sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Supertaça europeia 2011 : Barcelona 2 FC Porto 0

Nunca tive ilusões quanto ao desfecho do jogo, apesar das declarações demasiado optimistas: tanto do Vítor Pereira como do presidente dos dragões Pinto da Costa!
Perdemos inapelavelmente uma boa oportunidade de vencer um Barcelona que neste momento não estará na sua máxima força, pois jogou desfalcado dos seus dois centrais titulares. 
Quanto à equipa do FC Porto não gostei da táctica engendrada pelo seu técnico principal, pela simples razão da equipa azul e branca ter concedido sempre muito espaço aos avançados blaugrana (os quais aproveitaram para trocar a bola com precisão, quase sempre a passo) ter mostrado pouca eficácia a defender e ainda pior condição física do que os jogadores contrários, o que se traduziu numa maior lentidão em chegar à bola, e, falta de precisão nos passes, na maioria das vezes que os portistas conseguiam espaço para trocar a bola, depois perderam os duelos com os seus adversários, com estes a chegar quase sempre primeiro à bola.
Constatação das respectivas diferenças entre as equipas em confronto: quase todos os jogadores do Barça são exímios executantes a: driblar, fintar, simular e a desarmar os seus adversários e nestes aspectos muito melhores do que os jogadores portistas. Além disso são mais profissionais, pois não se limitam a brincar com a bola no ataque também são sérios, humildes e eficazes a defender! E quando se vêm obrigados a fazer falta, quase nunca o fazem ostensivamente, servindo-se de pequenos toques ou ligeiros(disfarçados) empurrões para descontrolar o adversário e lhe tirar a bola que é na realidade o que interessa, subtrair a bola ao contrário impedindo-o de progredir no terreno. Em contra partida, a prova disto mesmo, foram as expulsões do Rolando e do Guarin!
Ah! Outra coisa, não concordo com a ideia de que não seja preciso vigiar o Messi de perto! Principalmente depois que ele (Messi) entra no meio campo do adversário. É que o Messi é um jogador felino, com um domínio de bola, controle do esférico e velocidade de execução fantásticos. Se eu fosse o treinador destacaria um jogador rápido na equipa para o vigiar de perto sempre que ele entrasse no meio campo do FC Porto, com a missão, senão de lhe tirar a bola, mas de pelo menos estorvá-lo impedindo-o de chutar à vontade. Que foi o principal defeito neste jogo da equipa azul e branca: concedeu muito espaço aos jogadores blaugrana, tendo estes aproveitado para quase jogar a passo e a usarem de grande precisão nas trocas de bola entre si. Também foi notória a falta na equipa dos dragões dum verdadeiro goleador eficaz. Depois de ter perdido o Falcao os dirigentes portistas têm de providenciar urgentemente a contratação dum avançado goleador que garanta eficácia realizadora a fim da equipa ter hipóteses na Europe Champions League .
Ficha do Jogo - 26 de Agosto de 2011 - Stade Louis II, no Mónaco

Assistência: 18.048 espectadores

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Assistentes: Erwin Zeinstra e Berry Simons
Assistentes adicionais: Richard Liesveld e Danny Desmond Makkelie
Quarto árbitro: Bas Nijhuis
BARCELONA: Valdés; Dani Alves, Mascherano, Abidal e Adriano; Keita, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa
Substituições: Villa por Alexis (61m), Adriano por Busquets (63m) e Pedro por Fàbregas (80m)
Não utilizados: Olazábal, Alcântara, Fontàs e Jonathan
Treinador: Josep Guardiola
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Souza, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Cristian Rodríguez
Substituições: Cristian Rodríguez por Varela (69m), Kléber por Belluschi (77m) e Souza por Fernando (77m)
Não utilizados: Bracali, Maicon, Djalma e Defour
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Messi (39m) e Fàbregas (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Cristian Rodríguez (30m), Iniesta (51m), Rolando (65 e 85m), Guarín (82 e 90m); cartão vermelho a Rolando (85m) e Guarín (90m)

Sem comentários: