sábado, 12 de abril de 2014

Luís Castro e convocados para Braga

12-04-2014 – Luís Castro: Queremos uma atitude mais positiva

​Independentemente do passado e do que se segue no futuro próximo (a deslocação ao Estádio da Luz para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na quarta-feira), o FC Porto vai “fazer tudo” para “ganhar o jogo” no terreno do Sporting de Braga (27.ª jornada da Liga portuguesa, domingo, 19:15). Ainda assim, em declarações exclusivas ao www.fcporto.pt e Porto Canal, Luís Castro pede “uma atitude mais positiva dos jogadores”, face ao que sucedeu em Sevilha, na quinta-feira.

“O Braga precisa tanto dos pontos como o FC Porto. Penso que as duas equipas vão tentar agarrar o jogo e será a inspiração de cada uma delas que vai fazer com que o domínio passe para um dos lados. Confio muito nos jogadores e temos várias referências daquilo que fizemos nos últimos tempos que nos levam a pensar que poderemos controlar o jogo, tendo um olhar de respeito sobre o adversário, e assim chegar a uma vitória”, afirmou.

Luís Castro explicou o elogio que fez ao trabalho dos jogadores nos últimos 15 minutos da primeira parte e no segundo tempo do encontro em Sevilha, que terminou com uma derrota (4-1) que deixou os Dragões de fora das meias-finais da Liga Europa: “Esse trabalho foi feito debaixo de muitas adversidades e não elogiei tanto a atitude, que teria de ser mais positiva e determinada em momentos que o exigiam. Porém, os jogadores trabalharam sempre, debaixo de adversidades que condicionaram muito esse trabalho. Em Braga, queremos uma atitude mais positiva dos jogadores e uma capacidade de abordar o jogo de forma totalmente diferente, também com um resultado diferente”.

Os minhotos estão actualmente no sexto lugar da Liga portuguesa, a apenas três pontos do quinto, que dá acesso à Liga Europa na próxima época. O técnico portista sabe por isso que o adversário vai apostar forte no triunfo, mas garante que os Dragões não vão ficar atrás. “Não tivemos muito tempo para preparar o jogo e vamos fazê-lo através de imagens e comunicação, porque o trabalho efectivo de campo fica reduzido a muito pouco. Fizemos alguma coisa esta manhã, mas a preparação de um jogo destes necessitava de um pouco mais de tempo. Praticamente há um mês e meio que não paramos, com jogos a meio da semana e ao fim-de-semana, e isso tem limitado a estabilidade da equipa. Mas não é por isso que não vamos a Braga com o intuito claro de ganhar”, declarou.

Fora do horizonte fica a partida que se segue ao encontro no Minho, com o Benfica, e que decide o acesso à final da Taça de Portugal, depois da vitória azul e branca por 1-0 no Estádio do Dragão. “A única relação é que o jogo de domingo antecede o de quarta-feira, nada mais do que isso. Vamos tentar relacionar este jogo da melhor forma para os interesses do FC Porto, como sendo aquele que antecede o da Luz”, assumiu.

12-04-2014 – Jackson, Abdoulaye, Fernando e Vítor Garcia nos convocados

​Jackson, Abdoulaye, Fernando e Víctor García são as novidades na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a deslocação ao terreno do Sporting de Braga (27.ª jornada da Liga portuguesa, domingo, 19:15). Os três primeiros jogadores estavam impedidos de alinhar em Sevilha, na quinta-feira, enquanto o defesa Víctor García integra o plantel do FC Porto B.

​Em sentido inverso, Danilo, Quaresma, Reyes, Herrera e Mikel, este último do FC Porto B, ficam fora dos eleitos. Estas escolhas resultam de opções técnicas de Luís Castro, já que, na derradeira sessão de trabalho antes da deslocação ao Minho – que decorreu no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival –, apenas Helton, em repouso no domicílio, esteve ausente. Os já referidos Mikel e Víctor García “reforçaram” o grupo ao dispor do técnico no treino.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Maicon, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Defour e Víctor García.

Sem comentários: