segunda-feira, 23 de março de 2009

FC Porto 2 Estrela da Amadora 0

Futebol - Taça de Portugal 22-03-2009 

Marcaram para o FC Porto Lucho e Raúl Meireles, contribuindo deste modo para que os Dragões se aproximem cada vez mais da final da Taça, disputando-se a segunda mão daqui a um mês na Amadora.

O jogo começou pràticamente com um golo a remate de cabeça do Lisandro ao décimo minuto, mas que o fiscal de linha resolveu (mal) invalidar. O golo acabaria por surgir pouco depois na marcação duma grande penalidade concretizada pelo Lucho. O segundo golo surgiria quatro minutos depois, por Raul Meireles a concluir, com um remate cruzado, um lance rápido que o próprio Raúl iniciara.

A seguir ainda houve um derrube ao Lisandro dentro da grande área do Estrela por um defensor desta equipa, a que o árbitro Paulo Batista, resolveu fechar os olhos. Seria o 3 a 0 e a possibilidade da eliminatória ficar desde já resolvida.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, meias-finais, 1ª mão
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 19.108 espectadores

Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

Assistentes: José Braga e Luís Tavares

4º Árbitro: Ricardo Lourenço

F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez

Substituições: Lisandro por Farías (65m), Rodríguez por Hulk (65m) e Sektioui por Mariano (84m)
Não utilizados: Ventura, Rolando, Tomás Costa e Andrés Madrid
Treinador: Jesualdo Ferreira

E. AMADORA: Nelson «cap»; Hugo Gomes, Vidigal, Moreno e Ney; Fernando Alexandre e Marcelo Goianira; Celestino, Jardel e Varela; Anselmo

Substituições: Celestino por Pedro Pereira (52m), Anselmo por Ndiaye (69m) e Ndiaye por Vítor Vinha (82m)
Não utilizados: Filipe Mendes, Mustafa, Marco Paulo e Nelson Pedroso
Treinador: Lázaro Oliveira

Ao intervalo: 2-0

Marcadores: Lucho (34m, g.p.) e Raul Meireles (38m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando Alexandre (30m), Vidigal (33m), Mariano (67m), Pedro Pereira (76m)

Destaques

A defesa actuou em bom plano. Cissokho melhor que Sapunaru, está cada vez melhor.

Bruno Alves destaca-se sem sombra de dúvida pela sua atitude, um autentico guerreiro. É um dos poucos elementos da equipa que tem capacidade de luta e poder de choque, aliadas a uma técnica bastante evoluida.

O meio-campo cumpriu, se bem que poderia e deveria ter feito mais. Nota positiva para o Fernando, um poço de energia, e, sempre no lugar certo. Raúl Meireles e o Lucho muito bons tècnicamente mas muito macios tb. O ideal seriam dois médios ofensivos com a técnica do Raúl e do Lucho mas com a força e capacidade de luta do Bruno Alves.

Avançados.

Lisandro, Rodriguez e Mariano (este a espaços) muito bem também. Hulk, Farias e Sektioui, os apontamentos habituais.

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, mas escassa, jogada a ritmo lento, a meio gás, em que mais uma vez, a arbitragem deixou muito a desejar - se é assim nas nossas barbas, como vai ser fora de casa?
Temos tudo para voltar novamente ao Jamor e seria um grande golpe de Teatro, se isso não acontecesse.

Gostei muito do Silvestre Varela, que me parece uma boa aquisiçao.

Não gostei do Lisandro, que me parece triste, desanimado, com a cabeça noutro sítio...Espero que na Liga dos Campeões e no que resta da época, ainda apareça o Licha da temporada anterior.

Um abraço

Dragaoatento disse...

O FC POrto um a um

CARLOS GOUVEIA

Nuno 5
Não se sabe se foi incluído na contabilidade dos espectadores, mas bem que podia já que não foi obrigado a sujar as luvas. Noite mais tranquila era difícil.

Sapunaru 5
Está mais confiante e atrevido. Foi obrigado redobrar a atenção por causa de Varela, que lhe deu muito trabalho.

Stepanov 5
Concentrado, não cometeu qualquer erro durante os 90 minutos e evitou, dando o corpo à bola perto do final, o golo do Estrela da Amadora.

Bruno Alves 6
Deu a sensação de que podia ter jogado sozinho no eixo defensivo: chegou para as poucas encomendas. Subiu duas vezes ao 12º andar no ataque e quase marcou.

Cissokho 6
Da chuteira amarela saiu um passe primoroso que isolou Lisandro nos minutos iniciais, numa das várias vezes em que surgiu na frente. A defender, não deu grandes hipóteses aos homens do Estrela.

Fernando 5
Impecável nas tarefas defensivas - dobrou bem os companheiros e ganhou todas as segundas bolas -, mas errou alguns passes, naquele que continua a ser o seu principal defeito. Num desses erros quase ofereceu um golo.

Lucho 6
Abriu o marcador de penálti, mas podia, e devia, ter bisado aos 59', quando Lisandro lhe estendeu a passadeira da baliza de Nélson. Vários passes de ruptura contribuíram para o caos na área do adversário.

Mariano 6
Actor principal na maioria dos contra-ataques, provou, uma vez mais, a sua utilidade. Excelentes os cruzamentos, com os quais chegou a oferecer o golo a Farías.

Rodríguez 6
Com Hugo Gomes na sombra, demorou a "entrar" no jogo. Desconcertantes as arrancadas, ainda que em número reduzido. Como vai para a selecção, foi poupado na parte final.

Lisandro 7
Teve um golo mal anulado, um penálti assinalado e outro que passou despercebido a Paulo Baptista. Além disso, "cheirou" o golo várias vezes, mas Nélson levou a melhor. A vitória do FC Porto merecia a sua assinatura.

Farías 5
Esteve muito perto de marcar a cruzamento de Mariano, mas Nélson fez uma defesa do outro Mundo.

Hulk 5
Voltou à acção, depois de um jogo de castigo, para entusiasmar a plateia.

Tarik -
Muita vontade, pouco tempo.

Dragaoatento disse...

..Gostei muito do Silvestre Varela, que me parece uma boa aquisiçao.

Vila Pouca!Completamente de acordo.

Abraço

dragao vila pouca disse...

Monteiro acerca do teu comentário sobre o Lisandro, deixa-me dizer o seguinte: eu fui ver o jogo, fiz a minha análise e escrevi o que vi. O que diz a C.Social nesse aspecto, passa-me ao lado, porque sem presunção, não recebo lições de futebol, de alguns jornalistas que quando nasceram já eu via e acompanhava de perto, o futebol ao mais alto nível.
Mas já agora e para terminar, qual é a tua opinião sobre a exibição do Lisandro?

Um abraço

Dragaoatento disse...

Meu Caro Vila Pouca!

...Não gostei do Lisandro, que me parece triste, desanimado, com a cabeça noutro sítio...Espero que na Liga dos Campeões e no que resta da época, ainda apareça o Licha da temporada anterior.

É evidente que algo se passa com o homem...não sei se será uma questão de verbas, ele achar que o vencimento dele está desactualizado, ou outra questão qualquer...tanto quanto sei e que é muito pouco, a FCPorto-Futebol,SAD,aqui há uns meses atrás,tentou negociar com o Lisandro,no sentido de acrescentar mais umas épocas ao contracto dele, porém não houve acordo por divergências entre o vencimento que o Clube lhe oferece e o que ele quer receber.
Não sei se sabes que no caso do Lucho o FCP para o segurar/contentar teve de puxar substancialmente pelos cordões à bolsa...e se não me engano o Lucho actualmente ganha mais do que o Licha...se calhar ele pretende ser considerado no mesmo nível do Lucho. Daí talvez alguma falta de alegria que detectaste nele.

Na minha opinião,mesmo admitindo que tens razão,que seja verdade ele não andar satisfeito com a situação dele no Clube,a sua influência no jogo da equipa foi vital e preponderante no resultado. Marcou o golo mal invalidado,deu origem ao penalti e esteve segundo golo do Meireles. Portanto, não se pode dizer que o rendimento dele não tenha sido crucial,importante no jogo.

E pronto, conforme o teu pedido(é uma ordem)aqui deixo a minha discutível opinião.

Abraço