segunda-feira, 11 de abril de 2011

FC Porto aponta 15 erros no "clássico" e critica ausência de intervenção


O director-geral do FC Porto, Antero Henrique, apontou hoje 15 erros ao árbitro Duarte Gomes no passado jogo com o Benfica, da 25.ª jornada da Liga de futebol, e contestou a competência do observador do juiz.
Em conferência de imprensa, naquela que foi a sua primeira intervenção pública enquanto responsável executivo pelo futebol dos "dragões" nos últimos anos, Antero Henrique considerou que a referida arbitragem foi "uma demonstração do que não deve ser o futebol português".
Após o visionamento de um vídeo com as 15 jogadas denunciadas como erros de Duarte Gomes, e numa plateia em que se encontrava o presidente dos "dragões" Pinto da Costa, o diretor dos portistas afirmou: "As imagens são esclarecedoras, foi uma arbitragem terrível, seguida de uma avaliação óptima".
Referindo-se ao relatório de Fernando Mateus (nota 4 em 5), o dirigente foi contundente: "Esta avaliação envergonha-nos a todos, mas parece que a Liga e a Comissão de Arbitragem assobiam para o lado, sem se pronunciarem sobre o que aconteceu".
Segundo Antero Henrique, "não é possível perceber quais as motivações" subjacentes à avaliação anunciada e aos critérios do árbitro, a quem foi atribuída a segunda melhor nota da época: "Exigimos explicações públicas da Liga e da Comissão de Arbitragem".
Entre os 15 casos, o FC Porto considera injustificados os dois cartões amarelos (e consequente expulsão) de Ottamendi, a grande penalidade assinalada a favor do Benfica, uma obstrução de Fábio Coentrão a Hulk dentro da área, uma entrada faltosa de Aimar sobre Falcao (alegando ser motivo para segundo amarelo), os pontapés de Javi Garcia e César Peixoto a Varela e Guarin, respetivamente, e uma entrada com o cotovelo de Cardozo sobre Helton.
"Não é questão de boa ou má-fé, mas sim de competência", sublinhou Antero Henrique, deixando no ar a dúvida: "Eu é que tenho que perguntar como se pode entender como tanta coisa aconteceu à frente do árbitro e nada foi assinalado".
Para o responsável portista, "o anterior campeonato ficou conhecido como o campeonato dos túneis, enquanto este será conhecido como o campeonato do apagão deste tipo de situações".
Antero Henrique questionou a Liga e a Comissão de Arbitragem: "Como se pretende credibilizar o futebol português e a nossa arbitragem quando, na semana seguinte a estes acontecimentos, o mesmo árbitro é nomeado para outro jogo? O que vão pensar os outros colegas quando são castigados?".
Recordando que a avaliação de Duarte Gomes ficou registada como a segunda melhor da época, o dirigente portista voltou as críticas para Fernando Mateus: "Nunca ouvi falar desse senhor, acho que nunca foi árbitro de primeira categoria e foi colocado como observador num dos jogos mais importantes da época".
E prosseguiu: "É um observador impreparado para este tipo de actividade e que, do meu ponto de vista, é um analfabeto em termos de regras e leis do jogo".
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, voltou a ser criticado pela direcção portista pela ausência de intervenção após o fecho das luzes no Estádio da Luz, logo denunciado pelo comando policial como uma situação grave de insegurança pública: "Tem que haver coerência da parte de quem gere o País".
O dirigente portista anunciou ainda que a SAD do FC Porto irá expor à Liga tudo o que hoje denunciou relativamente ao jogo em que se sagrou campeão nacional pela 25.ª vez.
PS - Os 15 pecados de Duarte Gomes
videos.sapo.pt/lmDQ1rrfGwnovnTQJ9r6

Sem comentários: