domingo, 8 de fevereiro de 2009

FC Porto 1 SLB 1 - Liga Sagres

Mais uma vez ficou provado que esta equipa do FC Porto não sabe jogar contra equipas que se fecham bem, jogam na contenção, e exploram o contra-ataque. 
Ùltimamente tem sido assim: Marítimo, Trofense, Rio Ave, etc...
E este facto, quer queiramos quer não, é da responsabilidade da equipa Técnica (Jesualdo Ferreira e José Gomes).
É caso para questionar: afinal para que serviu poupar a equipa principal ao desgaste do jogo de quarta-feira em Alvalade, se a equipa do FC Porto hoje, nunca foi capaz de ultrapassar a equipa do Benfica (em velocidade e resistência) que até jogou a meio da semana para a Taça da Liga!

Mais.Gostaria de ver a equipa do FC Porto a praticar um futebol mais agressivo (rápido sobre a bola), a jogar em antecipação e a não dar espaços aos adversários. E tambem gostaria de ver melhor organização de jogo, mais ligação entre todos os sectores, mais e melhor conjunto. Verifico que a equipa vive muito dos 4  defesas mais o trinco (Fucile, Rolando, Bruno Alves, Cissokho e Fernando, que são os únicos que sabem defender)  para reconquistar a posse da bola e depois só sabe fazer lançamentos longos em profundidade, os quais são na maioria dos casos interceptados pelos defesas adversários.

Depois esta equipa azul e branca precisa de ter médios possantes, agressivos, especialistas a defender e a atacar. Verifico que tanto o Lucho como o Meireles são bons a construir, mas muito macios a destruir. 
No ataque o Lisandro e o Rodriguez têm fibra, o Hulk porém parece estar a baixar de rendimento.

Conclusão: a continuar a jogar assim, dúvido muito que esta equipa do FC Porto consiga ultrapassar os obstáculos e atingir os objectivos.

PS - Lances de bola parada

Está visto que esta equipa do FC Porto tem dificuldade em defender os lances de bola parada. Chega a ser confrangedora a facilidade com que os adversários cabeceiam à vontade na grande área dos azuis e brancos. A equipa não marca homem a homem, não estorva, não atrapalha suficientemente bem os movimentos dos adversários, para pelo menos lhes retirar precisão.
Esta é uma das responsabilidades (falhas) da Equipa Técnica que devia providenciar no sentido de (exigir) treinar devidamente este tipo de lances a fim de garantir um mínimo de eficácia. Não é só de agora, já há muito tempo que venho detectando a atrapalhação desta equipa do FC Porto perante os lances de bola parada, quer seja a defender, quer a atacar. Inclusivamente somos inofensivos na grande área adversária. Há quanto tempo não marcamos um golo num pontapé de canto! 

...castigo para a desconcentração portista, pois é conhecida a perícia encarnada neste tipo de lances e contrariá-la terá sempre de fazer parte de qualquer estratégia de vitória.

PS 1 - A táctica do Quique Flores

...principalmente por Quique Flores, que previamente havia admitido o empate como um bom resultado. Porque acreditava nessa hipótese, armou a equipa de molde a que nunca se desorganizasse em termos defensivos, aceitasse jogar em função do adversário e, caso fosse possível, chegar ao golo através de um lance de bola parada, uma vez que desde há tempos tem essa componente bem trabalhada e a render pontos com frequência.
...Quique Flores, que previamente havia admitido o empate como um bom resultado. Porque acreditava nessa hipótese, armou a equipa de molde a que nunca se desorganizasse em termos defensivos, aceitasse jogar em função do adversário e, caso fosse possível, chegar ao golo através de um lance de bola parada, uma vez que desde há tempos tem essa componente bem trabalhada e a render pontos com frequência.
Mesmo em cima do intervalo, uma dessas arremetidas resultou em canto e Yebda, com a lição bem estudada, movimentou-se na área com rapidez e surgiu a cabecear ao primeiro poste, sem marcação, fazendo o golo. Prémio para o trabalho de laboratório de Quique Flores.

FICHA DE JOGO

Liga, 17ª jornada
8 de Fevereiro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.110 espectadores

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos
4º árbitro: João Capela

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Rodriguez
Substituições: Raul Meireles por Mariano (65m) e Lisandro por Farías (87m)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov, Guarin e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira

BENFICA: Moreira; Maxi Pereira, Luisão «cap», Sidnei e David Luiz; Ruben Amorim, Yebda, Katsouranis e Reyes; Aimar e Suazo
Substituições: Suazo por Di Maria (61m), Reyes por Nuno Gomes (86m) e Aimar por Carlos Martins (90m)
Não utilizados: Quim, Cardozo, Binya e Jorge Ribeiro
Treinador: Quique Flores

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Yebda (45m) e Lucho (72m, g.p.)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando (50m), Maxi Pereira (51m), Katsouranis (63m) e Yebda (70m)




2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Desilusão, desencanto e frustração.

Mais uma vez em casa, o F.C.Porto ficou aquém das expectativas e foi incapaz de ganhar um jogo. E não ganhou porque tem dificuldades em jogar ao ataque, em ter bola, em controlar a partida. Se no melhor período marca...ainda consegue ganhar, mas se isso não acontece, é um futebol que vive à base de fogachos, ora de Hulk, ora de Rodríguez, porque Lisandro é uma sombra do jogador que encantou na temporada passada.
Depois, Jesualdo a ver que o Benfica tinha clara superioridade numérica no meio-campo, nunca corrigiu, deixou que a equipa de Quique jogasse à vontade - Moreira não teve nenhum trabalho -, controlasse, dominasse e mesmo depois do empate, não forçou à procura da vitória, parecendo conformada e amedrontada, contentando-se em não perder.

Enfim do mal o menos e continuamos a liderar, mas desperdiçamos uma oportunidade de dar uma machadada fatal nos rivais de Lisboa.

Sobre Proença, é preciso dizer que ficou um penalti claro sobre Lucho com o resultado em 0-0, que a ser marcado e convertido, podia dar origem a um jogo totalmente diferente.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro José Campos, é preciso acrescentar que se o Yebda não fizesse falta, o Lisandro ficaria em boa posição para visar a baliza do Benfica.

Abraço