sexta-feira, 30 de março de 2012

FC Porto: As Conclusões de Vítor Pereira!

Dragaoatento: Segundo o actual treinador do FC Porto, dado que esta época está a ser mais disputada, entenda-se difícil, a equipa portista até não está mal...! O que ele se esqueceu de contabilizar foi: a eliminação prematura da Champions League, da Taça de Portugal e da Liga Europa, além dos jogos em que os Dragões cederam pontos por praticarem um futebol medíocre, fora do nível obrigatório para quem como os atletas do FC Porto aufere vencimentos muito acima da média em Portugal, e, atendendo a que esta época o orçamento para o futebol do clube é o maior dos últimos tempos. Nunca o clube azul e branco esbanjou tanto dinheiro ingloriamente! Pelo que me apercebo, justificar o que ganham, não é com eles!
Mais, a jogar como jogaram contra: o Gil Vicente, a Académica e o Paços Ferreira, etc...etc..., não acredito que o FC Porto consiga ganhar em Braga e ao Sporting no Dragão.
Vítor Pereira: O Olhanense é uma equipa compacta, agressiva e solidária que explora muito a velocidade dos seus atacantes. Por isso queremos controlá-la, mas também queremos ganhar. Sabemos a qualidade que temos e estamos convictos de que, com maiores ou menores dificuldades, chegaremos à vitória.
A que atribui a irregularidade que o FC Porto tem apresentado nesta época?
Não sei se se estão a referir ao último jogo... Em Paços de Ferreira, criámos uma série de oportunidades de golo que não finalizámos e que temos, de facto, de finalizar. O que os números dizem é que a nossa irregularidade se traduz na diferença de um ponto para o primeiro classificado e que dependemos apenas de nós para revalidar o título. As outras equipas são todas regulares, e a nossa é que é irregular? Se fôssemos tão irregulares como as pessoas querem fazer crer, então a diferença pontual seria maior e não estaríamos a lutar pelo título, nem sequer estaríamos a um ponto da liderança e a depender apenas de nós. Da realidade das outras equipas para a nossa, existe apenas um ponto de diferença para um único adversário. 
Dragaoatento: escamoteou que o clube da águia ainda está a disputar a Champions e a Taça da Liga, além do campeonato nacional !
Nesse sentido, considera que a crítica é mais exigente com o FC Porto do que com as outras equipas?
Acho que não. Temos de saber viver com a crítica. No final da época faremos um balanço e veremos quais foram as equipas que conquistaram títulos. Depois vai-se falar da regularidade, da equipa que jogou melhor futebol... Esta semana, até li uma coisa engraçada, que dizia: "Esta é a equipa do FC Porto que mais golos sofreu nos últimos anos." E eu digo assim: provavelmente será, mas não podemos compará-la com a história, porque este campeonato tem características próprias. E neste campeonato não há nenhuma equipa que tenha sofrido menos golos do que nós. Aliás, temos menos quatro golos sofridos do que as outras equipas [n.d.r.: na realidade, o FC Porto tem apenas menos dois golos sofridos do que o Sporting, menos três do que o Braga e, aí sim, menos quatro do que o Benfica]. Sendo assim, se o FC Porto é a equipa menos batida do campeonato, porque é que não fazem notícias sobre os golos sofridos pelas outras equipas? Mais: o FC Porto também é a equipa com mais golos marcados no campeonato, a par de outra [n.d.r. Benfica, ambos têm 54 golos].
Mas desperdiçou muitas oportunidades frente ao Paços de Ferreira...
É verdade que falhámos muitos golos no último jogo, mas é preciso ser exato nas análises. Essas análises não me afetam, já passei essa fase, mas é natural que a equipa se sinta injustiçada, porque somos quem tem mais golos marcados e menos golos sofridos. Quando se fala em irregularidade, problemas e questões exibicionais, isso depende sempre da opinião de cada um. Por exemplo, considero que o FC Porto fez um bom jogo em Paços de Ferreira. Controlámos a partida, tivemos vários oportunidades para marcar e só permitimos que o Paços de Ferreira nos criasse uma situação de golo, quando eles têm sido muito perigosos a jogar contra outros adversários. Como treinador, tenho de sair do olhar do adepto e jornalista para avaliar apenas o desempenho. E volto a repetir: podíamos ter saído de Paços de Ferreira com três ou quatro golos marcados, e isto só a concretizar metade das oportunidades.
Dragaoatento: afinal, segundo Vítor Pereira, a equipa portista só permitiu que o Paços Ferreira criasse uma situação de golo...! É caso para dizer: o Paços foi 100% eficaz, criou uma situação e concretizou! Ao contrário da equipa portista que criou muitas que desperdiçou.

Sem comentários: