segunda-feira, 16 de março de 2009

FC Porto 2 Naval 1º de Maio 0

Mais um excelente jogo realizado pela equipa do FC Porto a evidênciar uma evolução já muito perto da perfeição!

É perfeitamente compreensível e louvável que chegados a esta altura do campeonato, a oito jornadas do fim, o Plantel do FC Porto se compenetre de que está na recta final e que se realmente quiser ser  campeão terá de manter e ainda melhorar se possível, as suas prestações (exibições).

Volto a reafirmar que tècnicamente este Plantel do FC Porto é bastante bom, estando mesmo ao nível dos grandes tubarões da Europa. No entanto para aumentar as possibilidades de êxito na Champions League a equipa do FC Porto tem ainda de evoluir no capítulo da condição física. Ser capaz de jogar e suportar o ritmo de jogo das equipas inglesas durante os 90 minutos.

De salientar neste jogo a acção de Mariano, pelo golo que marcou e pela assistência no segundo.

Logo que o jogo começou se percebeu a intenção da equipa do FC Porto em resolver cedo mais este compromisso da Liga Sagres, sem comprometer a segurança da sua defesa, e, a não ser um ou outro lance isolado a Naval não teve hipóteses.

As jogadas protagonizadas por Rodríguez, que rematou ligeiramente por cima logo no arranque da partida, por Lisandro, num lance de muito perigo salvo em cima da linha por Paulão, ou por Mariano, que viu dois remates seus esbarrarem no guarda-redes visitante ou no referido defesa contrário, mais não fizeram do que confirmar a tendência de ataque constante da equipa azul e branca. De registar dois lances evidentes de falta sobre Lisandro dentro da área da Naval, ambos julgados indevidamente, devido aos preconceitos anti-FC Porto do juiz do apito que resolveu interpretar estes dois lances como sendo simulação do avançado, e, ainda por cima castigar, num cúmulo de burrice, o avançado do FC Porto com um cartão amarelo completamente injustificado.

Estavam decorridos trinta minutos do jogo quando Rolando numa abertura em profundidade e precisa descobriu Mariano que à entrada da área se desenvencilhou de dois adversários e rematou a contar não dando qualquer possibilidade de defesa ao Peiser.

Após o golo acentuou-se o domínio da equipa do FC Porto que voltou a ter novas oportunidades de concretização desperdiçadas por Lucho na mais evidente de todas, após um entendimento perfeito com Rodríguez.

No reatamento da partida voltou a ser a equipa azul e branca, desta vez com Meireles e Lisandro como principais protagonistas, ambos errando a baliza por um triz.

O segundo golo viria a acontecer aos 68 minutos, através dum lance estudado e eficaz de Mariano e Lucho, que o capitão portista, com subtileza, encaminhou para o fundo da baliza da Naval, garantindo assim a vitória indiscutível da sua equipa.

Com mais esta vitória a equipa do F.C. Porto reforça a liderança da Liga Sagres.

Destaques:

Toda a equipa está de parabens pela excelente exibição, porém quero realçar dois aspectos que me parecem dignos de registo.

Com Andrés Madrid (comparação com Fernando) a equipa perdeu resistência física, e talvez, capacidade de choque e de desarme, mas ganhou mais clarividência na organização do jogo de ataque e precisão de passe.

Cissokho, a evoluir de jogo para jogo. Está cada vez melhor! A continuar assim, será o defesa lateral esquerdo indiscutível da equipa do FC Porto.

Sapunaru, outro jogador que me parece mais desinibido e a subir de rendimento.

FICHA DE JOGO

Liga Portuguesa 2008/09 – 22ª jornada
15 de Março 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 34.211 espectadores

Árbitro: Cosme Machado (AF Braga)
Árbitros Assistentes: Alfredo Braga e Henrique Parente
4º Árbitro: Albano Correia

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Andrés Madrid, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Mariano, Lisandro e Rodríguez 
Substituições: Andrés Madrid por Tomás Costa (59 min), Rodríguez por Tarik (79 min) e Lisandro por Farías (79 min)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Rabiola e Ivo Pinto
Treinador: Jesualdo Ferreira

NAVAL: Peiser; Carlitos, Paulão «cap.», Diego Ângelo e Daniel Cruz; Bruno Lazaroni, Godemeche, Alex Hauw e Davide; Marinho e Marcelinho
Substituições: Daniel Cruz por Baradji (46 min), Alex Hauw por Dudu (46 min) e Davide por Bolívia (72 min)
Não utilizados: Jorge Baptista, Gilmar, Michel Simplício e Real
Treinador: Ulisses Morais

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Mariano (29 min) e Lucho (68 min), 
Disciplina: cartão amarelo a Lisandro (29 min) e Dudu (90 min)

Tribunal de OJOGO unânime 

O árbitro Cosme Machado prejudicou o FC Porto ao não assinalar três grandes penalidades evidentes favoráveis à equipa azul e branca.

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Consciente da importância da partida e da possibilidade que tinha, para alcançar uma liderança mais tranquila, o F.C.Porto entrou forte, dominador, a pressionar e criar vários lances de perigo, mas a ser muito perdulário. Na primeira-parte, o seu melhor período, a equipa azul e branca, que jogou muito bem, podia ter construído uma vantagem segura que fez por justificar, mas que não soube aproveitar, tal foi o desacerto na hora de finalizar.

O F.C.Porto, na segunda metade, continuou dominador, senhor do jogo, mas com pior qualidade futebolística e sem ter as oportunidades da primeira-parte. Com o segundo golo, aí sim, a vitória ficou segura e depois foi só deixar passar o tempo, rodar jogadores e poupar os mais desgastados;Lisandro e C.Rodríguez.

Ainda não foi ontem, que fizemos a grande exibição que o público do Dragão - que querem, somos muito exigentes e gostamos, porque a isso fomos habituados, de bons espectáculos - anseia, mas já foi melhor e também temos a noção, que atendendo às circunstâncias - jogo contra o A.Madrid - não podiamos pedir mais.
A oito jornadas do fim - 4 jogos em casa e 4 fora - temos 4 pontos de avanço sobre o Sporting - não deixa de ser curioso - e 5 sobre o Benfica. Estamos po isso, no bom caminho para atingirmos os objectivos de sermos Tetracampeões. A tarefa não vai ser fácil e os obstáculos vão ser muitos - eles vão continuar a tentar por outro lado. Mas estamos atentos, preparados e conscientes, do que nos espera para conseguirmos, mais uma vez, ganhar a Liga e dar sequência ao nosso trajecto, em que o Céu é o limite. Temos tudo para o conseguir: Dirigentes, equipa e adeptos.

A arbitragem do Collina português - até devia ter vergonha de se referir a um extraordinário árbitro - foi uma tristeza!

Um abraço

Dragaoatento disse...

Vila Pouca!

..ainda não foi ontem, que fizemos a grande exibição que o público do Dragão - que querem, somos muito exigentes e gostamos, porque a isso fomos habituados, de bons espectáculos...

Vila Pouca! Acho que estás a ser exigente demais.
O FC Porto neste jogo protagonizou jogadas de fino recorte técnico e de belo efeito. Pode não ter sido durante o jogo todo, mas os porquês já tu sabes.
Gostaria de salientar que a única coisa que me preocupa, para termos êxito na Champions é o ritmo de jogo, o poder de choque, a condição física da equipa, a fim de poder defrontar e lutar em pé de igualdade com os cavalões ingleses ou alemães.

Abraço