quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

SCP 4 (2 golos de Xistra) FC Porto 1

Mais uma vez, infelizmente para a arbitragem Nacional, eu tinha razão ao pôr em dúvida a isenção do Carlos Xistra.

2 golos de Carlos Xistra (penaltis forçados,muito discutíveis) começaram a desenhar a derrota da equipa do FC Porto.

Já se sabia que com este árbitro seria quase impossível a equipa do FC Porto construir um resultado favorável.

Só os hipócritas ou os incautos afirmam não se preocupar com (os critérios dos árbitros) as arbitragens. Nós tentamos não ser uma coisa nem outra.

Em lance muito discutível o F.C. Porto, sofreria novo revés a cerca de 10 minutos do final da primeira parte, numa altura em que viu ser assinalada uma grande penalidade inexistente em seu desfavor, convertida posteriormente por Romagnoli.

Outra vez em lance de novo muito discutível o Romagloli viria a bisar, já no reatamento da partida, novamente através da conversão dum castigo máximo. Numa disputa de bola natural entre Sapunaru e Postiga, o árbitro voltou a não ter dúvidas e a decidir em prol do conjunto da casa. A partir de então, o encontro mudou de feições e, pese embora a coragem e força de vontade patenteadas pelos Dragões...

Dois castigos máximos que tenho a certeza se fossem na área do Sporting o Xistra teria feito vista grossa

FICHA DE JOGO

Taça da Liga (Meias-finais)
Estádio de Alvalade, em Lisboa (4 de Fevereiro de 2009)

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Assistentes: Luís Marcelino e Valter Oliveira 

4º Árbitro: Pedro Henriques

Sporting: Tiago; Pedro Silva, Tonel, Polga e Grimi; Adrien Silva, João Moutinho «cap.», Izmailov e Romagnoli; Postiga e Vukcevic
Substituições: Postiga por Derlei (64m), Romagnoli por Pereirinha (64m) e Vukcevic por Rochemback (79m) Não utilizados: Rui Patrício; Daniel Carriço, Rodrigo Tiuí e Caneira
Treinador: Paulo Bento

F.C. Porto: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel e Benítez; Andrés Madrid, Tomás Costa e Guarin; Tarik Sektioui, Farías e Mariano
Substituições: Tarik Sektioui por Josué (71m), Sapunaru por Diogo Viana (71m) e Andrés Madrid por Ivo Pinto (88m) Não utilizados: Ventura; Rabiola, Sérgio Oliveira e Dias
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Tarik Sektioui (9m), Romagnoli (36 e 48m - g.p.), Derlei (66 e 80m)
Disciplina: cartão amarelo para Postiga (19m), Benítez (37m), Tarik Sektioui (53m), Tonel (60m), Pedro Emanuel (69m) e Adrien Silva (83m).

José Gomes

“O árbitro acabou por tomar opções erradas”

Carlos Xistra foi o epicentro da análise de José Gomes, no final do encontro. O adjunto de Jesualdo Ferreira não podia ter sido mais directo com o visado: "O FC Porto fez um excelente jogo, mas quando estava próximo do 0-2, o árbitro acabou por tomar opções erradas, designadamente no lance do empate". A partir dali, os reparos ao trabalho de Xistra foram-se sucedendo. "Depois do empate, Postiga merecia ter visto o segundo cartão amarelo por simulação, mas não só não viu, como esse lance foi transformado em penáltis contra o FC Porto", frisou.

José Gomes sublinhou outro aspecto que não abona a favor dos responsáveis da Liga, apontando uma falha que contribui para desprestigiar a competição: "Fala-se muito da importância que não se tem dado à Taça da Liga, mas é uma competição que tem a importância que tem, de facto, quando não se vê nenhum observador dos árbitros por aqui". A seguir, voltou à arbitragem, referindo que "penáltis destes não são assinalados no nosso estádio a nosso favor", antes de lamentar o ambiente que se da arbitragens, "infelizmente é no clima que vivemos".

Jesualdo Ferreira

"Com o Benfica será diferente"

A derrota do FC Porto em Alvalade ficou marcada por lances polémicos, que Jesualdo Ferreira se escusou a comentar, alegando serem "coisas que acontecem", ainda que tenha feito um reparo que deixou perceber que não terá saído satisfeito com a arbitragem de Carlos Xistra: "Não vou fazer análises aos lances que quebraram o ritmo do FC Porto, mas eles existiram. Nem vou discutir os lances dos penáltis; são coisas que acontecem". O técnico reconheceu a superioridade do Sporting, ainda que tenha feito outro reparo: "O jogo acabou aos 3-1, mas o resultado parece-me exagerado". Depois, voltou a referir-se aos penáltis. "O que nos matou foi termos entrado a perder na segunda parte. Sem os dois penáltis que deram a volta ao marcador, o resultado poderia ter sido outro", apontou. Daí que tenha optado por sublinhar o que mais lhe agradou: "Os jogadores deram uma resposta positiva. Não saio daqui desiludido". Com o jogo decidido a favor do Sporting , o técnico aproveitou para preparar o futuro. "A partir daí, foi a vez de dar oportunidade a miúdos que estão a aparecer e que precisam de jogar contra adversários fortes e em estádios destes". A terminar, Jesualdo garantiu que o afastamento do FC Porto da Taça da Liga não terá efeitos sobre o clássico do Dragão. "O jogo com o Benfica será diferente", apontou, sem entrar em grandes detalhes.


2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Com jogos importantíssimos para o campeonato, em que tinhamos de recuperar e depois manter, a liderança, na Madeira contra o Nacional, em Braga e em Belém, com um jogo para a Taça contra um bom Leixões e em vésperas de um jogo contra o inimigo da Luz, que em caso de vitória, dos dará uma vantagem de 4 pontos... mais, com este tempo de chuva, frio, terrenos pesados e jogadores desgastados - Hulk essa força da natureza disse que acabou o jogo contra o Belenenses, muito cansado -, apoio incondicionalmente a estratégia do treinador portista.

E ontem, com uma arbitragem séria e não de um "senhor", que nos prejudicou escandalosamente e que se necessário fosse, arranjava os penaltis que fossem precisos, para nos derrotar, gostei da equipa portista até ao momento, em que uma Xistrada começou a criar uma rampa de 10% de inclinação na direcção da nossa baliza.

Serviu este jogo para que jogadores menos utilizados, pudessem mostrar que são alternativas e T.Costa, Mariano e um bom, Andrés Madrid que no 1º jogo pelo F.C.Porto, e em condições difíceis, mostrou valor.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Caro José Campos!

2 penaltis bem assinalados e com faltas infantis!

Desculpa mas não concordo,pelo seguinte:

Se as jogadas se tivessem desenrolado na área do Sporting, contra eles, os castigos máximos nunca seriam marcados.Aliás o Xistra fez vista grossa a algumas faltas dos defensores do Sporting aos nossos avançados,à entrada da grande área deles.Inclusivamente houve pelo menos uma ocasião durante o jogo, em que vi o Jesualdo reclamar com o árbitro por causa disso mesmo.

Tenho visto fazerem muito pior ao Lisandro e ao Hulk nas áreas dos adversários e os árbitros fecham os olhos por sistema. Isto porque têm medo da Comunicação Social afecta aos 2 grandes de Lisboa, que é muito forte.

Só os ingénuos, ou tolos, é que acreditam que os árbitros não têm influência nos resultados dos jogos.Se eles quiserem têm! E de que maneira!

Acontece que os árbitros sabem contra quem podem errar. Se for contra o FC Porto, até são louvados por certa Imprensa desportiva afecta aos dois grandes de Lisboa.

Entretanto repara: não foi inocente a nomeação do Pedro Proença,um benfiquista ferrenho para apitar o clássico no Dragão.

Abraço