domingo, 6 de abril de 2014

FC Porto vence Académica atrevida

Foram intensas, raçudas, impressionantes, as cavalgadas dos estudantes que se fartaram de correr sempre a fazer pressão sobre o adversário, tentando não deixar jogar os portistas. É caso para dizer: deram o litro em busca dum resultado moralizador e quase o conseguiam, pois tiveram duas bolas : uma na barra e outra no poste. A equipa da Académica nunca se furtou ao choque e chegou mesmo, por vezes a exagerar na sua ânsia de conquistar a posse da bola, fartou-se de provocar quedas dos azuis e brancos, com empurrões e pequenos toques nos pés, de modo a impedir que o adversário controlasse a bola com calma e segurança, isto, sempre com a benevolência principalmente do juiz do apito substituto (2ª parte).
Então o fiscal de linha do lado direito do ataque dos dragões a partir de determinada altura passou o tempo a inventar foras-de-jogo e os dragões não foram senhores de pôr em prática uma única jogada em profundidade.
Destaques na equipa portista

Fabiano não teve culpa no golo que sofreu e salvou a equipa por duas ou três vezes, com a sua eficácia.
Os laterais: Ricardo muito esforçado ganhou e perdeu bolas, quem me parece em baixo de forma é o Alex Sandro. Danilo entrou na segunda parte porque precisamente o Alex já não estava a corresponder.
Quanto aos centrais: Abdoulaye procurou cumprir, é um jogador em força que precisa de evoluir se quiser chegar a ser titular indiscutível no FC Porto.
Já com Reyes passa-se precisamente o contrário: não tem a pujança do seu colega de sector mas é muito mais ágil e tecnicista e procura entregar aos colegas a bola sempre jogável.
No meio campo, como trinco, Fernando é o que demonstra mais experiência, segurança, serenidade e confiança. Herrera muito esforçado recupera muitas bolas mas quase sempre entrega mal. Precisa de evoluir e ganhar confiança, a ver se consegue alcançar os objectivos.

Avançados: Varela enquanto jogou tentou cumprir e teve alguns bons apontamentos.
Jackson muito esforçado tentou tudo para ajudar a equipa.
Ghilas marcou um bom golo e talvez venha a ser a tábua de salvação da equipa em Sevilha.
Mais ou menos a meio da segunda parte, Luís Castro tentou refrescar a equipa e dar-lhe mais acutilância mas Quaresma e Josué decididamente não estavam inspirados.

FC PORTO
ACADÉMICA
26.ª JORNADA
34'  Jackson Martínez 24'  Ghilas 40'  Jackson Martínez  (pen)
152'  Marcos Paulo 









Domingo, 6 Abril 2014 19:15

Competição: Primeira Liga - Estádio: Dragão, Porto - Assistência:29.309

Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Assistentes: Paulo Vieira e Jorge Oliveira

4º Árbitro: Ricardo Coimbra


FC Porto: 24 Fabiano, 21 Ricardo, 13 Reyes, 23 Abdoulaye (45+2'), 26 Alex Sandro, 25 Fernando (c), 16 Herrera, 10 Quintero, 17 Varela, 11 Ghilas, 9 Jackson Martínez

Suplentes: 41 Kadú, 2 Danilo, (60' Alex Sandro), 8 Josué, (68' Ghilas), 20 Carlos Eduardo
7 Quaresma, (60' Varela), 28 Kelvin, 19 Licá

Treinador: Luís Castro


Académica: 12 Ricardo (c), 87 Marcelo (80'), 5 Halliche, 13 João Real, 25 Grilo, 8 Makelele
65 Fernando Alexandre, 21 Marcos Paulo, 10 Ivanildo, 77 Salvador Agra, 16 Rafael Lopes

Suplentes: 1 Peiser, 3 Aníbal Capela, 7 Marinho, (64' Grilo), 11 Manoel
23 Diogo Valente, (83' Salvador Agra), 28 Nuno Piloto, 30 Ogu (88'), (71' Marcos Paulo)

Treinador: Sérgio Conceição


FC Porto - Site

O FC Porto recebeu e venceu este domingo a Académica (3-1), em jogo referente à 26.ª jornada da Liga. Jackson Martínez (4m e 40m, este de grande penalidade), por duas vezes, e Ghilas (24m) apontaram os golos que permitiram aos Dragões regressar aos triunfos no campeonato. Marcos Paulo (52m) fez o tento de honra dos estudantes.

​Mesmo com várias alterações relativamente ao onze que derrotou o Sevilha na primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa, o FC Porto manteve a dinâmica dos últimos tempos e realizou uma primeira parte de grande nível, a que juntou uma eficácia tremenda na hora de visar a baliza contrária. Logo aos quatro minutos, Herrera e Ghilas trabalharam entre si para oferecer a Jackson Martínez a oportunidade de inaugurar o marcador. Servido milimetricamente pelo internacional argelino, o melhor marcador da Liga fez jus ao estatuto e cabeceou para o 1-0.

Com Fabiano a brilhar entre os postes sempre que chamado a intervir, o ímpeto portista conheceu novo sucesso à passagem dos 24 minutos, com Jackson Martínez a retribuir a gentileza de Ghilas, oferecendo-lhe a possibilidade de dobrar a vantagem azul e branca. Com classe e toda a calma do mundo, o camisola onze "picou" a bola por cima de Ricardo e proporcionou nova explosão de alegria aos quase 30 mil adeptos que marcaram presença no Estádio do Dragão, estreando-se a marcar no campeonato. Mas o pecúlio portista, assente num futebol dinâmico e criativo, não se ficou por aqui. Aos 40 minutos, na sequência de um derrube de Makelele sobre Quintero na área, Jackson Martínez bisou da marca de grande penalidade e apontou o 18.º golo na Liga, estabelecendo o 3-0 registado ao intervalo.

Aproveitando um certo relaxamento dos tricampeões nacionais no início do segundo tempo, Marcos Paulo, em lance individual, reduziu distâncias para o emblema de Coimbra (52m). Segundos antes, Reyes ficou a milímetros de fazer o 4-0 num desvio a um cruzamento-remate de Ghilas, o mesmo sucedendo com Danilo já em cima do minuto 90. E assim se resumem os três lances dignos de registo de uma segunda parte não tão bem jogada quanto a primeira, que serviu apenas para confirmar um triunfo conseguido durante os primeiros 45 minutos. Os Dragões voltam agora a centrar atenções na Liga Europa e discutirão em Sevilha, na próxima quinta-feira, a partir das 20h05 (hora portuguesa), um lugar nas meias-finais da prova.

 06-04-2014 - Reyes foi o MVP
​Reyes foi eleito o melhor jogador em campo no FC Porto-Académica (3-1) deste domingo, da 26.ª jornada da Liga. O defesa, que alinhou durante os 90 minutos, recebe assim a primeira distinção da época.

O mexicano é o oitavo MVP da época, depois de Licá (2.ª jornada, com o Marítimo), Silvestre Varela (4.ª jornada, frente ao Gil Vicente, 8.ª jornada, frente ao Sporting, e 16.ª jornada, frente ao V. Setúbal), Josué (6.ª jornada, frente ao V. Guimarães), Jackson Martínez (12.ª jornada da Liga, frente ao Sporting de Braga, e 18.ª, frente ao Paços de Ferreira), Carlos Eduardo (14.ª jornada, frente ao Olhanense), Quaresma (22.ª jornada, frente ao Arouca) e Defour (26.ª jornada, frente ao Arouca).

O prémio será entregue a Reyes esta segunda-feira, às 10h45, antes do treino que marca o regresso ao trabalho dos Dragões, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, a partir das 11h00. A sessão, que marca o início da preparação da deslocação ao terreno do Sevilha (segunda mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League, quinta-feira, às 20h05 de Portugal Continental), decorre à porta fechada.

Luís Castro: "Pensamos em Sevilha 45 minutos antes do que devíamos"

​O plano de jogo implicava uma entrada forte na partida e isso foi feito, mas Luís Castro admite que, na segunda parte, os Dragões tiraram o pé do acelerador e começaram a pensar na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em Sevilha. No rescaldo do triunfo sobre a Académica (3-1), o técnico elogiou a exibição no primeiro tempo, os três pontos conquistados e garantiu que o plantel está motivado para "escalar a montanha" e atacar os títulos em disputa.

​"Por muito que queiramos tirar o foco do jogo seguinte, com o resultado em 3-0 é sempre muito difícil tirá-lo da cabeça dos jogadores. O jogo em Sevilha é demasiado importante para nós. Não deveria ter acontecido, mas agora passamos à frente. Pensámos em Sevilha 45 minutos antes do que devíamos", admitiu Luís Castro no Auditório José Maria Pedroto, em conferência de imprensa.

Porém, o técnico não deixou de destacar a primeira parte dos Dragões: "Tivemos grande volume ofensivo e várias situações de golo, sendo que a Académica também teve duas, mas aí o Fabiano, tal como o Helton, demonstrou grande qualidade. A segunda parte foi menos bem conseguida e mais repartido em termos de posse, sem ter existido um domínio avassalador da Académica". Ainda em relação aos primeiros 45 minutos, o treinador revelou que existia o objectivo de marcar cedo, o que, tendo sido conseguido, "deu confiança" à equipa, que geriu o 3-0 na segunda parte, mesmo não tendo isso sido feito nas "zonas do terreno" que o técnico pretendia.

Luís Castro confessou igualmente que as substituições que efectuou na segunda parte tiveram em conta uma gestão do esforço para o encontro de quinta-feira na Liga Europa, "sem faltar ao respeito à Académica e tendo em consideração o que estava a acontecer no jogo". Conseguida mais uma vitória, é tempo de olhar em frente: "Estamos motivados para tudo o que falta no campeonato e para as três outras competições. Os jogadores estão entusiasmados e vamos continuar a escalar a montanha".

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Miguel Guedes: os arruaceiros são o jornalista e o primeiro comentador que estão à tua frente, pagos com o dinheiro dos contribuintes (us)!
Hugo Gilberto não é um jornalista é um lambe botas! O comentador vermelho, mandou calar o Hugo Gilberto, e como quem manda pode, o HG calou-se.
2 - Por falar em projecto B, em Paços mora um extraordinário box to box, que passou pela B (reclamava oportunidades na época passada, entrou e a equipa cresceu muito), o Seri não sabe jogar mal, creio que ainda terá vinculo ao FC Porto? Bom, um regresso para a equipa principal seria talvez o mais ajustado.

Dragaoatento disse...

Caros Portistas! Coisas em que acredito:

Carlos Jorge disse...
Meus caros,... o jogo foi bom mas temos que ter calma e ir devagar. Há mais alegria na equipa que resulta de maior confiança alcançada com as vitórias. O Luís Castro está a tirar melhor partido do curto plantel que temos e as coisas estão a sorrir.

Concordo com este texto

Mas mais:

1 - É preciso notar que a Académica ontem fartou-se de correr atrás da bola e encurtou espaços, talvez a tentar aproveitar algum compreensível cansaço da equipa portista.

2 - Abdoulaye é um jogador em força ( muito alto, pesadão, pouco ágil)que precisa de jogar para ganhar: ritmo, confiança, e evoluir

3 - Quaresma ontem não teve hipóteses porque muito marcado por mais do que um adversário (mais rápidos de pernas do que ele) e sem o seu normal poder de explosão... conclusão: eu no lugar de Luís Castro, atendendo ao rendimento actual de Quaresma, teria colocado a jogar o Kelvin. O problema do Kelvin, tal como o Quintero, é que não jogam para a equipa, por mais preocupados em exibir-se para a plateia, mas como o Quaresma ontem fez o mesmo, teria optado pelo Kelvin.

4 - Quanto a levar os meninos pela mão, sou da opinião do Vila Pouca!
Os visitados têm obrigação moral de garantir nos meninos os equipamentos relativos às duas equipas em confronto.
Há regras e boas práticas a cumprir, e, há que respeitar o FC Porto. O respeito é bonito e nós gostamos.

FC Porto, sempre!

Dragaoatento disse...

Não posso estar mais de acordo com este texto:

Seria um absurdo, um acto de grande injustiça, exigir que Luís Castro - só treina a equipa há um mês e não tem tido quase tempo para treinar. Praticamente é só jogar e recuperar... -, faça milagres e transforme uma equipa que não foi e não está preparada para gerir jogos, agora, por um toque de mágica, aprenda num mês aquilo que devia ter aprendido em vários.

a) Além do que referes há que ter em conta a performance do adversário: mais fresco, disponível para o esforço e porventura a sua valia técnica individual e colectiva.
Foi o caso da Académica que veio ao Dragão tentar surpreender o visitado.

b) Relativamente ao jogo de Sevilha vamos ver. Mas acredito que um FC Porto moralizado, confiante e determinado, pode ultrapassar este difícil obstáculo.
vamos esperar que a equipa portista esteja inspirada.

FC Porto, sempre!

Dragaoatento disse...

Jogos em que o FC Porto foi grosseiramente prejudicado:

1 - Estoril 2-2 Porto (Os 2 golos do Estoril são irregulares, com um penalty 2 metros fora da área e um com um golo em fora de jogo beneficiaram o Estoril)

2 - Benfica 2-0 Porto (2 Penaltys por marcar e aquele lance em que deixaria Jackson complemente isolado, eles podem falar do penalty do Mangala, mas isso não teve influencia no jogo porque o golo deles nasceu desse lance até era melhor para nós que tivessem marcado penatly)

3 - Sporting 1-0 Porto (Penalty por marcar sobre Jackson e golo do Sporting em fora de jogo 2 metros, sim o A.Martins estava 2 metros em fora de jogo)

4 - Nacional 2-1 Porto (Mais uma capelada com um golo do Nacional em fora de jogo e um golo limpo do FC Porto a ser anulado)