terça-feira, 8 de abril de 2014

A Imprensa desportiva lisboeta é facciosa

08/04/2014 - E intelectualmente desonesta
É vulgar envergarem a camisola do seu clube quando comentam ou (des)informam

Só assim se compreende a dualidade de critérios assumida quando tratam os acontecimentos relativos aos dois grandes clubes da segunda circular e ao FC Porto.

Aliás o FC Porto apesar de grande clube da cidade do Porto é constantemente tratado como clube pequeno, isto em relação ao Benfica e Sporting, os quais, estes sim, permanentemente levados ao colo pelos árbitros.

Então as televisões RTP1, RTP Informação, SIC, SIC Notícias, TVI, TVI24, (já para não falar no jornal A Bola) repetem exaustivamente os lances em que os dois grandes clubes lisboeta, se for caso disso, são prejudicados e escamoteiam todos os lances em que são beneficiados. Já com o FC Porto acontece o contrário dando um relevo inaudito se o Porto for beneficiado e procedem a um silêncio ensurdecedor quando é prejudicado.

Os dirigentes do Sporting ao constatarem das benesses com que o seu rival lisboeta é tratado pelas equipas de arbitragem e pelo nomeações: Lucílio Baptista; reivindicaram para si tratamento igual, pelo que inciaram o movimento (hipócrita) "Basta", com o apoio (colaboração) da imprensa desportiva alfacinha que pretende deste modo fazer desviar as atenções dos benefícios com que o clube da águia é contemplado, para se concentrar em divulgar tudo que sirva para denegrir o clube azul e branco.

Por conseguinte apelo aos comentadores (paineleiros) adeptos dos dragões para que sejam mais incisivos e objectivos (contundentes se preciso for) na defesa do Porto, ou então, deixem de colaborar com aqueles que só têm em mente denegrir o FC Porto. Não se vendam por dez reis de mel coado.


PS - Estracto da crónica de Miguel Sousa Tavares

A primeira parte da crónica escuso-me de publicar e comentar por não concordar nem com a atitude do Miguel que serviu de pretexto ao litígio: SAD vs Miguel, nem com a acção que a SAD interpôs...!


2 - Alguém imagina uma associação qualquer em que dois terços dos seus membros querem demitir a direcção, pelo processo que a lei prevê, e não o conseguem? Em que o presidente da assembleia-geral, solidário com a direcção, recusa convocar a assembleia-geral, primeiro invocando irregularidades processuais e depois com o extraordinário argumento de que não concorda com os motivos dos convocantes? E que, finalmente e quando já não restam mais fundamentos pseudojurídicos, a assembleia-geral não se realiza porque alguém mandou encerrar a sede e desaparecer com a chave para evitar "uma tentativa de golpe de estado"? Alguém imagina que isto seja possível num estado de direito?
Pois é isto que acontece com a Liga de Clubes. E, independentemente de saber se a razão está de um lado ou do outro, dos que se sentem confortáveis com o actual poder da Liga e com a sua gestão e dos que dela discordam, o que se está a passar é a própria negação dos fundamentos de qualquer entidade associativa. O que vale a Mário Figueiredo e aos seus seguidores é que o seu mandato está mesmo a chegar ao fim e não vale a pena pensar em alternativas radicais. De outro modo, ninguém se poderia espantar se amanhã aparecesse outra Liga de Clubes, formada pelos dissidentes desta, e que são a maioria, lançando o caos no futebol português. Mas justamente o que eu acho mais estranho de tudo é que, faltando três meses para o final do mandato dos actuais corpos gerentes da Liga, e não se adivinhando de forma alguma a sua recondução, eles permaneçam assim agarrados ao poder, em termos que já são mais próximos dos métodos associativos do Estado Novo ou de uma qualquer República das Bananas. Manifestamente, Mário Figueiredo e os seus querem ganhar tempo. Para quê, é a grande questão. O que prepara ele de tão importante que tem de deixar consumado antes de ser empurrado pela porta fora?


 3 - Li que o Sporting de Braga pensa em Bebé para a próxima época. Li e sorri: agora? Agora, que Bebé se tem revelado um dos melhores avançados do campeonato português, é que o Braga imagina poder chegar-lhe? Onde estavam o Braga e os grandes quando, debaixo das suas barbas, os scouters do Manchester United vieram cá sacar o Bebé, sem que os clubes portugueses (com excepção do Vitória de Guimarães) tivessem dado por ele?

4 - Sim, temos possibilidades de passar em Sevilha. Mas seriam convenientes várias coisas: que Maicon ou Mangala recuperassem o lugar na defesa que tem sido de Abdoulaye, em constante sobressalto; que ninguém imite o Defour em Málaga, no ano passado e a defender igual vantagem, fazendo-se expulsar estupidamente a uma hora do fim; que joguemos com onze desde o início (penso que escuso de traduzir isto), e que as bolas deixem de bater nos postes, como em toda esta campanha europeia.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Caros portistas!

Já agora também vou opinar:

1 - No litígio que opõe a FC Porto-Futebol,SAD ao MST, considero que nem o Miguel nem a SAD andaram bem.
Mas noto que até o PML acha descabida esta acção da SAD contra o Miguel.

2 - Relativamente às comissões, penso que acontecem em todos os clubes.

3 - Uns terão razão e outros não, mas o facto de cada um exprimir o que pensa é bom! É sinal de democracia.

4 - Tudo leva a crer que esta época foi mal planeada,
Até posso conviver com as eventuais derrotas do FC Porto, o que me chateia mais é o triunfalismo dos lampiões.

5 - Amigos, se ganharmos ao Sevilha na quinta-feira, festejamos e esquecemos o diferendo...

FC Porto, sempre!

Abraço