sexta-feira, 6 de março de 2009

Lista de convocados para a visita ao Leixões

FC Porto tem mais lesões nas provas nacionais

Nélson Puga, médico do FC Porto, defendeu ontem, nas III Jornadas de Nutrição no Desporto (Universidade do Porto), que a passividade existente na Liga conduz ao aumento de lesões em jogo na sua equipa. "Temos a melhor média de ausências nos treinos da Europa, estamos à frente nas taxas de recidivas, no número de jogadores disponíveis para treino, mas a incidência de lesões em jogo está em cima da média", explicou. "Isto quer dizer que a equipa, se calhar por andar em primeiro lugar, leva muita porradinha. Nas provas europeias, há quase ausência de lesões, enquanto, no nosso campeonato, há objectivamente uma passividade que provoca um aumento estatístico de lesões por jogo", afirmou.

06-03-2009 FUTEBOL
O Júnior Ivo Pinto (lateral direito) estreia-se nas convocatórias da Liga Sagres

A estreia do lateral-direito Ivo Pinto, dos sub-19, é a principal novidade da convocatória do F.C. Porto para a visita ao Leixões (21ª jornada da Liga), agendada para as 21h00 deste sábado, no Estádio do Mar. Destaque ainda para a entrada de Rabiola e para a saída de Rodríguez, que cumpre castigo.
 
Os Dragões concluíram a preparação para o encontro frente à equipa de Matosinhos esta sexta-feira, no Olival, e concentram-se mais logo, ao final da tarde, no Estádio do Dragão, de onde seguem para estágio.
 
Benítez, Fucile, Guarín e Sapunaru permanecem ao cuidado do Departamento Médico. Os dois primeiros voltaram a fazer trabalho de ginásio e a outra dupla realizou treino integrado condicionado.
 
Lista de convocados: Andrés Madrid, Bruno Alves, Cissokho, Farías, Fernando, Helton, Hulk, Ivo Pinto, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Rabiola, Raul Meireles, Rolando, Stepanov, Tarik Sektioui e Tomás Costa.

05-03-2009 FUTEBOL
Declarações de Jesualdo Ferreira: "Temos de jogar nos limites"

Assegurando concentração total no encontro do Estádio do Mar, Jesualdo Ferreira está certo de que os Dragões vão enfrentar grandes dificuldades perante o Leixões, adversário deste sábado, às 21 horas. O treinador portista salienta a responsabilidade da equipa perante o comando do campeonato e espera uma atitude próxima dos limites por parte dos seus jogadores.
  
Jogo de risco máximo
«Vai ser um jogo muito complicado, perante um adversário que só perdeu uma vez no Estádio do Mar e que, para mim, continua a ser a equipa sensação do campeonato. Prevemos grandes dificuldades e encaramos este jogo como uma partida de risco máximo, logo, todas as nossas atenções estão voltadas para este jogo».
 
Respeito pelo adversário
«O Leixões tem a mesma matriz táctica que apresentava no início da época, mas a equipa é agora mais madura e tem tentado alterar a sua postura em campo, em função da saída do Wesley. Tem jogadores mais desgastados, tal como todas as outras equipas, mas é uma equipa muito bem organizada e que se bate muito bem com qualquer adversário. A 10 jornadas do fim do campeonato, e pela forma como as coisas se têm passado no topo da classificação, não podemos eliminar ninguém da luta pelo título. O Leixões merece crédito, apreço e, acima de tudo, respeito».
 
Jogar nos limites
«O F.C. Porto e o Leixões são as equipas com mais tempo e presenças no primeiro lugar da liga esta temporada e a nossa responsabilidade é a mesma de sempre, a nossa perspectiva não muda em função de quem está atrás de nós. Estamos em primeiro lugar e temos a responsabilidade de alcançar os objectivos que traçámos. Queremos ganhar, mas sabemos que para isso teremos que ser mais fortes do que o Leixões. Temos de jogar nos limites».
 
Jogadores em crescimento
«As nossas dificuldades não se prendem com o facto de fazermos um bom campeonato fora de casa e menos bom em casa. O F.C. Porto tem jogadores com características que se adaptam melhor a um estilo de jogo mais rápido, com mais espaços e quando as equipas dividem o jogo connosco sentem dificuldades. Quando não o fazem, criam-nos maiores dificuldades. Todas as equipas do campeonato treinam bem e têm meios e capacidades evoluídos e a nossa equipa tem de ser capaz de fazer alterações à sua disposição e à sua abordagem. Isso leva tempo e, com o tempo, os jogadores vão aprendendo a melhorar essas questões tácticas».
 
Cumprir os objectivos
«As questões da renovação não me preocupam minimamente. Quero ganhar e cumprir a minha tarefa até ao fim. Neste momento, o mais importante é cumprir este terceiro ano da minha ligação ao F.C. Porto com trabalho e perseguir os objectivos que definimos no início da época. Estamos em três frentes e queremos ganhá-las, queremos chegar ao fim e sentir que fomos melhores. As minhas ambições profissionais são as mesmas desde que comecei a trabalhar: quero ganhar. Cheguei tarde ao F.C. Porto e nada me preocupa que não seja ganhar no F.C. Porto. Não tenho nenhum projecto em mente».
05-03-2009 LABAREDAS

Pedagogia encarnada

Ora aí está um bom exemplo de pedagogia! Quando tanto se fala de fair play e verdade desportiva, o Labaredas deu de caras com esta pérola. Não é que há um jogador que diz que o golo mais especial que marcou foi em fora-de-jogo? Chama-se David Luiz, veste de vermelho e… consentiu-nos uma enorme gargalhada.

«Um golo marcante foi esta época, mesmo em fora-de-jogo, com o Braga». O Labaredas teve de reler a notícia para concluir que não estava equivocado. Mas não. Foi mesmo assim, com todas as letras, para jovem do Externato Rainha D. Amélia ouvir. Nada mais apropriado para uma jornada de promoção do desporto junto das crianças.

Sem comentários: