC Porto depois de ter estado no Mundial de sub'20

86’ - Lucho isola Jackson que corre, tira um defesa do caminho e faz um chapéu perfeito de pé direito; e gooolo, um fantástico golo.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Os Dragões na Colômbia e Paulo Fonseca

Dragões têm grande prestígio na Colômbia, cerca de 50 jornalistas a acompanhar todos os passos dos Portistas.
Os dragões podem gabar-se de ter quase cem mil "cafeteros" seguidores no Facebook e, agora, ficou provado que a dimensão internacional do tricampeão português tem, de facto, uma enorme repercussão neste país.
Paulo Fonseca
Na antevisão do jogo com o Millionarios, o treinador do FC Porto elogiou a resposta que os jogadores têm dado durante as primeiras semanas de trabalho.
E admitiu mudanças no onze que vai defrontar, na madrugada desta quarta para quinta-feira, 1h30 em Portugal, o Millonarios da Colômbia.
Paulo Fonseca referiu ainda que a utilização de Quintero "é prematura", e que provavelmente, vai ter de dispensar alguns jogadores, porque o plantel é muito extenso, mas que neste momento, ainda não tomou quaisquer decisões".
Quando questionado sobre se já tinha decidido qual o onze que vai defrontar o Guimarães para a Supertaça, afirmou: "Tenho é muitas dúvidas e isso é positivo porque surgem em função dos valores dos jogadores e da resposta que têm dado."

terça-feira, 23 de julho de 2013

O FC Porto já se encontra na Colômbia

23/07/2013 - O FC Porto realizou na segunda-feira, no Estádio El Campincito, em Bogotá, o seu primeiro treino em solo colombiano. Antes ainda houve tempo para um clinic para cerca de 40 crianças desfavorecidas, provenientes de duas instituições de Bogotá, com a presença de Paulo Fonseca, Jackson Martinez e do recém-chegado Quintero, que assim teve o seu primeiro contacto com o plantel.
O treino da equipa do FC Porto foi aberto e acompanhado por muitos colombianos que não quiseram perder a oportunidade de ver de perto os tricampeões portugueses. A temperatura rondou os 13 graus, sendo o clima bem diferente do calor e humidade que se fazia sentir na Venezuela. Será no Estádio El Campín, mesmo ao lado do palco do treino de hoje, que os Dragões disputarão o último encontro desta digressão, com o Millonarios, na madrugada de quarta para quinta-feira, pela 1h30 de Portugal Continental.

De realçar o facto de, segunda-feira, o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, ter almoçado com o Presidente da Federação Colombiana de Futebol, Luis Bedoya, e de ter recebido no hotel, para jantar, o Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida, a vice-ministra das Tecnologias da Informação Colombiana, Maria Isabel Mejía, o presidente da DirecTV Colômbia, Roque Lombardo, e representantes da Liga Colombiana de Futebol.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Paulo Fonseca, Bernard

Paulo Fonseca sobre o jogo com o Anzoátegui: "Apanharam-nos desequilibrados em alguns momentos e concedemos algumas ocasiões ao adversário, algo que nao é habitual e isso custou-nos caro".
  "A segunda parte foi totalmente diferente. Tivemos o controlo do jogo, melhorámos a todos os níveis e vitória acaba por ser justa".

Bernard - A resposta é avançada pelo diário britânico Daily Mirror, que procura assim desmentir a notícia avançada pelo desportivo francês L'Équipe, segundo a qual Bernard teria sido contratado pelos gunners, que pagariam 24 milhões de euros ao Atlético Mineiro e cerca de três milhões/época ao jogador alvo também do FC Porto.

Futebol - Pré-época propícia à experimentação

Esta é a fase de ensaiar, experimentar, para posteriormente tirar conclusões sobre as melhores soluções para a equipa e por conseguinte para o clube.
Nesta altura vão-se tirando conclusões relativamente aos melhores interpretes, ou seja, os que dão mais garantias de sucesso. E de certeza que Paulo Fonseca no fim da pré-época já terá colhido as ilações necessárias para o bom funcionamento da equipa.
Para já é notório o empenho de todos os jogadores em mostrarem que estão disponíveis para colaborar e evoluir.
O 11 do FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex, Fernando, Defour Lucho (Carlos Eduardo), Varela (Kelvin à espreita), Jackson e Iturbe (tem estado muito bem e a boa relação com Lucho parece estar a dar resultado, além disso ainda há Izmailov e Licá ).

A minha opinião sobre a qualidade e forma actual dos jogadores do plantel
Defesa:
Helton (Fabiano), Danilo (Fucile), Otamendi (Maicon), Mangala e Alex Sandro parecem-me já numa forma assinalável e por conseguinte os titulares indiscutíveis, excepto os entre parêntesis.
Mais os promissores: Reyes, Abdoulaye
Médios: Fernando, Defour, e Lucho são os que na minha opinião, e para já, merecem ser titulares, alem destes porem existem os promissores: Castro, Herrera, Josué e Carlos Eduardo.
Avançados: Iturbe pela sua técnica e velocidade, Jackson por ser o homem golo da equipa e Varela pela sua maturidade; estes os três avançados que me parecem ter mais qualidade. Mas há ainda: Izmaylov e Ghilas.
Promissores a merecer uma oportunidade: Kelvin, Licá, Ricardo e Tiago Rodrigues
(estes dois últimos têm grandes possibilidades de vir a serem emprestados).

Copa Euroamericana_ Anzoátegui 2 FC Porto 4

Resultado ao intervalo Anz 1 FC Porto 0
Resultado que se aceita pois a equipa portista neste primeiro tempo nunca se encontrou errando muitos passes, principalmente na linha da frente. A jogar sem Jackson, com Iturbe na ponta esquerda, Varela na direita e Ghilas no centro, raramente acertaram no último passe. Como resultado da inépcia da defesa azul e branca, numa jogada de contra-ataque rápida pelo centro do seu ataque os avançados ANZ que até parecem ser bons de bola, marcaram através do seu ponta, estava feito o primeiro golo.
Tal como estão a jogar os Dragões parecem ter estranhado a altitude.

Resultado final Anzoátegui 2 FC Porto 4
A segunda parte já foi muito diferente para muito melhor. Os Dragões no segundo tempo já deram outra imagem do seu enorme potencial futebolístico, conquistando uma saborosa vitória frente a um adversário bom mesmo de bola, principalmente no meio campo e no ataque!
Para o que muito contribuiu as substituições efectuadas na equipa pelo Paulo Fonseca! Substituiu Ghilas por Jackson, Fucile por Danilo e Carlos Eduardo por Lucho. Estas três substituições foram o suficiente para dar outra consistência, outra dinâmica e mais precisão no ataque à equipa. Ainda houve mais duas substituições: Defour por Herrera e Fernando (devido a lesão) por Castro.

FC Porto: Fabiano, Fucile (Danilo) Maicon, Mangala e Alex Sandro.
Fernando (Castro), Defour (Herrera) e Carlos Eduardo (Lucho)
Varela, Ghilas (Jackson), e Iturbe
Deportivo Anzoátegui: A equipa inicial do Dep. Anzoátegui é a seguinte: Edixon González; Camacho, Granados, Fuenmayor, Pernía, Calzadilla, Ricardo Martins, Giraldo, Escobar, David Moreno e Edwin Aguilar.
 
PS - Paulo Fonseca
Paulo Fonseca não espera facilidades para o tricampeão nacional neste encontro de domingo frente ao Deportivo Anzoátegui: “O FC Porto tem noção das dificuldades que o jogo vai trazer para a equipa, fruto do valor do adversário, que respeitamos muito. No entanto, viemos aqui com o claro intuito de vencer este jogo e continuarmos a nossa evolução e o nosso crescimento como equipa”, declarou. As condições climatéricas mereceram também um comentário: “Obviamente que o clima é diferente, mas teremos de nos adaptar e penso que não vai ser, de todo, um entrave ao bom funcionamento do nosso jogo”. Por fim, uma palavra quanto ao grupo de trabalho: “Os jogadores têm revelado abertura em relação ao que queremos implementar como estilo de jogo, e quando assim é as coisas surgem de uma forma mais fácil e natural. Têm sido de uma entrega muito grande e isso deixa satisfeito qualquer treinador”.

domingo, 21 de julho de 2013

Bernard muito cobiçado

É um facto que impossível não é, mas a ser verdade que os três "tubarões": Arsenal, Tottenham e Liverpool, estão na corrida pelo Bernard, vai ser muito difícil o FC Porto contratar o jogador porque como a gente sabe, o vil metal fala mais alto e a maioria das pessoas é muito sensível ao "tilin"...
Agora acredito que o negócio possa ser possível com a ajuda do banco "BMG" e porque pode perfeitamente acontecer o Bernard, pretender de preferência, explodir num País que fala a mesma língua e num futebol (campeonato) mais acessível para o Bernard.
Mas convenhamos que será muitíssimo difícil... a não ser (ainda há outra questão) que os diligentes dirigentes do FC Porto já há muito se tenham precavido, posto em campo, e conseguido um acordo secreto com o jogador...
A ver vamos...

sábado, 20 de julho de 2013

FC Porto na Venezuela

A comitiva do FC Porto partiu, às 16 horas, para Barcelona Anzoategui, na Venezuela, que marca o arranque do estágio na América do Sul, onde os dragões têm dois particulares, com o primeiro marcado para domingo frente ao Desportivo Anzoategui (11 horas) e o segundo na quarta-feira, diante os Milionários (1.30).
O treinador Paulo Fonseca convocou 26 jogadores, tendo apenas deixado de fora o defesa-central Rolando, que não entra nas contas, e o terceiro guarda-redes Kadú.
O presidente Pinto da Costa lidera a comitiva portista, que também conta com as presenças dos dirigentes Angelino Ferreira e do administrador das relações externas Jaime Teixeira.
O FC Porto tem a agenda social muito preenchida, porque é uma zona do globo onde a equipa portuguesa ganhou muitos adeptos.

Lista de convocados:
Guarda-redes:
Helton e Fabiano;Defesas: Danilo, Fucile, Mangala, Otamendi, Abdoulaye, Maicon, Diego Reyes e Alex Sandro.Médios: Lucho, Fernando, Defour, Josué, Castro, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Herrera;Avançados: Varela, Iturbe, Kelvin, Izmailov, Jackson Martínez, Ghilas, Licá e Ricardo.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Todos disponíveis, agenda

Com todo o plantel disponível, saudável e bem disposto os tricampeões vão disputar mais dois jogos que se enquadram numa intenção de publicidade do clube e de preparação para enfrentar o próximo, cada vez mais exigente, campeonato português, que se me afigura que vai ser o mais duro e disputado dos últimos anos, tendo em atenção os reforços que o principal rival contratou, quase uma nova equipa de futebol, tantos são os reforços a que o jornal benfiquista "A Bola" tem feito referência, dado destaque...!
 
Para a tarde desta sexta-feira está agendada a viagem do tricampeão para a América do Sul, com a partida prevista para as 16h com destino à Venezuela, onde irá disputar um encontro particular com o Deportivo Anzoátegui, em Puerto de la Cruz, a 21 de Julho (Domingo), às 23h de Portugal Continental.
Três dias depois será a vez do encontro com o Millionarios, já em Bogotá, na Colômbia (a 24 de Julho (quarta-feira), às 1h30 de Portugal Continental).
O dia de sábado do FC Porto será passado no Estádio José Antonio Anzoátegui, em Puerto de la Cruz e será preenchido com um treino aberto às 10h30 da manhã (hora local, 5h de Portugal Continental) e uma conferência de imprensa de um jogador às 15h30 (hora local, 10h de Portugal Continental). Também da parte da tarde haverá um clinic com um membro da equipa técnica e dois jogadores (às 16h locais e 10h30 de Portugal Continental), seguido de um treino aberto às 17h (11h30 de Portugal Continental
).

Ainda o caso Bruma

Comissão Arbitral Paritária da Liga de Clubes vais decidir...
Ver aqui

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Paulo Fonseca já contou com todos os disponíveis

Todos os 28 jogadores disponíveis marcaram presença no único treino realizado esta quinta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia.
Para amanhã sexta-feira está agendada nova sessão de trabalho no Olival, às 10h, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social. À tarde, pelas 16h, a comitiva do FC Porto embarca no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, rumo à Venezuela, onde defronta o Deportivo Anzoátegui no próximo domingo, 21 de Julho, às 23h (de Portugal Continental), em Puerto de la Cruz.
Mas a mini-digressão do tricampeão nacional pela América do Sul também faz escala na Colômbia, mais concretamente na capital, Bogotá, cidade que acolhe o jogo particular entre FC Porto e Millonarios, agendado para quarta-feira, 24 de Julho, às 1h30 (em Portugal Continental).

Kelvin, Bernard

Kelvin - "O foco dele é crescer como jogador do FC Porto. O que vier depois é consequência do trabalho que vai realizar"
Cada vez será mais difícil a tarefa a realizar pelo Kelvin, ou seja o Kelvin impor-se, no campeonato nacional devido à exposição a que tem estado sujeito pelas suas mais recentes façanhas, ou seja, porque passará a ser alvo de vigilância muito mais apertada por parte dos adversários.
Bernard - Extremo, alvo do FC Porto, não alinhou na primeira mão da final, que o Atlético Mineiro perdeu por 2-0 frente aos paraguaios do Olimpia.
O Olimpia venceu os brasileiros do Atlético Mineiro por 2-0, na primeira mão da Taça dos Libertadores da América, a "Champions" sul-americana. No estádio Defensores del Chaco, em Assunção, o Olimpia deu um grande passo rumo ao quarto troféu da maior
competição
sul-americana de clubes, depois das vitórias em 1979, 1990 e 2002.
 Já o Atlético Mineiro está obrigado a superar esta derrota por dois golos em Belo Horizonte , na próxima quarta-feira, se quiser erguer pela primeira vez esta taça, também na primeira final da prova que disputa.

FC Porto Futebol: Continuam os treinos em bom ritmo e,

A boa disposição nos treinos é notória
Paulo Fonseca: rir para driblar o cansaço!
Quem conhece o novo treinador dos portistas revela que estes momentos são parte da estratégia...
"Ele sabe como conquistar os jogadores, mas faz isso na medida certa. Tem uma liderança positiva", quem o afirma é um dos ex-jogadores do actual Mister do FC Porto.
Se for este o caminho para o êxito, terá de certeza o apoio de todos os portistas.

PS - O Bruninho obcecado
Bruno de Carvalho continua na sua sanha contra o FCP na Imprensa desportiva...! 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Futebol: Mais um treino bi-diário

O FC Porto voltou a realizar esta terça-feira duas sessões de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, nas quais se destacam a reintegração de Alex Sandro e Varela, ausentes do único treino da véspera devido a problemas físicos.
Poupado ontem por apresentar sinais de fadiga muscular, Alex Sandro já se juntou aos companheiros no relvado, tal como Varela, recuperado de uma contusão no pé esquerdo. Já Danilo, que ontem também não treinou por estar a contas com uma contusão no pé direito, limitou-se a dar continuidade ao processo de recuperação, realizando apenas trabalho condicionado.
O programa do tricampeão nacional para quarta-feira é em tudo idêntico ao desta terça-feira. De manhã, treino às 10h com 15 minutos abertos à comunicação social. A sessão vespertina, à porta fechada, tem início marcado para as 17h.
 FCP_Su história_Ver aqui

terça-feira, 16 de julho de 2013

Bayern de Munique pagou 25 milhões, quando a C.R. era 18 milhões

Engenharia financeira é a forma mais rápida para explicar o que à primeira vista parece estranho: o Bayern de Munique ter pago mais do que a cláusula de rescisão.
Não é fácil de compreender que o Bayern de Munique tenha pago 25 milhões de euros para contratar Thiago Alcantara quando lhe bastaria depositar os 18 milhões do valor da cláusula de rescisão do internacional espanhol do Barcelona.
Pois bem, é tudo engenharia financeira. Uma obra prima justificada pelas "regras do jogo" em Espanha. É certo que bastaria ao jogador depositar na Liga os 18 milhões da cláusula - naturalmente financiado pelo clube bávaro -, mas isso obrigaria Thiago a explicar-se junto do Fisco e sujeitar-se ao pagamento de 52% em impostos sobre esse valor que fora parar à sua conta bancária.
Sendo assim, as negociações passaram a ser entre os dois clubes e resultaram em 20 milhões a receber pelo Barcelona, um milhão que o clube catalão receberá pelo jogo particular com o Bayern, a disputar nos próximos quatro anos, sendo o restante dinheiro para Thiago...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jornal A Bola especula sobre Bruma

Na sua edição de hoje o Jornal A Bola especula sobre uma eventual aproximação/princípio de entendimento entre Bruma e o Sporting.

sábado, 13 de julho de 2013

Pré-época- Marseille 0 FC Porto 3, sem espinhas

13/07/2013 - Este difícil teste em que defrontamos a francesa equipa do Marselha serviu para provar que temos (plantel): equipa e equipa técnica (treinador) à altura. Relativamente ao plantel parece-me que temos mais e melhores soluções do que a época passada (2012/2013).
Toda a equipa jogou bem, com grande atitude e muita entreajuda, mas há realmente jogadores que pela sua excepcional técnica fazem a diferença.
Iturbe apesar de não ter comido a bola, marcou um fantástico golo como um potente remate do seu fabuloso pé esquerdo. Alex Sandro é mais um atleta que alardeia técnica. Há porém na equipa portista um futebolista que de vez em quando pega na bola e dá show, Kelvin de seu nome. Este jovem tem uma técnica espectacular e uma facilidade de remate estonteante! Acredito que Kelvin com um pouco mais de experiência, vai ser um caso sério no futebol.
Ficha oficial do jogo
FC Porto inicial: Helton; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Josué e Lucho; Kelvin, Jackson e Izmaylov
Josué a desempenhar o papel que estava atribuído a João Moutinho na época passada
Saem ao intervalo: Helton, Alex Sandro, Izmailov, Josué, Lucho e Kelvin.

Entram: Fabiano, Danilo, Varela, Carlos Eduardo, Defour e Iturbe.Danilo está à direita, Fucile passou para lateral esquerdo, Defour e Carlos Eduardo formam triângulo com Fernando no meio-campo; Varela posicionou-se à esquerda, Iturbe à direita e Jackson continua no centro.60 minutos- Entram: Maicon, Herrera e Abdoulaye, saem: Otamendi, Fernando e FucileCom a entrada de Abdoulaye, Mangala passou a ser o lateral esquerdo.
69 minutos: Jackson sai entra Ghilas; Sai Mangala entra Castro
76 minutos:
Iturbe! De fora da área, argentino arrisca um pontapé fabuloso de pé esquerdo, arqueado, que não dá hipótese de defesa ao guarda-redes do Marselha!

80 minutos: Saem Carlos Eduardo, Defour e Danilo; entram Licá, Reyes e Tiago Rodrigues
Marselha inicial: Samba; Fanni, Diawara, Lucas Mendes, Morel; Abdullah, Cheyrou, André Ayew, Amalfitano, J. Ayew e Gignac
Cartão vermelho: Morel. Lateral fez falta sobre Fucile e, já com o jogo interrompido, pontapeou a bola contra o defesa uruguaio. Marselha com menos um, (justíssimo a sancionar uma descarada agressão!)

Equipas técnicas para 2013/14 definidas


 Finalmente passam a ser conhecidas as equipas técnicas dos vários escalões para o futebol.
De realçar a substituição de Rui Gomes o anterior Mister da equipa "B" por Luís Castro.
Rui Gomes, de quem muito se esperava, atendendo aos dois títulos conquistados: campeão de sub-17 e sub-19, foi para mim uma relativa desilusão, porque no comando da equipa "B" não conseguiu dar continuidade aos êxitos que vinha obtendo na formação. Além disso, foi também para mim, uma desilusão, porque gostava do seu discurso, que me parecia deveras assertivo e ser também aquilo a que se chama um técnico competente e um motivador  (bom psicólogo) de grande qualidade.


12/07/2013 - Já são conhecidas as equipas técnicas para o futebol de formação portista da época 2013/14. As grandes novidades são a mudança de direcção técnica na equipa do FC Porto B, que conta agora com Luís Castro como responsável máximo, e a presença de Bino e Mário Silva na direcção das equipas técnicas, respectivamente, dos escalões Sub15 e Sub16.
Tendo desempenhado, durante os últimos sete anos, o cargo de director técnico do futebol de formação dos dragões, Luís Castro acumula agora essa função com a de novo responsável pela equipa B do FC Porto. Nuno Capucho mantém-se nos Sub19 e José Guilherme também ficará nos sub17, enquanto Bino assumiu a “pasta” dos Sub15 e Mário Silva a dos Sub16. António Folha, antigo timoneiro dos Sub15, passa para assistente de Luís Castro no FC Porto B.
Mantém-se assim a aposta na continuidade adoptada pelo clube, bem como a integração de ex-atletas nos quadros técnicos dos escalões jovens.
FC Porto BTeam Manager: Rui Carvalho
Team Manager assistente: Rui Silva
Treinador: Luís Castro
Assistentes: António Folha e José Tavares
Treinador de guarda-redes: Daniel Correia
Formação
Diretor Técnico da Formação: Luís Castro
Metodólogo: Vítor Frade
Coordenador Técnico: Fernando Bandeirinha
Coordenador Executivo: Paulo Noga
Sub-19
Team Manager: Rui Correia
Team Manager assistente: Francisco Soares
Treinador: Nuno Capucho
Assistentes: António Frasco e Fábio Moura
Sub-17Team Manager: Rui Silva
Treinador: José Guilherme
Assistentes: Vitor Matos e Bino
Sub-16Team Manager: António Machadinho
Treinador: Mário Silva
Assistentes: Álvaro Silva e Miguel Lopes
Sub-15Team Manager: João Sousa
Treinador: Bino
Assistentes: Rui Sá Lemos e Tiago Sobral
Sub-14Team Manager: Francisco Soares
Treinador: Miguel Lopes
Assistentes: António Frasco e Mário Silva
Sub-13Team Manager: Henrique Henrique
Treinador Sub13 A: Pepijn Linders
Assistente: Álvaro Silva
Treinador Sub-13 B: Simão Freitas
Sub-12Team Manager: Luís Paulo
Treinador Sub-12 A: Vitor Matos
Treinador Sub-12 B: Pedro Ferreira
Sub-11
Team Manager: Luís Afonso
Treinador Sub-11 A: Tiago Sobral
Treinador Sub-11 B: Tiago Moreira
Sub-10Team Manager: Francisco Mota
Treinador Sub-10 A: Rui Sá Lemos
Treinador Sub-10 B: Joaquim Pedro
Sub-9Team Manager: Ricardo SantosTreinador Sub-9 A: Miguel Pissarra
Treinador Sub-9 B: João Neves
Sub-8
Treinadores: Filipe Lacerda e Israel Dionísio


Team Manager - A partir deste momento, todas as questões que estiverem relacionadas com o marketing e patrocínios, serão tratados com o team manager

Paulo Fonseca Izmaylov e Quintero

Izmaylov é aposta do treinador, mas tem de se moldar aos conceitos que este pretende implementar. Paulo Fonseca exigiu-lhe rasgo, já depois de também ter insistido com os outros extremos.

 

Quintero assina pelo FC Porto

O FC Porto oficializou na CMVM a contratação de Juan Quintero. O contrato é válido por quatro temporadas e inclui cláusula de rescisão.
Quintero é oficialmente jogador do FC Porto. A SAD portista comunicou este sábado à CMVM a aquisição dos direitos desportivos e de 50% dos direitos económicos do jogador colombiano.
Juan Fernando Quintero Paniagua nasceu a 18 de janeiro de 1993 (20 anos) em Medellín (Colômbia). Mede 1,70 metros.

Quintero em acção_Ver aqui

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Paulo Fonseca

Porque são muito importantes para nós portistas, aqui ficam registadas as primeiras impressões à Comunicação Social do técnico principal de futebol do FC Porto.

"No FC Porto tudo gira em torno da vitória, que faz parte da identidade do clube e eu já estou imbuído nesse espírito. Trabalhámos duro estes dias e a equipa cresce a cada treino. Temos confiança no bom trabalho efetuado e queremos ganhar".
A seguir, falando dos objetivos para a próxima temporada, esclareceu:
"Trabalhamos para ganhar cada jogo e ser competitivos. Se tivermos uma equipa e uma estratégia capaz de ganhar a maior parte dos jogos, seremos competitivos para conquistar o título de campeão de Portugal e ganhar todas as competições no país, a começar pela Supertaça, no mês de Agosto. Portanto, o caminho é ainda longo. Devemos estar sempre concentrados nos nossos objetivos. Atualmente, o processo é treinar duro e construir uma equipa forte. Os jogadores são muito talentosos e dar-me-ão a resposta que eu espero".
"Treinar o FC Porto é um sonho que realizei. Vejo sempre o FC Porto como um clube que corresponde aos meus ideais, tanto ao nível do futebol como de organização. No passado, tive um contrato de jogador, mas desta vez é diferente. É um grande desafio e um grande projeto. Juntos, com o grupo fantástico que temos, vamos alcançar os objetivos".
O treinador do FC Porto deixou ainda uma mensagem de afeto aos adeptos que residem fora de Portugal, prometendo dar o máximo no jogo desta sábado para não defraudar as suas expetativas.
"Tenho consciência que é muito difícil estar longe do país e trabalhar duro para ter uma vida melhor. Os emigrantes são pessoas muito especiais. Trataram-nos sempre com uma grande simpatia e esperamos que sejam muitos os que nos vão apoiar em Sion. Podemos garantir-lhes que vamos exibir o melhor futebol que pudermos nesta altura da época".

Enredos do Futebol

Quem tem razão?
1 - Através de um comunicado emitido na noite desta quinta-feira, a SAD do Sporting reitera que o contrato de Bruma é válido até Junho de 2014 e a cláusula de cessação está estipulada em 30 milhões de euros.
  "A Sporting SAD recebeu hoje uma notificação judicial avulsa em que o jogador Bruma alega que "se encontra livre de qualquer compromisso para com a requerida a partir de 30 de Junho de 2013". Estamos a falar de uma notificação, encontrando-nos hoje a dia 11 de Julho de 2013, relativa ao passado dia 30 de Junho, o que revela bem a conduta de quem aconselha o jogador", pode ler-se no documento ".
 Resposta do Sporting :
 "Reafirmamos que o contrato de trabalho em vigor com o jogador se encontra devidamente registado nas instâncias competentes e estabelece que o mesmo cessará a 30 de Junho de 2014. Acrescente-se ainda que o montante indemnizatório definido para a cessação do contrato ascende ao montante de 30 milhões de euros".


Empresário de Ghilas
2 - A revelação é feita pelo empresário do jogador, que garante ainda que o presidente do Moreirense não era obrigado a avisar o argelino do acordo com os "leões". Romeu Magalhães, empresário de Ghilas, garantiu, à Rádio Renascença, que o avançado "está à margem da situação do pré-acordo", a propósito do direito de preferência exercido pelo Sporting, explicando que Vítor Magalhães, presidente do Moreirense, "não era obrigado" a comunicar ao jogador o acordo que tinha feito com o clube leonino.
 

 

Eis um bom exemplo para Iturbe

Relativamente ao comportamento de Iturbe, sempre a produzir notícias na Imprensa desportiva, eis aqui um excelente exemplo de humildade para Iturbe, e, é bom que tenha a cabeça no FC Porto...
Tiago Rodrigues, é desta massa que se fazem os campeões!

Afirmações atribuídas a Tiago Rodrigues

"Não tenho pressa, sou um jogador paciente e acredito que com trabalho tudo se consegue", disse Tiago Rodrigues, aceitando discutir a eventualidade de acabar emprestado meses depois de ter sido contratado pelo FC Porto.
O médio ex-Vitória de Guimarães, presente no flash-interview que antecedeu o treino da manhã, referiu-se ainda ao treinador do Paulo Ferreira. "É um treinador bastante diferente, ouve também as opiniões dos jogadores", disse. Sobre o que pede aos jogadores ao meio-campo, Tiago Rodrigues revela. "Quer que no meio-campo a bola circule muito e que chegue depressa ao ataque", disse, explicando que: "no Vitória tinha de ir buscar a bola mais atrás. Mas tanto posso jogar como 8 ou 10".
"Nesta equipa olha-se para o campo e estamos sempre a aprender. Há jogadores que são referência, como Lucho e Fernando", disse Tiago Rodrigues, não deixando de destacar ainda mais o argentino: "Estou sempre a aprender com Lucho".

Amigos portistas

É um facto que entre nós há aqueles mais ponderados que apelam ao bom senso e há outras personalidades mais propensas à especulação.
Mas desde que não se denegrida o nosso FC Porto, não é por mais ou menos especulação que vem o mal ao mundo.
Sou apologista que se deixe argumentar (especular, dizer de sua justiça) aqueles que têm a imaginação mais fértil, no máximo servirá sempre como motivo de contestação e de controvérsia (discussão) para entreter o pessoal.

Relativamente ao Plantel: entrada e saída de jogadores, sou de opinião que devemos confiar nos competentes profissionais que o FC Porto contratou para resolverem esse assunto e esperar pelas suas (deles) decisões. Porque é evidente que alem de nos faltar bagagem para decidir nestes campos, também não temos na nossa posse os dados todos que nos permitam ser assertivos a decidir .

FC Porto sempre!

PS - E cá estaremos para filtrar, se for caso disso...!

Sábado um teste mais exigente frente ao Marselha

Continuam os treinos bi-diários em bom ritmo com o objectivo de se melhorar a performance (desempenho) dos atletas tendo em vista superar os próximos (futuros)desafios que a equipa portista vai ter de ultrapassar (vencer). Até ao momento, pelo menos, o plantel tem reagido muito bem às cargas que lhe tem sido ministradas, ou seja, ao esforço que lhe tem sido pedido.
Paulo Fonseca até já fez questão de manifestar publicamente a sua satisfação pelo empenho demonstrado por todos os seus futebolistas.
A expectativa dos adeptos agora, é confirmar se o trabalho feito até agora vai já começar a dar frutos no próximo sábado, que é o que todos esperamos...!
É que o teste de sábado dia 13/07/2013 será já muito mais exigente do que o último jogo disputado e vamos ver como os dragões se comportam perante as dificuldades que o adversário não deixará com certeza de nos impor. Se bem que e para já, as perspectivas sejam animadoras.


11/07/2013 - Quarto dia de estágio com mais dois treinos

Na ressaca da goleada sobre o Maastricht (6-0), naquele que foi o primeiro teste ao FC Porto versão 2013/14 nesta pré-temporada, o tricampeão nacional voltou a realizar duas sessões de trabalho em Horst, na Holanda, local que acolhe o estágio dos Dragões até ao próximo dia 14 de Julho.
Com o boletim clínico em branco, o técnico Paulo Fonseca voltou a contar com todos os elementos disponíveis nos dois treinos ministrados esta quinta-feira.  Para sexta-feira está agendada nova “dose dupla”. De manhã, treino às 10h aberto à comunicação social e precedido de uma superflash com um jogador do FC Porto. À tarde, nova sessão de trabalho às 17h30, à porta fechada.
Recorde-se que o próximo jogo particular do FC Porto realiza-se este sábado, dia 13 de Julho, frente ao Marselha. O encontro com a equipa francesa, inserido na Taça Valais, disputa-se em Sion, na Suíça, e está agendado para as 19h30 (em Portugal Continental).

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ainda o caso Bruma

Pelos vistos os leões tentaram imitar os benfiquistas quando estes desviaram (raptaram) o Eusébio de Alvalade para o clube da águia...
 
Cátio Baldé, tutor e representante de Bruma, tornou pública uma tentativa de rapto ao jogador na noite de quarta-feira, alegadamente perpetrada por elementos da claque Juventude Leonina.
"É um assunto muito grave e desagradável. Ontem (quarta-feira) o Bruma foi alvo de uma tentativa de rapto por parte da Juve Leo. Já está registada a queixa", afirmou Baldé, à Antena 1, que atribuiu as culpas pelo sucedido ao Sporting.
"É o resultado da intransigência e teimosia do Sporting. Convenceram-se que tinha de ser tudo como queriam. O Bruma rescindiu com o empresário que tinha de forma a facilitar um diálogo mais claro com o Sporting e mesmo assim não aproveitaram. Por isso, avançou com a nulidade do contrato", referiu, antes de negar um acordo com o FC Porto.
"O FC Porto é rumor. Penso que a ideia do advogado de rescindir é a de convidar o Sporting a avançar com uma negociação. Espero que depois disto as pessoas ainda façam alguma coisa para que exista um entendimento".

 
PS - Bruno de Carvalho não gostou de ver o Ghilas nos Dragões
O presidente do Sporting não gostou de ver o argelino no Dragão quando o Sporting tinha um direito de preferência.

Paulo Fonseca gostou daquilo que viu

Para os portistas como eu é sempre bom estarmos atentos ao que o nosso novel treinador diz e saborearmos o seu discurso...!

Paulo Fonseca destacou a atitude dos jogadores, naquele que foi o segundo jogo na pré-época dos portistas.
"É sempre importante vencer, e ganhámos de forma clara. Tivemos bons momentos, alguns deles que não resultaram em golo, o que é aceitável nesta altura da época.

Os jogadores têm sido fantásticos: na atitude e esforço, há uma clara intenção de tentar passar para o campo aquilo que treinamos. Estamos satisfeitos por tudo (entenda-se: pelo trabalho desenvolvido pelos jogadores durante o jogo) o que o jogo nos ofereceu".
Reforços: "É sempre bom quando marca, mas o mais importante é que perceberam que o caminho que estamos a traçar levam-nos à vitória e aos resultados, como este. Compreendemos que ainda há muito para evoluir, pois foi apenas o segundo jogo e os jogadores estão a esforçar-se ao máximo. O próximo jogo vai obrigar-nos a outro nível, o que será bom" para aquilatar da qualidade da nossa equipa (plantel).


Ver aqui os principais lances do jogo

Affaire Bernard

Finalmente definida a data para a possível transferência. Bernard se vier, só depois da final da Taça dos Libertadores.

Depois de ter perdido por 2-0 na Argentina, a equipa brasileira começou da melhor forma esta partida, com um golo logo aos 3 minutos, apontado por Bernard.
O Atlético Mineiro disputa a primeira mão da final dia 17, em casa do Olimpia, do Paraguai, e joga no Brasil dia 24. Apenas depois dessa data poderá ser acertada a eventual mudança de Bernard para o Dragão, uma que vez que o internacional brasileiro se comprometeu a ficar no clube enquanto este se mantivesse a disputar a Taça dos Libertadores.

Ghilas e Jackson 3 e 4 golos, conversa com os 8 médios

No final do treino Paulo Fonseca ficou a falar com os oito médios possivelmente a informá-los sobre as suas (dele) intenções quanto à possibilidade de ficar no FC Porto com todos ou só com alguns deles. Provavelmente aqueles que não se conseguirem impor no plantel serão emprestados.
Os exercício de finalização reservados para o treino desta quinta-feira valeram 10 golos, sete deles apontados pelos dois avançados da equipa. Depois de terem marcado na véspera frente ao Maastricht, Ghilas fez mais três no treino e Jackson respondeu com... quatro.
Para além desse momento, de referir ainda que o plantel continua sem baixas neste arranque de temporada e que Paulo Fonseca ficou a conversar, no final da sessão de trabalho, durante cerca de 10 minutos com os oito médios da equipa (Fernando, Castro, Defour, Lucho, Herrera, Carlos Eduardo, Josué e Tiago Rodrigues).

FC Porto vence jogo na Holanda, Moses Odjer e Lei do fora de jogo

O FC Porto vence sem dificuldade os holandeses do Maastricht, no segundo jogo da pré-época.
O primeiro onze de Paulo Fonseca
FC Porto: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Ghilas e Licá.


Maastricht: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo

1 – 0 Varela! Pontapé acrobático na pequena área, depois de um livre batido por Josué, do lado esquerdo.
2 – 0 Ghilas! Jogada de Lucho, Ghilas a antecipar-se ao guarda-redes Castro e a fazer o segundo dos dragões
3 – 0 Castro! Recuperação de Ghilas, pelo lado direito, e assistência para Castro que, no miolo, não perdoou.  
 


46 Minutos 2ª equipa do FC Porto


FC Porto: Cadú; Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando; Defour e Carlos Eduardo; Kelvin; Jackson e Izmailov
4 – Jackson! Cruzamento largo de Otamendi, pelo lado direito, com Jackson, ao segundo poste, a não facilitar
5 – Kelvin a ser derrubado na área. Iturbe! Guarda-redes para um lado, bola para o outro
6 – 88 minutos Izmailov! Remate cruzado, com o pé esquerdo, sem hipóteses de defesa


Moses Odjer confirmou o interesse do FC Porto e do Benfica, quando convidado a comentar a cobiça do... Liverpool. O jovem talentoso, de apenas 16 anos, e que tem brilhado pelo Gana no Mundial Sub-20, captou a atenção de vários clubes europeus, entre eles, pelos vistos, FC Porto e Benfica.
Moses Odjer é médio, de apenas 16 anos, joga com o pé esquerdo, e ainda está vinculado ao Tema Youth, equipa do Gana.

A nova lei dos Fora de jogo: Agora mais confusa ainda

Extraordinária coisa, esta das novas orientações da FIFA quanto à lei do fora de jogo. Em cada dez polémicas de arbitragem, umas três são relativas a cartões vermelhos, quando muito uma é relativa a uma bola ter ou não entrado na baliza e pelo menos umas cinco são relativas a foras de jogo. Pois para o tal caso da bola há agora tecnologia de ponta. Já para os foras de jogo, não só não há nada, como ainda se complicam as regras. Por mim até fico contente, pois isso significa que, com ou sem Olho de Falcão, o futebol vai continuar a ser um jogo de homens. Mas sempre quero ver que tipo de homem vai aprender a aplicar devidamente a lei (ainda por cima em frações de segundo) segundo a qual um avançado está em fora de jogo efetivo - portanto, não apenas posicional - se, algures no seu movimento, tapar a visão do lance a um defesa. Vão por mim: a redução do número de golos ainda vai ser o menor dos malefícios disto.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Quiñones, desfeita a minha dúvida

Segundo consta Quiñones não fica no plantel
...a única certeza é que Quiñones provavelmente será emprestado a um clube da I Liga.

O processo Bruma, Bruno a tentar atrofiar o miúdo

Afinal contrariamente ao publicitado em A Bola, ninguém do FC Porto abordou Bruma, portanto os incendiários do panfleto da queimada que se abstenham...
Bruma foi esta terça-feira associado ao FC Porto pelo jornal "A Bola", mas Cátio Baldé já esclareceu que a informação não tem qualquer fundamento.
 "Não sei de onde saiu essa notícia. Ninguém do FC Porto falou comigo e penso que também não terá falado com o advogado (Bebiano Gomes) ou o atleta", referiu o representante do extremo à Rádio Renascença.
  Os leões gostavam de encontrar-se a sós com Bruma, mas o representante do internacional sub-20 português afiança que não irá admitir o cenário. "O Sporting não pode reunir-se só com o Bruma. Pode convocar o atleta, chamá-lo e dar-lhe ordens enquanto funcionário do clube, mas não pode, nem nós vamos admitir, que o faça para negociar", frisou. "No tempo dos majores é que o jogador assustava-se e assinava".
 Baldé lamenta que, pelo que fez no Mundial de Sub-20, Bruma "nunca tenha recebido um telefonema de um dirigente do Sporting". "Só disseram para se encontrarem para negociar quando chegou".


PS - Bruno de Carvalho quer aproveitar-se da inexperiência do miúdo
Se a proposta do Sporting tem assim tantos méritos e é vantajosa para as duas partes porquê a recusa de negociar com os representantes do jogador presentes...?!
Bruno de Carvalho conta com o jogador nos trabalhos de pré-época a partir de quinta-feira e é na Academia que pretende convencer o miúdo dos méritos da proposta leonina para a renovação.
O impasse no processo de renovação contratual prossegue, mas o Sporting acredita que a integração de Bruma nos trabalhos de pré-temporada, agendada para quinta-feira, pode permitir a aproximação de pontos de vista e um rumo compatível com a prolongação do vínculo.
É que Bruno de Carvalho, o presidente do clube, não está disposto a sentar-se à mesa com o advogado que representa Bruma (não será caso para pensar, aqui há mouro na costa?), sem que o jogador esteja presente, mas acredita que, com o atleta de regresso à Academia, longe da influência dos seus representantes, pode convencê-lo (baralhá-lo) dos méritos da proposta de renovação que os leões querem apresentar ao miúdo que se transformou na principal estrela de Portugal no Mundial de sub-20 e um dos grandes valores revelados por esta competição.

Paulo Fonseca melhorou o seu currículo, e JJ

O Paulo Fonseca ficou em terceiro lugar mas a insignificantes décimas do primeiro... e alem disso, tenho muitas dúvidas que os que ficaram à sua frente no curso sejam melhores treinadores do que ele. Aliás na minha opinião, olhando ao currículo dos três, não tenho dúvidas nenhumas que o Paulo Fonseca é superior em competência a qualquer um deles.

Depois de na última temporada ter levado o Paços de Ferreira a um histórico terceiro lugar, Paulo Fonseca passou a deter o mais elevado nível de formação de treinadores, concluindo o curso com uma nota de 16,4 valores.
 O resultado mais elevado, 17 valores, foi conseguido por Filipe Almeida, preparador físico que acompanhou Vítor Pereira, antigo treinador do FC Porto.

Francisco Neto, coordenador da Associação de Futebol de Viseu, obteve a segunda melhor nota do curso, 16,6 valores.

PS - Fanfarronadas
...O risco que JJ corre: verem-no como o homem que acreditava que espantava girafas…
…não para escapar à aparência do espírito ZEN que mostra que – Aquele que se eleva nas pontas dos pés não está seguro…
…que os benfiquistas passem a vê-lo apenas como o lunático que agita o chapéu vermelho acreditando, pio, na sua fantasia e no ser mesmo bom a afastar girafas (ou dragões…) – e na realidade não…

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Quintero e Bernard dois futebolistas muito promissores

Segundo consta na Imprensa desportiva o FC Porto estará interessado nestes dois jovens futebolistas com grande margem de progressão.
Por aquilo que me pude aperceber lendo alguns jornais desportivos o Quintero será talvez o mais acessível quanto à possibilidade de ser contratado pelos Dragões, porque Bernard depois de ter confessado em off que não pretendia um clube rico, mas um clube bom onde pudesse progredir e construir a sua carreira sem problemas, já veio numa espécie de desmentido anunciar que não voltava a abordar o tema da possível transferência para outro clube porque o presidente do seu actual clube lhe deve ter puxado as orelhas pelo seu desabafo, e afirmado que há outros candidatos ao concurso de Bernard, e por isso o jogador tem de estar calado de modo a salvaguardar os interesses económicos do Atlético Mineiro que pretende inflacionar o preço do jogador, ou seja, sacar (xular) o máximo possível do clube pretendente, no caso, o FC Porto, se os seus responsáveis se atreverem a tentar contratá-lo.

Pré-temporada 2013/14, comitiva para Eindhoven

08/07/2013 - Atsu e Rolando já se sabia devido aos antecedentes, agora relativamente a Quiñones confesso alguma surpresa e a minha ignorância pelo facto de não viajar com a comitiva para cumprir a pré-temporada em Eindhoven, na Holanda. Será só porque vai continuar a evoluir na equipa "B", ou também está no lote dos dispensáveis...?
Ghilas, último reforço do FC Porto, e os mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes são as novidades presentes na comitiva azul e branca de partida para o estágio na Holanda, a qual está agendada para as 15 horas desta segunda-feira. Sendo que os mexicanos do FC Porto pisaram pela primeira vez, esta manhã de segunda-feira, o relvado do Olival para cumprir o respectivo treino antes de viajarem com a comitiva em voo charter para Eindhoven, na Holanda, onde irá decorrer o estágio de pré-temporada.

Rolando que não faz parte dos planos de Paulo Fonseca para a nova temporada, deve ser negociado pelo clube. Situação idêntica para Atsu (recusou-se a renovar), e o lateral colombiano, que esta manhã treinaram com a equipa B, sendo certo que irão integrar o plantel de Luís Carlos.
A morte de um familiar próximo adiou para o fim do dia a viagem de Josué, enquanto o jovem avançado Ricardo, que representou Portugal no Mundial de sub-20 na Turquia, terá direito a férias prolongadas e só irá juntar-se à equipa durante o estágio.
Depois da habitual palestra aos jogadores, Paulo Fonseca concedeu especial atenção a Héctor Herrera e Diego Reyes, com quem conversou alguns minutos, numa sessão em que se notou ainda Jackson Martínez, a cumprir o primeiro treino depois das férias.


PS - Atsu é capaz de estar mal aconselhado. Quanto ao Rolando falou muito, antes do tempo, e afinal, acabou por não justificar as suas (dele) pretensões a um lugar ao sol no futebol internacional.

PS1 - É ao som dos pássaros, num ambiente bucólico e com a copa das árvores a cintilar na paisagem, que o F. C. Porto começa hoje o estágio de pré-temporada em Horst, uma pequena localidade holandesa perto da cidade de Venlo.

Instalações na Holanda_Ver aqui

25 Futebolistas seguiram viagem para Horst - Holanda



O plantel do FC Porto já seguiu viagem rumo a Horst, na Holanda, onde vai cumprir um estágio de uma semana. A comitiva inclui 25 atletas, sendo que Josué se integrará posteriormente no grupo, tenho ficado em Portugal devido à morte de um familiar próximo.
Antes da viagem, houve sessão de trabalho matinal no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, no Olival, já com as presenças do colombiano Jackson Martínez e dos reforços mexicanos Héctor Herrera e Diego Reyes.
Esta terça-feira, o estágio em Horst arranca com uma superflash, às 9h45, seguida de um treino, às 10h, aberto à comunicação social. Às 17h30 há nova sessão, à porta fechada.
Lista dos futebolistas que seguiram para Horst: Castro, Kelvin, Fabiano, Abdoulaye, Alex Sandro, Danilo, Fernando, Helton, Lucho, Maicon, Mangala, Otamendi, Varela, Defour, Kadú, Izmaylov, Fucile, Iturbe, Tiago Rodrigues, Licá, Carlos Eduardo, Jackson, Herrera, Diego Reyes e Ghilas.

Nabil Ghilas assinou por quatro épocas

08/07/2013 - Finalmente Ghilas assinou, é jogador do FC Porto!
E já segue hoje à tarde com a comitiva dos Dragões para um estágio de pré-temporada na Holanda.
Resta-me desejar-lhe sorte e que ganhe muitos títulos nos Dragões

 Nabil Ghilas já é jogador do FC Porto. O argelino assinou esta segunda-feira até Junho de 2017, num contrato que prevê uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Em exclusivo para o Porto Canal e para o www.fcporto.pt, Ghilas prestou as primeiras declarações como jogador do clube tricampeão nacional.
O avançado de 23 anos, ex-Moreirense e Cassis Carnoux (França), confessou que está muito contente por este novo passo na carreira. “É um clube muito grande, a maior equipa em Portugal e um dos grandes da Europa. Foi o clube de que mais gostei quando cheguei aqui a Portugal”, declarou. “Os meus objectivos passam por trabalhar muito e jogar o mais possível. Venho para aprender e espero ser campeão este ano”, disse.
Em relação ao seu novo clube, Ghilas demonstrou faro para golo: “Sei que o FC Porto tem muitos adeptos e que é o clube do coração de muitos. Estou muito feliz por estar aqui”.

A marca de Pep Guardiola

Expectativa é o termo certo para definir o sentimento dos adeptos em relação ao novo futebol do Bayern, ou seja, a interrogação sobre a qualidade do futebol da equipa, será que vai melhorar, será que vai continuar a ganhar títulos? O futuro dirá.
Para já atendendo à categoria do novo técnico, as expectativas são grandes e justificadas!

Depois de uma temporada em que o Bayern ganhou tudo e encantou, Guardiola assume a difícil sucessão de Heynckes. Mexer numa máquina trituradora não se afigura fácil, mas Guardiola não resistirá a introduzir a sua marca. Klopp, treinador do Borússia de Dortmund, volta a apontar baterias para a Bundesliga e procurará fazer-lhe frente com o seu entusiasmante e asfixiante futebol a todo o gás.
Aperfeiçoar o que é quase impossível de melhorar assume-se como o seu grande desafio. À frente de um plantel fortíssimo e vasto, reforçado até agora pela pérola Goetze e pelo defesa-central Kirchhoff, Guardiola parec e inclinado a abandonar o 4x2x3x1 que suportou a época de ouro bávara e a introduzir o seu habitual 4x3x3, algo que ficou visível nos dois primeiros particulares, onde testou o 3x4x3, com meio-campo em losango, como sistema alternativo.
Se o futebol de toque e a pressão forte em todo o campo são características em comum entre os modelos de Heynckes e Guardiola, a utilização de um nove mentiroso, com o qual o catalão ganhou tudo o que havia para ganhar, poderá ser a grande novidade, contrariando a identidade Bayern, que sempre privilegiou a utilização de uma referência ofensiva com mais presença física, à imagem de Mandzukic, Gomez e Pizarro.
Ribéry, com o vínculo contratual renovado até 2017, parece ser a principal opção para falso nove, mas Muller, Goetze e Robben também são cogitados para desempenhar esse papel. O posicionamento de Javi Martínez, capaz de ser utilizado como médio-defensivo ou defesa-central, é outra das questões que se colocam, já que Schweinsteiger e Kroos parecem mais talhados para ocupar o espaço interior. Resta saber se Luiz Gustavo, titular no Brasil de Scolari, encaixa no perfil de 6 do técnico catalão, que nos primeiros dias de trabalho tem trabalhado o dinamarquês Hojbjerg, de apenas 17 anos, nessa posição fulcral.

Ghilas vai finalmente assinar

Segundo consta, falta resolver um detalhe para Ghilas poder assinar pelos Dragões... que detalhe (aresta a limar?) será esse, é o que eu gostava de saber, só por curiosidade.
Ghilas vai assinar contrato com o FC Porto válido para as próximas quatro temporadas, seguindo à tarde com a comitiva para o estágio de pré-temporada na Holanda. Há acordo total entre todas as partes - jogador e clubes -, mas o Moreirense tem ainda que resolver um detalhe que não vai impedir o avançado de reforçar os tricampeões nacionais.

domingo, 7 de julho de 2013

Diego Reys the best defender

Amigos Portistas!
Não há dúvida que o Diego Reys é um jovem muito promissor. Tem: óptima estatura para jogar futebol, raça (boa atitude) e excelente técnica (show de bola).
Só precisa de se adaptar ao futebol da equipa do FC Porto, desenvolver um pouco mais o físico (musculação) e ganhar maturidade para vir a ser um caso sério no futebol português...!
Desejo-lhe muita sorte: que não se lesione e seja feliz...!

FC Porto Fans / Supportes
The best young defender
Mexico 2011 Rookie of the yea

Diego Reys_Ver aqui

sábado, 6 de julho de 2013

Paulo Fonseca: um bom ensaio

Para já podemos concluir que se tratou dum bom ensaio, já a mostrar que todos os participantes no ensaio se esforçaram por cumprir e estão mobilizados e motivados para tentar ganhar um lugar na equipa...!
O FC Porto efectuou um treino conjunto com o Valadares, neste sábado de manhã, no Olival, num ensaio que rendeu 14 golos. Debaixo das elevadas temperaturas que se fizeram sentir, Varela (por quatro vezes), Carlos Eduardo, Iturbe, Defour, Castro, Josué, Atsu, Fernando, Lucho, Mangala e Danilo fizeram o gosto ao pé.Em declarações ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, Paulo Fonseca era um treinador satisfeito no final do apronto e da primeira semana de trabalho: “O resultado era o menos importante. Procurávamos avaliar a transferência para o jogo daquilo que treinámos e houve aqui intenções bem claras de transportar para o encontro tudo aquilo que temos vindo a treinar nesta semana. Não podia estar mais satisfeito, os jogadores têm sido de uma entrega e de uma disponibilidade notável e estou obviamente satisfeito pela abertura deles às nossas ideias e também pela execução do que treinámos”.
“O que tenho sentido de todo o grupo de trabalho é uma grande abertura e uma grande motivação. Os jogadores sabem que todos partem em pé de igualdade e que esta fase preparatória é importante para definirmos, em termos de futuro, o que é que poderá vir a ser a nossa equipa”, realçou Paulo Fonseca. “Todos estão a trabalhar de uma forma bastante determinada e isso obviamente facilita a nossa tarefa no campo, visto estarmos num processo em que tem que haver um conhecimento gradual e profundo das nossas ideias e da nossa forma de estar. Vamos continuar a evoluir como equipa para podermos chegar à Supertaça já num momento bastante considerável”, finalizou o treinador do FC Porto.
O ensaio frente à equipa da I Divisão da AF Porto foi o término desta primeira semana de trabalho dos Dragões, que não contou com a presença de Reyes, Herrera, Jackson e Ricardo, devidamente autorizados. O regresso ao trabalho está agendado apenas para segunda-feira, às 10h, no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Durante a tarde de segunda-feira a comitiva do FC Porto viaja para Horst, na Holanda, onde cumpre o estágio de pré-temporada. O voo é às 15h, com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, estando a chegada a Eindhoven prevista para as 18h45 locais (17h45 em Portugal Continental).