segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jackson, candidato a sair pela porta pequena

 12/04/2014 - Passado algum tempo sobre as declarações de Jackson Martinez à imprensa desportiva, nas quais manifestava o seu desacordo com a cláusula de rescisão imposta pela SAD do FC Porto, por considerar exagerados os 50 milhões de euros da cláusula, não percebendo que a intenção dos Dragões era mante-lo no clube e tentar dissuadir os tubarões, agora percebe-se o seu desleixo (facilitação) profissional com a sua forma física e técnica e até quiçá a tentativa de forçar no final da presente época a sua saída, contra a vontade dos sócios e dirigentes do FC Porto. Pode não ser bem assim, mas da maneira que Jackson tem jogado esta época tudo leva a crer que ele não se importa de sair do FC Porto sem glória, pela porta pequena.
Contabilizando as épocas ao serviço dos Dragões, Jackson Martinez praticamente só fez uma época em grande, todas as outras podem ser classificadas de medianas.

12 comentários:

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Gostei deste comentário num blog amigo:

...Louvo como sempre o seu portismo, mas receio que esteja a ser mais papista que o Papa. É que o Papa tem andado demasiado escondido para nos dar o prazer de voltar a acreditar que ainda é o que era.

Esta época os erros foram múltiplos, não foi apenas um hiato de percurso, foi um silêncio ensurdecedor e um distanciamento excessivo da massa associativa.

Sinceramente, não estou nada optimista, mas pode ser que me engane...

Dragaoatento disse...

Também achei muito importante este texto:

Anónimo disse...
Acreditem que o problema é mais sério do que parece. O jornal O Público traz este fim de semana uma reportagem sobre o fair play financeiro. E resumindo este, um clube em 3 exercicios não pode ter mais de 5 milhões de prejuizo. A UEFA vai em Maio indicar quem não cumpre. Em Portugal o F C Porto tem valores de cerca de 15 milhões, o Benfica de 22 milhões e o Sporting de 86 milhões. Nestes valores não se enquadra o aplicado em formação. O que pode levar a que Porto e Benfica justifiquem algum deste saldo negativo com a formação. Impensável no Sporting. Isto para dizer que a UEFA pode suspender um clube das competições que organiza. Diz o artigo que este ano ainda vai ser tolerante. Assim os clubes em Portugal estão falidos. Têm que vender para poderem ter um orçamento que possibilite ter jogadores de topo. Ou então virarem-se para a formação e jogadores portugueses. Foi o que fez o F C Porto este ano. Vendeu Moutinho e James por 70 milhões e comprou barato. Não tem dinheiro. E vai acontecer isto na próxima época. Daí o gestor com o pelouro da tesouraria, ter saido. O homem já viu o que se aproxima. E folhas salariais como Porto e Benfica é para esquecer. Portanto fico surpreso quando vejo que as pessoas aqui escrevem que para o ano tudo vai mudar para melhor. Vão vir craques e um treinador de topo. E dinheiro para sustentar estes profissionais. Porto tem passivo de curto e médio prazo muito elevado. Não o vai aumentar. Portanto não vai recorrer à Banca. E aos fundos, penso que também não, pois estes querem retorno. Vamos por isso começar quase do zero. Vamos começar a ter que investir e muito na formação. E vejam a do Benfica, que está a dar frutos desde os iniciados ao juniores. Gostava que DVP aprofundasse este tema num dos seus "posts" de qualidade. Levar a nação portista a pensar no essencial do futebol actual. O dinheiro. E sem este...

Dragaoatento disse...

Também gostei muito deste:

Também não me sinto humilhado. Sentir-me-hei envergonhado sempre que alguma equipa do meu clube encarar algum jogo para o empate (e já vão três seguidos que eles encararam, no Dragão), arrastando-o para os penalties, recorrendo ao anti-jogo através de simulações de lesões e no retardamento nas reposições em jogo.
Isso é ser pequenino, não é digno de quem atribuem tanta classe. Não é próprio de super-campeões. Se tivéssemos sido nós a utilizar estes processos, enxovalhavam-nos.

É apanágio dos Portistas: o que nos distingue é a nossa exigência. Por isso, somos tão intolerantes com os nossos que, por vezes, nos esquecemos de todo o resto.

Dragaoatento disse...

Outro muito importante:

Sabem o que me custa mais, e comentei para quem me ouviu no estádio? É que noutras épocas, e sabendo de antemão que o adversário tem um jogo importante para a UEFA na semana a seguir, nas primeiras jogadas os nossos jogadores mostravam logo a "sola"...não quero com isto dizer que se deva jogar de forma violenta, mas quem tem alguns anos disto bem sabe que antes de nos mostrarem a nós a sola, como o fizeram, e bem, os adversários, temos de ser nós a fazê-lo, para mostrar que pelo menos em nossa casa mandamos nós. (será que o madeirense marquinhos não saía logo em defesa das donzelas ofendidas de vermelho...?!)
Concordo plenamente com o DVP...Um Obradovic para o futebol, já.

Dragaoatento disse...

Caros amigos Portistas!

Eis aqui respostas da minha lavra:

1 - O problema está entre treinadores novos, com capacidade e treinadores novos sem capacidade. Vítor Pereira compreende-se, foi em cima da hora, já Paulo Fonseca, porquê?
R - Por ser um treinador barato. É que existia a crença exagerada na importância da organização da ESTRUTURA...!

2 - É certo que para o ano é um nova época , mas pela experiência que todos já temos , não se recupera duma época para a outra assim tão facilmente . Até porque estaremos menos confiantes , e basta um desaire ao inicio para ser de novo tudo colocado em causa.

R - Eu acredito que basta ter um profissional competente tipo Rui Faria a liderar, para fazer inverter a situação de novo rumo às vitórias desportivas.
Nos lampiões não há dúvida que JJ tem sido preponderante no crescimento do SLB, que além disso, conta sempre com o apoio fortíssimo da imprensa desportiva, e não só, alfacinha, parecendo que não, este é também um factor extremamente decisivo...!

3 - Ontem no Play-off da Sic, o Simões teve a ousadia, de dizer, que nestes últimos 30 anos é difícil quantificar os campeonatos ganhos pelo FCP com mérito e sem mérito. E naquele momento, esperava uma reacção de revolta por parte de António Oliveira, mas ele nada disse! Além de portista é ex-jogador e ex-treinador do nosso Porto, no fundo Simões também colocou em causa o seu brio de jogador e treinador, deveria ter de imediato interrompido a conversa e questionar o Simões se ele sabia quantificar os méritos do Benfica no antes revolução de Abril.

R - Esta é a confirmação do que tenho vindo a anunciar, António Oliveira não serve para defender o DRAGÃO...

4 - E com um golpe matávamos 2 coelhos só. Contratávamos um grande treinador e púnhamos em pânico e em causa toda a estrutura do clube de Carnaxide.

R - E será que temos condições financeiras para contratar JJ?! É que ele nos lampiões ganha um "balúrdio"...é pago a peso d'ouro...!

5 - Relativamente a treinadores, eu preferiria: Em primeiríssimo lugar tentar convencer Rui Faria a assumir o FC Porto ( sou fã dele há muitos anos) e só em caso deste declinar optaria por Jaime Pacheco: um treinador adepto dum futebol simples e eminentemente rectilíneo.

Somos FC Porto!

Jorge Vassalo disse...

Assino por baixo. Em especial o Rui Faria! Grande homem para o nosso Porto!

Dragaoatento disse...

Portistas!

Quando referi "barato" também acrescentei: a crença existente no clube de que a Organização e Estrutura do clube eram suficientes para se ganharem campeonatos...!

O problema é que esta época o mito foi desfeito e se constatou que não é assim!

Mas eu, no meu caso, sempre soube, e tenho-me farto de salientar/realçar que é com bons treinadores (líderes) que se faz a diferença.

Constatação:
Depois de JMourinho, os melhores resultados foram obtidos pelo Villas-Boas.
Acredito que algumas qualidades dele passavam por saber estudar bem os adversários, ler bem os jogos e saber motivar como poucos os jogadores

Quanto a treinadores estrangeiros acredito nos técnicos alemães porque são disciplinadores, apologistas da preparação física e do futebol físico que se pratica na Europa...!
Pelo que Armin Veh era capaz de ser uma boa aposta...!

FC Porto sempre!

Dragaoatento disse...

Viva Jorge Vassalo!

Então estamos de acordo, o Rui Faria seria uma grande aquisição!

Abraço

Dragaoatento disse...

Registo:

As queixas dos anjinhos papudos vermelhos

http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_europa/artigo/2014/04/29/uefa_confirma_queixas_de_benfica.html

Se não houvesse impunidade em Portugal, esse Enzo era expulso em TODOS, todos os jogos.... mas cá, neste País de Faz de Conta Vale Tudo, até tirar olhos!!

Dragaoatento disse...

Registo:

A melhor de todas no entanto ainda é o Editorial do Vitor Cêpo na Bolha Encornada.
Diz ele que o Benfica foi admirável no Dragão..
Uma equipa que não fez um único remate à baliza do Porto em todo o jogo isso é admirável?!
Será mesmo que essa gentalha, esses Cêpos não se enxergam?!

Num jogo em que o FC Porto podia ter goleado 11 conta 11.... e ISSO é admirável?!

Canalhas, vermes, hipócritas! De facto não há volta a dar meus amigos: em tempos de penúria e exploração, no contexto histórico do nosso país, o centralismo bafiento da corte de Lisboa vem sempre ao de cima. O que está a acontecer em todas as áreas, da administração pública ao privado, passando pelo desporto.
É cada vez mais o país em que vivemos, representado por um "jornalismo" prostituto e calimero. Esse vermelho agrediu de facto o jogador da Juve, todos o vimos, mas querem passar o lápis azul por cima.
Disse e repito: lutemos contra este pais a preto e branco que quer voltar, que cheira a mofo salazarista!!! É uma obrigação, como sócios e adeptos do grandioso FC Porto e, diria mais, como cidadãos desta republica.

Somos grandes, Somos Porto!

Dragaoatento disse...

Registo:

100% de acordo com o teu texto!

Só com uma pequena diferença relativa à escolha do treinador, eu preferiria, por ordem de preferência:

1 - Rui Faria se ele aceitasse. Tentar aliciá-lo com um projecto credível...!
2 - Martin Veh do E.Frankfurt
3 - Luís Henrique

FC Porto sempre!