sábado, 28 de março de 2009

Portugal 0 Suécia 0

Comprometido o apuramento da selecção portuguesa para o Mundial de 2010 na África do Sul

Estes resultados já vêm de longe, de muitos anos atrás. O futebol que se pratica na Europa é um tipo de futebol muito físico, simples, prático, em que se previligia o colectivo, as jogadas automatizadas (o jogador mete a bola num espaço vazio porque sabe que vai lá ter um companheiro para a recepcionar), e, no qual é preciso evidenciar: velocidade, resistencia, capacidade de choque, ser capaz de jogar em antecipação, e, se necessário for disputar a bola recorrendo a cargas (legais, não tendo medo de ir ao choque) sobre o adversário, e, tambem não ter medo de meter o pé. 
Ora os jogadores portugueses são muito habilidosos, e, por conseguinte praticam um estilo de futebol macio, gostam de se recrear com a bola  mas não estão mentalizados para grandes cavalgadas, nem para passar os 90 minutos do jogo a correr.

Eis a razão porque nos damos mal com as equipas inglesas, alemãs, dinamarquesas, suecas ...etc. As tais que evidenciam uma capacidade atlética fora do comum. Em que os jogadores são autenticos cavalões sempre a correr e a pressionar os adversários.

Conclusão: os portugueses habilidosos (virtuosos) sem dúvida, têm no entanto de continuar a evoluir fisicamente, aumentar a resistencia e a velocidade, e passar a praticar cada vez mais um tipo de futebol prático e essencialmente colectivo. 

2 comentários:

Dragaoatento disse...

É evidente que para opor ao futebol eminentemente físico da Suécia, feito de capacidade de choque (intimidativo)e de pressão constante sobre o adversário que detivesse a posse da bola (aqueles (patorras) pés 54 biqueira larga causavam mossa nas pernas dos jogadores portugueses), só um futebol eminentemente técnico como o dos portugueses mas com mais automatismos, fugindo ao denunciar das jogadas,alem de mais concentração e confiança na zona de finalização... esta seria na minha opinião a fórmula com mais possibilidades de êxito.

dragao vila pouca disse...

Não vi, não ouvi, mas pelo que li, tivemos mais uma vitória moral.
Enquanto há vida há esperança e deixem o Queiroz sonhar.

Um abraço