terça-feira, 23 de agosto de 2011

Futebol- Disputa da Supertaça europeia

Já toda a gente conhece a qualidade da equipa do Barça! A equipa blaugrana em dia sim é uma autentica máquina trituradora que esmaga literalmente os seus adversários. Por isso dada a qualidade da equipa que vai defrontar, só um Super-FC Porto em dia de inspiração conseguirá ultrapassar ou pelo menos manter os contrários em respeito. Conclusão: os Dragões têm de conseguir transcender-se se quiserem dar alguma réplica à equipa blaugrana.
Apesar da equipa espanhola contar com uma verdadeira constelação de estrelas é como conjunto, ou seja, como equipa bem entrosada (máquina perfeitamente oleada) , cujos automatismos (desmarcações e passes precisos) saem perfeitos, que ela é perigosa. E as suas individualidades (leia-se estrelas) só sobressaem precisamente devido à equipa no seu conjunto!
Confirmação da qualidade da equipa blaugrana:
Apesar de ter apresentado uma equipa com vários jogadores da equipa B (seis no total, num jogo com muitas substituições), o Barcelona derrotou facilmente (5-0) o Nápoles, um dos representantes italianos na Champions. Fàbregas - que se estreou a marcar -, Keita, Pedro e Messi (2) foram os autores dos golos que possibilitaram a conquista da Taça Joan Gamper. Já Guardiola apontou baterias para o Mónaco: "Tudo é secundário excepto a final de sexta-feira."Puyol é baixa, ao passo que Alexis Sánchez pode recuperar a tempo.
Apesar de tudo Jorge Nuno recorda: Viena, Amesterdão, Sevilha, Gelsenkirchen e Dublin fazem parte do roteiro das conquistas europeias do FC Porto. A máxima de Pinto da Costa que diz que as finais são para ganhar não colhe no Mónaco, onde o presidente dos dragões já esteve com a sua equipa por duas vezes, ambas sem sucesso. Os portistas esperam que à terceira seja de vez, mas enquanto vai recebendo espaço para um novo título no futuro museu, Pinto da Costa lá passou em revista o palmarés na UEFA.
"Sigo o FC Porto desde criança e sempre que passávamos as fases de qualificação da antiga Taça das Cidades com Feira era uma festa e, pronto, sabíamos que acabava a seguir", evocou, reforçando o peso histórico do triunfo em Viena. "Passado tanto tempo, vimos a Europa rendida e a reconhecer que ganhámos com toda a justiça e que o FC Porto tinha uma excelente equipa. Trouxe alegria e senti que não íamos parar e que teríamos mais vitórias, como felizmente viemos a ter", recordou, insistindo na conversa que teve com os jogadores.
"O Bayern de Munique era um colosso e jogava perto de casa, mas nós estávamos optimistas e eu disse-lhes: 'Isto é uma oportunidade que não vão ter mais. Ou a agarram ou não. Se acham que o Bayern de Munique tem grandes jogadores, nem vale a pena, mas nunca mais, nas vossas carreiras, terão a oportunidade de serem campeões europeus."
Dito e feito, assim se abriu o currículo do FC Porto na Europa. Uma marca que a vitória em Sevilha tratou de confirmar. "Foi importante porque 1987 era uma recordação, já passavam 15 anos. Voltámos ao primeiríssimo plano e fomos vistos como uma grande montra do futebol", registou sobre o salto que o clube deu a partir de então no que a grandes negócios diz respeito. 
24/08/2011 - Rui Barros
"O FC Porto tem que recorrer ao espírito de entreajuda, com os seus elementos a apoiarem-se o máximo possível, porque é uma equipa que tem jogadores na frente que podem também resolver", referiu.
24/08/2011 - PS
Frente ao "polvo" catalão, que manieta os adversários como poucos e guarda a bola como ninguém, o bom senso aconselha a que o habitual "4x3x3" portista dê lugar a um mais cauteloso "4x4x2", com os portugueses, mais numerosos no "miolo", a tentarem neutralizar a fase de construção do adversário, enquanto Hulk e outra "seta" teriam a missão de incomodar no ataque. A dúvida é se estará o dragão empenhado em mostrar um futebol e atitude competitiva positivos à altura do seu historial e filosofia, ou, ou invés, o receio do poderio do rival falará mais alto e a equipa ficará encolhida nos seus receios. Se os catalães conseguem apresentar-se cada vez mais fortes -- o regresso do médio Cesc Fabregas e a contratação do avançado chileno Alexis Sanchez são reforços criteriosos, de vulto --, já o FC Porto, que tinha perdido o treinador André Villas-Boas para o Chelsea, acaba de sofrer nova forte machadada na confiança do grupo, com a venda de Falcao, o grande goleador. Vencer este experiente FC Barcelona, ( o tiki taka) a grande "escola" do futebol mundial, afigura-se extremamente complicado (na recente Supertaça espanhola, o reforçado Real Madrid, de Mourinho não conseguiu ganhar qualquer dos dois jogos, mesmo com mais tempo de treino) , mas, como não há impossíveis, vingará o desejo dos "azuis e brancos" em fazer história.

Sem comentários: