segunda-feira, 12 de março de 2012

Análise comentário aos 22 jogos já disputados

Ao fim de 22 jogos disputados no campeonato, pode-se concluir que há uma tendência que já vem de tempos atrás, e se tem consolidado ao longo das últimas semanas: o FC Porto tem por hábito entrar "a dormir" nos jogos e tenta resolver nas retas finais. O que já permitiu salvar 5 pontos para um total de 13 acrescentados na segunda parte a empates registados ao intervalo: Setúbal, Marítimo, Leiria e Feirense (em casa), Beira-Mar e Benfica (fora); e ao empate contra a Académica no último desafio. 
Depois da derrota por 3-1 em Barcelos (2-0 ao intervalo), pensou-se que Vítor Pereira iria dar o murro na mesa, e que por isso as coisas iriam mudar, espantando definitivamente a apatia habitual da equipa portista em cada início de partida. Pelos vistos enganamos-nos. Em dois dos três jogos seguintes, os dragões voltaram a entrar "a dormir"! 
A insistência em facilitar previa dissabores semelhantes ao do resultado com a Académica, embora a reação após o intervalo tenha permitido salvar um ponto. 
3 questões: Rogério Gonçalves, Treinador - "Há tendência para facilitar..."
1 - Como se explica o apagão do FC Porto depois de uma grande vitória na Luz?
Às vezes, por defrontar uma equipa teoricamente mais acessível, os jogadores relaxam um pouco. A Académica fez um golo, evitou ao máximo o do FC Porto, moralizou-se e foi acreditando nela própria. Depois as coisas tornaram-se naturalmente mais difíceis porque entretanto o bloco da Académica baixou e os espaços ficaram muito mais reduzidos.
2 - A que se devem as constantes más entradas da equipa?
Em primeiro lugar deve dizer-se que hoje as equipas pequenas já não são assim tão pequenas e que nenhum adversário vai ao Dragão já derrotado. Mas o que acontece é que os jogadores, perante um adversário mais fraco, facilitam um bocado. Por isso é que quem conseguir dominar melhor a parte mental, consegue melhores desempenhos.
Antero Henrique, o director geral da SAD do FC Porto, já poderá sentar-se no banco de suplentes na partida com o Nacional, uma vez que o castigo dum mês termina hoje. Antero Henrique havia sido castigado com um mês de suspensão e 1500 euros de multa na sequência de incidentes ocorridos com o director desportivo do Leiria, Rodolfo Vaz, no túnel do Estádio do Dragão, após o final do jogo entre as duas equipas. Devido a isso, Antero ficou na bancada em quatro jogos: Setúbal, Benfica, Feirense e Académica. 

Sem comentários: