sábado, 7 de fevereiro de 2009

Jesualdo Ferreira: "É preciso jogar para ganhar"

Apelo aos adeptos
«Estamos preparados para o jogo. Sabemos a importância que este encontro tem, para além dos três pontos em disputa. Sabemos o que vale para os adeptos, para os clubes e para o que resta do campeonato. São jogos em que todos, jogadores, treinadores e dirigentes, querem participar. Neste sentido, o meu primeiro apelo é para os adeptos, para que, com um Dragão esgotado, tenhamos um apoio permanente. Amanhã vão estar duas equipas a jogar do mesmo lado: a equipa do F.C. Porto e os nossos adeptos. Vamos tentar, em conjunto, ter um desempenho de topo».

Resultado imprevisível

«Está encontrada a melhor moldura para um grande espectáculo. Vão defrontar-se duas grandes equipas e o que eu sinto é que estamos preparados para o desafio. É para nós o jogo mais importante por ser o próximo. Acho que as equipas têm evoluído com o tempo e é natural que o Benfica esteja mais forte, tal como o F.C. Porto está seguramente mais forte do que no encontro da primeira volta. Num jogo com estas características, vai ganhar a equipa mais forte mentalmente, aquela que consiga superar as dificuldades que o adversário lhe coloca. É um jogo de resultado imprevisível».

Jogo não é definitivo

«Não sei qual é a equipa que o Benfica vai apresentar, mas não vamos mudar o nosso método porque o adversário troca de jogadores. Temos a nossa identidade e há adaptações na equipa de acordo com o plano de jogo que definimos. Considero que este é um jogo importante mas não creio que seja definitivo. Para nós é muito importante e, se é verdade que um clássico é para ganhar, também é verdade que é preciso jogar para ganhar».

Condições para ganhar a qualquer adversário

«O nosso processo de evolução obedece a uma lógica. O F.C. Porto teve na Champions e na Liga resultados que lhe permitiram ser primeiro em ambas as competições. Há todo um processo da nossa parte que entendemos que fizemos bem e, neste momento, a equipa começa a encontrar alguma estabilidade. Queremos melhorar ainda mais no futuro e sinto que o F.C. Porto tem condições para ganhar a qualquer adversário».

Estratégia de equipa

«Nenhum jogo entre equipas fortes e equilibradas se define no detalhe. É preciso uma estratégia de equipa e só a força do colectivo é capaz de sustentar que um detalhe possa decidir o jogo. A qualidade e o respeito que as duas equipas apresentam obriga a que ganhe aquela que for mais inteligente. Os jogadores é que vão decidir este jogo, é sobretudo um atestado à sua competência em termos de capacidade, de estabilidade emocional e de segurança nos processos colectivos. O F.C. Porto tem um conjunto de processos definidos, estáveis, e queremos aproveitar a qualidade dos nossos jogadores. Estou certo de que o jogo de amanhã vai ser dividido».

Sem comentários: