quarta-feira, 25 de março de 2009

FC Porto(sub-19) 2 Leixões 1 Futebol Liga intercalar

De salientar a qualidade desportiva em todos os aspectos de Rabiola, o qual deixou de ser uma promessa para passar a realidade.

O brilho de Rabiola no espectáculo azul e branco

O FC Porto venceu o Leixões com uma exibição convincente e dois golos de Rabiola, o único sénior de uma equipa que navegou com inteligência num mar de profissionais. 

... "Uns vieram para treinar, outros para competir e ganhar", reconheceu, no final do jogo, o técnico José Mota, tentando explicar a derrota do Leixões, com quase todos os titulares da Liga Sagres. O FC Porto fartou-se de dar sinais, na primeira parte, lançado por Josué, da vontade em passar às meias-finais regionais da Liga Intercalar. Chula esteve perto de marcar.

Um mau atraso de Bruno China pôs a bola nos pés de Rabiola, no primeiro de dois golos decisivos. 

...Mais ofensiva a equipa do Leixões esbarrou na imponente defesa portista, ou seja, em Abdoulaye. A altura do central senegalês cortou uma série de cruzamentos com destino ao ponta-de-lança Rodrigo Silva. O golo de honra apareceu nos descontos, muito depois de um excelente golo de livre de Rabiola.

Maturidade e classe valem presença nas meias-finais

Inspirados pelo sol que irradiava na Maia, os jovens atletas do F.C. Porto ofereceram um brilho intenso ao jogo realizado esta quarta-feira no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, aliando a uma exibição entusiástica a qualificação para as meias-finais da Liga Intercalar. Tudo isto frente aos seniores do Leixões. Representada ao mais alto nível, quer dentro das quatro linhas quer no banco, onde se sentou inclusive o treinador José Mota, a equipa de Matosinhos viu os Dragões dominarem por completo os primeiros 45 minutos do encontro, assinalados por variadíssimas jogadas de elevada qualidade, que podiam ter apontado para um resultado mais volumoso ainda antes do intervalo. Josué, ora a desmarcar os companheiros ora a bater os livres, foi dos mais perigosos, porém o golo acabou por sair dos pés de Rabiola, que aproveitou da melhor forma uma desatenção de um adversário. O avançado – único jogador do plantel principal Portista que marcou presença na Maia – fintou o guardião Berger e, com classe, atirou a bola para o fundo da baliza. Antes desse momento de enorme sentido de oportunidade, já Diogo Viana e Chula tinham ameaçado as redes contrárias, em lances que por muito pouco não accionaram o marcador. A perder e sem qualquer tipo de controlo sobre o jogo, José Mota lançou no desafio Rodrigo Silva, Braga e, mais tarde, Roberto Sousa, Castanheira e Brandon, conferindo total contornos de campeonato à partida, mas nem assim os jogadores leixonenses conseguiram impor-se sobre os sub-19 azuis e brancos. Apesar de uma etapa complementar mais repartida, a verdade é que foi o F.C. Porto que voltou a mexer com o resultado, ampliando para 2-0 na sequência de um livre desferido com mestria por Rabiola. O nº 9 carimbou com a sua obra de arte a vitória dos Dragões, que viriam a sofrer um golo já depois dos 90 minutos, numa jogada algo confusa, que se seguiu à operação de uma substituição no conjunto de Rui Barros. Logrado um lugar nas meias-finais nacionais (final a Norte), os azuis e brancos aguardam agora pelo vencedor do encontro entre Gondomar e Paços de Ferreira para saberem com que equipa vão disputar a passagem à Finalíssima da competição.

FICHA DE JOGO

Liga Intercalar (quartos-de-final)
Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia (25 de Março de 2009)

Árbitro: Luís Machado
Árbitros Assistentes: Hugo Campos e Ricardo Costa
4º Árbitro: Rui Cardoso Oliveira

F.C. Porto: Ruca; Ivo Pinto, Rafhael, Abdoulaye e Massari; Lucas, Josué e Ramon; Diogo Viana, Rabiola e Chula
Substituições: Ramon por Bosingwa (85m) e Diogo Viana por Vítor (92m)
Não utilizados: Maia; Roberto, Jaroslav, Jakubov e Miguel Galeão
Treinador: Rui Barros

Leixões: Berger; Vasco Fernandes, Sandro, Elvis e Angulo; Ruben, Bruno China e Hugo Morais; Jean Sony, Chumbinho e Zé Manel
Substituições: Zé Manel por Rodrigo Silva (46m), Ruben por Braga (46m), Vasco Fernandes por Roberto Sousa (54m), Chumbinho por Castanheira (61m) e Bruno China por Brandon (74m)
Não utilizados: Fonseca; Joel
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rabiola (39 e 68m) e Rodrigo Silva (92m)
Disciplina: cartão amarelo para Zé Manel (10m), Chumbinho (29m), Josué (38m), Elvis (42m) e Roberto Sousa (58 e 90m); cartão vermelho para Roberto Sousa (90m)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

O que prova que temos boa gente na formação. Haja coragem para os lançar.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

Sim! E para já parece-me que seria de ir apostando no Rabiola. Aquele miúdo é como o algodão "não engana". É um espectáculo a jogar a bola,tem realmente pormenores de grande classe,ou seja,tem muita qualidade técnica!

Abraço