domingo, 11 de março de 2012

Futebol: Treinador com prestígio precisa-se no FC Porto

Para conseguir impor-se, ter sucesso num clube, o Líder duma equipa técnica tem de antecipadamente ter granjeado prestígio a treinar outros clubes.
O problema de Vítor Pereira não é só o facto dele ter passado de adjunto, uma figura de segundo plano, a treinador principal, sem que os jogadores fossem chamados a emitir a sua opinião, de modo a aceitá-lo, reconhecendo-lhe mérito para exercer o cargo. É que um treinador para se impor, ter moral para exigir, precisa de ver os seus méritos serem reconhecidos pelos seus subordinados. E para isso tem de ter currículo, ou seja, experiência de ter treinado equipas de gabarito, constituidas por vedetas. Estas questões parecendo de somenos importância, não são, um treinador para conseguir impor as suas ideias e ser (obedecido)aceite de bom grado pelos jogadores ao seu dispor, tem de ter o prestígio proporcionado por campeonatos, ou outras provas importantes como Taças, ou quaisquer outros troféus ganhos noutros clubes! Sem o prestígio proporcionado pelas vitórias obtidas noutros clubes e noutros campeonatos, qualquer treinador está sujeito ao fracasso.
Veja-se o exemplo do Villas-Boas, o qual não conseguiu insinuar-se, impor-se aos veteranos (jogadores com 30 e mais anos)do Chelsea por lhe faltar suficiente prestígio que lhe garantisse estar acima de quaisquer controvérsias provocadas pela Imprensa, pelos seus subordinados, ou até ser capaz de suplantar a opinião dos seus comandados. Acima de tudo terem-lhe respeito, ou seja, respeitarem as instruções transmitidas por ele (VP). 
A propósito, comentários (opiniões) diversos: 
1 - Ainda que não me pareça que o VP tenha estofo para ser treinador do FCP ele de certeza que não lhes disse para jogarem devagar e depois a passo e a seguir em slow motion.
Mas é culpa do treinador assistir ao que se estava a passar e não ter manifestado o seu desagrado aos jogadores durante esse período de tempo, quer por palavras, quer por actos (substituições).
2 - O VP até pode saber de futebol (treino, tácticas e estratégias) mas nota-se que falta ali nitidamente uma voz de comando.
3 - Pode até eventualmente acontecer que há jogadores a precisarem de mudar de ares, (mesmo que sejam bons) no final da época, mas o VP também (mesmo ganhando o campeonato).
4 - Por muito que nos custe , o Vítor Pereira já devia ter saído há muito... E não é implicar com ele, mas nota-se que não tem o balneário na mão.

5 comentários:

Dragaoatento disse...

Já vi que não leste o meu post!

Não é uma bola fora como dizes...!

É só o título dum texto com as minhas teorias (práticas pela experiência) sobre o que precisam de ter/ser os líderes das equipas técnicas.

Quanto a sermos campeões com o VP, eu até gostava, porem esqueces-te dum pormenor muito importante, e que é o facto de ser preciso que os nossos adversários estejam pelos ajustes, isto é, joguem ainda pior do que nós...o que me parece pouco provável!

FC Porto sempre!

Fernando B. disse...

Assisti no Dragão ao jogo com a Académica, bem perto do banco da nossa equipe. Não vi nenhuma atitude do VP para com a equipe, durante toda a 1ª parte, em que este lhes transmitisse a ordem de acabar com aquele comportamento miserável (ele diz que é falta de "alma").
Ontem tive um misto de vergonha e revolta. "O fraco Rei, faz fracas as fortes gentes". Será que não acordam??????

Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaoatento disse...

Fernando B. !

É evidente, pelo menos para mim, que o Vítor Pereira neste momento, não tem pedalada para treinar um clube com a dimensão do nosso FC Porto.
Isto porque, podemos questionar: que títulos ganhou o VP até à data?! E a resposta é: nenhuns!

Nestas circunstâncias, o VP anda aos papeis a pedinchar aos jogadores pf que joguem bem e se esforcem a ver se ele VP consegue singrar na carreira de treinador. Por isso os jogadores como não têm rédea curta fazem o que lhes apetece, e daí os facilitanços!

FC Porto, sempre!