sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nomeação conveniente para os encarnados

Árbitro nomeado para apitar o clássico, FC Porto x SLB   -   Liga Sagres

Despudor na nomeação dos árbitros para certos jogos.

Benfiquista ferrenho e de Lisboa, Pedro Proença foi agora nomeado para dirigir o jogo no Dragão. Não há dúvida que foi uma nomeação cirúrgica e muito conveniente para os encarnados. Tal é o medo que eles têm da equipa do FC Porto. É claro e evidente. Há que jogar pela certa.

Só os tolos ou os ingénuos é que acreditam (ser inocente) que esta coisas acontecem por acaso.

Pedro Proença está há um mês de férias

Um mês de férias antes do clássico

Jorge Fonseca – em OJOGO

Desde 4 de Janeiro que não se ouvia falar de Pedro Proença. Nessa data, no Estádio da Madeira, na Choupana, o árbitro de Lisboa orientou o primeiro e último jogo deste ano - o Nacional-FC Porto - voltando mais de um mês depois a envergar o equipamento para dirigir um dos jogos mais desejados e complicados da Liga Sagres, o FC Porto-Benfica. Integrando-se num lote de escolhas possíveis muito reduzido - além dele, só Jorge de Sousa e Olegário Benquerença pareciam reunir unanimidade como candidatos -, acabou por sair da sombra e figurar como opção da Comissão de Arbitragem da Liga, com Vítor Pereira a manter viva a vontade de não nomear o árbitro de Leiria para os jogos mais importantes, ao passo que Jorge Sousa foi "desviado" para Alvalade. Será assim a terceira vez que o árbitro de Lisboa se vai cruzar esta temporada com o FC Porto, depois do empate (0-0) em Vila do Conde e da vitória dos dragões na Choupana (4-2), no jogo acima referido. Já no que concerne às águias, apenas por uma ocasião dirigiu jogos do clube da Luz, na circunstância o de Coimbra, que terminou com a vitória encarnada por 2-0. Sendo a sua principal actividade profissional a de director financeiro, Pedro Proença viveu, no Estádio do Dragão, a polémica mais mediática da sua carreira quando, na época passada, uma bola de Polga que Stojkovic agarrou foi por ele interpretada como um atraso para o guarda-redes sérvio. Os dragões, na cobrança de um livre indirecto, transformaram-no no golo da vitória. Essa decisão desencadeou uma guerra com os leões que se estende até ao presente. Mas não foi tudo, já que o hábito de querer manter a sua verdade seja contra quem for fê-lo também viver anos antes, em Moreira de Cónegos, uma situação caricata, recusando-se durante largos minutos a abandonar o centro do relvado, imune aos apupos que vinham da bancada.

25,1 É o terceiro árbitro da I Liga que menos faltas marca: média de 25,1 por jogo, apenas suplantado por Pedro Henriques (23,8) e Nuno Roque (22).

19 Exigente no capítulo disciplinar, Pedro Proença já exibiu 19 vezes o cartão amarelo, á média de 6,3. Acima só Cosme Machado (6,7) e Bruno Paixão (7).

2 Foram as vezes, esta época, que já dirigiu jogos do FC Porto enquanto para o Benfica apenas foi nomeado uma ocasião.

1 comentário:

dragao vila pouca disse...

Vamos a eles como Dragões!
Com Proença ou contra Proença se for preciso.
Amanhã gritarei até que a voz me doa.

Um abraço