quinta-feira, 3 de abril de 2014

FC Porto vs Sevilha, lista dos convocados e Luís Castro

Avizinha-se mais um teste muito difícil para os Dragões. Hoje a equipa portista vai ter de lutar muito com: confiança, paciência e determinação se quiser levar de vencida esta boa equipa do Sevilha. A qual de certeza vem ao Dragão defender em primeiríssimo lugar e só depois tentar marcar de modo a conseguir um resultado que lhes facilite a vida para a segunda mão em Sevilha. Pelo que os azuis e brancos terão de ter muito cuidado, jogar concentrados, com atitude e não facilitar. Se o FC Porto conseguir produzir exibições como as que realizaram para vencer o Nápoles, então poderemos ter confiança nas nossas possibilidades de continuar na prova (Liga Europa).

02-04-2014 - Mangala, Mikel e Varela para receber o Sevilha

​As chamadas de Mangala, Mikel e Varela são as grandes novidades na lista de convocados elaborada por Luís Castro para a recepção ao Sevilha, marcada para esta quinta-feira, às 20h05, referente à primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

​Comparativamente à convocatória para o último compromisso dos Dragões, frente ao Nacional da Madeira, para a Liga, Abdoulaye, Josué e Kelvin foram os jogadores preteridos pelo técnico portista.

O médio Mikel, do FC Porto B, integrou o último ensaio para o embate com os andaluzes, numa sessão de trabalho na qual Helton, em tratamento, não marcou presença. Enquanto Maicon voltou a realizar treino condicionado, Mangala e Kelvin recuperaram dos respectivos problemas físicos e estão totalmente aptos.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Defour e Mikel.


02-04-2014 - Luís Castro: "Temos uma ambição muito grande"

​O treinador do FC Porto prevê uma eliminatória muito disputada frente ao Sevilha, nos quartos-de-final da Liga Europa, prova que os Dragões já conquistaram e querem "voltar a conquistar". Luís Castro sublinha ainda a qualidade do opositor dos portistas e garante que os jogadores têm consciência da importância do jogo no Estádio do Dragão, aproveitando para voltar a apelar ao apoio dos adeptos.

​"Vai ser um jogo extremamente difícil frente a uma equipa que vem de uma boa série de resultados. Estamos optimistas e esperamos vencer a primeira parte desta eliminatória, sem sofrer golos. Estamos esperançados num bom resultado. Queremos um bom FC Porto, um FC Porto equilibrado defensivamente e a sair bem para o ataque. O FC Porto tem de ser atrevido, corajoso e determinado para fazer um bom jogo e para o vencer", afirmou o técnico dos tricampeões nacionais na conferência de imprensa de antevisão do encontro com os andaluzes.

Vencedor da Taça UEFA/Liga Europa em duas ocasiões (2003 e 2011), o FC Porto assume óbvias ambições nesta competição, mas respeita todos os adversários que se lhe atravessarem no caminho. "Pela história que tem e pelos títulos que já conquistou, o FC Porto não precisa de salvar o que quer que seja. Salvar é uma palavra demasiado forte para aquilo que é a nossa história. Temos consciência da importância deste jogo e queremos continuar em prova, como é óbvio. Temos uma ambição muito grande", garantiu Luís Castro, que afasta qualquer cenário de favoritismo antecipado.

"O favoritismo não ganha jogos. Temos de provar aquilo que valemos dentro do campo. O Sevilha venceu oito dos últimos dez jogos e é uma equipa repleta de jogadores de qualidade, mas vale essencialmente pelo seu todo. De qualquer forma, estamos focados em nós e naquilo que temos de fazer. É essencial encararmos este jogo com uma grande paixão", prosseguiu o técnico, que voltou a falar ao coração da massa adepta azul e branca: "Os nossos adeptos voltarão a ser fundamentais para o nosso sucesso e contamos com eles do primeiro ao último segundo".

Indiferente à pressão extra inerente a esta fase das competições europeias, o FC Porto alimenta genuínas ambições de reerguer um troféu que lhe é familiar. "Trabalhar no FC Porto é um acto de responsabilidade. A Liga Europa é uma prova de grande prestígio, que o FC Porto já conquistou e quer voltar a conquistar", concluiu Luís Castro.

 Equipa de arbitragem

O alemão Wolfgang Stark, um velho conhecido dos Dragões, foi o árbitro nomeado pela UEFA para arbitrar o FC Porto-Sevilha, da primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Europa League. A auxiliá-lo estarão os seus compatriotas Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel (assistentes), Marco Fritz e Robert Hartmann (assistentes adicionais) e Christoph Bornhorst (quarto árbitro).
​Wolfgang Stark tem 44 anos, é natural de Ergolding (cidade do sudeste alemão) e é empregado bancário. Árbitro internacional desde 1999, conta com 126 jogos ao mais alto nível, nos quais se incluem duas meias-finais da UEFA Champions League (em 2008/09 e 2010/11, ambas com o Barcelona como protagonista, contra Chelsea e Real Madrid, respectivamente). Arbitrou também o encontro que deu a passagem a Portugal para o Europeu de 2012 (6-2, contra a Bósnia-Herzegovina) e marcou presença na fase final do mesmo torneio.

Já arbitrou o FC Porto em três ocasiões: em 2001/02, esteve presente no Sparta de Praga-FC Porto para a UEFA Champions League, (2-0 favorável aos checos) e, em 2007/08, foi o responsável máximo do quarteto de arbitragem no FC Porto-Marselha (que terminou com 2-1, com golos de Tarik Sektioui e Lisandro Lopez).

Em 2011/12, esteve presente no Manchester City-FC Porto (4-0), que ditou o afastamento dos Dragões da UEFA Europa League, com uma prestação algo polémica: cinco cartões amarelos para os portistas (apenas um para os ingleses) e uma expulsão de Rolando, por palavras, aos 76 minutos, após criticar a posição de Dzeko no segundo golo do City.

Com Wolfgang Stark como árbitro, o Sevilha amealhou duas derrotas, curiosamente ambas por 1-0: com o Lille, em 2005/06, para a primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA (apesar de ter passado a eliminatória, após vitória na segunda mão, por 2-0) e com o Sporting de Braga, para a primeira mão do play-off de acesso à UEFA Champions League de 2010/11 (acabou eliminado, após vitória dos bracarenses por 4-3 em Sevilha).


1 comentário:

Dragaoatento disse...

Eles nem sabem, nem sonham...
Miro a proveniência: lampiões desbragados...aciono imediatamente o autoclismo... os excrementos dão duas voltas à pista e descem a uma velocidade supersónica...