quarta-feira, 23 de abril de 2014

Treinador conveniente ao FC Porto

23/04/2014 - Neste momento que temos objectivamente todos os dados que nos permitem fazer a comparação/avaliação entre Vítor Pereira e Paulo Fonseca é fácil estabelecer um paralelo entre os dois técnicos e tirarmos conclusões.
1- Na minha opinião Vítor Pereira é um bom treinador de campo, só lhe faltando evoluir nos aspectos: de liderança, estratégia táctica e capacidade/audácia para acabar de formar e lançar jovens jogadores.

2 - Já ao Paulo Fonseca, que se revelou impreparado para tão grandes responsabilidades, faltam-lhe muitas outras coisas, tais como:

Estatuto/prestígio para se poder impor a futebolistas (craques) do nível dos portistas.

Experiência/competência para orientar equipas de primeiro plano.

Capacidade de liderança. Até como condutor de homens falhou...!
Depois, deu sempre a sensação de ser uma personalidade frágil, incapaz de se impor a: jornalistas, dirigentes e jogadores. No FC Porto um treinador tem de ser capaz de meter o colhão na virilha aos jornalistas lisboetas e restantes anti-portistas que fervilham por aí a incendiar o ambiente.


Nota: José Maria Pedroto quando começou a treinar o FC Porto teve de se impor a árbitros e aos jornalistas alfacinhas.


O tipo de treinador ideal para treinar o FC Porto

1 - Ser competente nos capítulos: orientação técnica (capaz de demonstrar aos futebolistas, os processos de abordagem dos lances e como se enfrentam os adversários), física e psicológica.

2 - Ser competente nos domínios de estratégia táctica, capacidade de ler bem os jogos.

3 - Estudar bem os adversários de modo a adoptar as estratégias mais eficazes

4 - Ter estatuto/prestígio que lhe permitam impor os seus critérios aos seus subordinados. Capacidade de liderança.
Ter um discurso fluente e objectivo (até contundente se preciso for).

PS - Pinto da Costa


É preferível perder de vez em quando do que ganhar de vez em quando

 PS1 - Lucho, ex-jogador do FC Porto elege o compatriota como o treinador que mais o marcou

Marcelo Bielsa será, ao que tudo indica, o próximo treinador do Marselha e Lucho González aprova totalmente a escolha. Aliás, o ex-jogador do clube francês, além do FC Porto, diz mesmo que o treinador argentino é o melhor com quem teve a oportunidade de trabalhar.

"É o melhor treinador com quem trabalhei. É um fenómeno. Com ele a paixão está sempre presente, mas trabalha-se a sério. Prepara os treinos ao pormenor. É um cavalheiro", afirmou, em declarações à RMC.

Refira-se que Lucho esteve às ordens de Marcelo Bielsa ao serviço da seleção argentina

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Ideias para registo

1 - No entanto, se é certo que não se pode acertar sempre, pois ninguém é infalível, é muito importante reconhecer os erros! E face ao não despedimento do PF, em devido tempo, custa-nos a engolir tamanha teimosia! Teimosia, sim, porque incompetência, há demasiadas provas para não crer nessa hipótese.

2 - Sim, são os mais maiores bons, mas foi graças aos: Proenças, Paixões, Olegários, Baptistas, Esteves, Duartes Gomes, Capelas, Motas...etc...etc...

FC Porto, sempre!

Dragaoatento disse...

O presidente do Marselha, Vincent Labrune, anunciou ter um princípio de acordo com o treinador argentino de futebol Marcelo Bielsa, um dos nomes mais falados para a suceder a Jose Anigo, no comando técnico da equipa.
"Há um acordo de princípio com Bielsa", disse o presidente do clube, acrescentando que o mesmo irá se analisado pelo departamento jurídico do Marselha e mostrando-se confiante num desfecho rápido e positivo.
Marcelo Bielsa, de 58 anos, cujo último clube foi o Athletic Bilbau, tem sido apontado como futuro treinador do Marselha.