quarta-feira, 25 de março de 2009

Contra factos não há argumentos

Futebol Nacional
FC Porto conquista adeptos pelo mérito, Sporting e Benfica valem-se da sugestão familiar

O FC Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos".

Na conferência Sports Marketing 09, hoje organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

"No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do FC Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que, a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

"O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

Carlos Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos.

"É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.

O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".

PS - José Guilherme Aguiar

"Processo teve origem na CD da Liga"

A Comissão Disciplinar da Liga foi o alvo principal de José Guilherme Aguiar, depois de anunciada a ratificação dos regulamentos que passam a definir os critérios de admissão dos clubes envolvidos em processos de corrupção, manipulação ou viciação dos resultados de um jogo . "Todo este processo teve origem na Comissão Disciplinar da Liga, que fez tudo com um propósito pré-determinado e pensou que todos os outros órgãos eram susceptíveis de ser comidos por lorpas. Para além das questões formais, há questões factuais que constituem pressupostos que devem ser observados e nesta Comissão Disciplinar tudo o que for a favor do FC Porto não vale nada, mas se for contra, já vale tudo", frisou.

PS 1 - Hulk fabuloso e... com tudo

A pergunta do jornalista espanhol foi simples e Quique Flores também disparou de pronto a sua resposta, quase como se nem tivesse necessidade de pensar muito no assunto. Afinal, quem é para o técnico espanhol a revelação desta Liga 2008/09? Não. O treinador encarnado não mencionou qualquer jogador benfiquista, fugiu ao politicamente correcto - como é seu apanágio, de resto - e atirou: "Hulk! É um jogador que vem duma liga muito desconhecida e teve pouco seguimento, excepto do FC Porto. Tem um rendimento fabuloso, é um jogador muito agressivo, bem inserido na dinâmica da equipa e um dos mais determinantes da Liga", analisou, em declarações à rádio espanhola Cadena Ser. Os elogios continuaram e Quique Flores sustentou a sua escolha com outros detalhes para quem ainda não viu o camisola 12 dos dragões. Aliás, o técnico não prevê uma longa estadia de Hulk em Portugal. "Vejo-o a jogar em Espanha ou Inglaterra. Tem tudo para ser um jogador modelo: determinação, agressividade, com um bom disparo com pé esquerdo, e é terrível quando joga pela direita e vai para o centro. Está no FC Porto, mas poderá estar em breve noutro clube importante. Hulk é muito agressivo e adaptou-se bem à dinâmica do FC Porto. Joga bem ao lado de Lisandro e Rodríguez", concretizou, sem conseguir precisar bem a idade do brasileiro, "se 23 ou 24 anos". Já agora, o dianteiro azul e branco tem... 22.

PS 2 - Florentino Pérez, candidato à presidência do clube madrileno, afirmou que se ganhar as eleições, quer levar consigo figuras como, Kaká, Gerrard, Xavi Alonso, e o internacional português Cristiano Ronaldo.

Pergunta-se! Dado que estes craques representam pràticamente o ataque da selecção do Mundo do Futebol, quanto dinheiro pensará ele disponibizar para adquirir os passes dos ditoscujos!

Sem comentários: