domingo, 9 de março de 2014

Luís Castro: Competências dum treinador de futebol

Características fundamentais:
1 - É importante que o treinador tenha, antes de tudo, características de Líder, a fim de ser capaz de convencer os seus subordinados de que o chefe é ele e de que as suas opções técnicas e estratégicas são as melhores para a equipa.
2 - Ser amigo, mas disciplinador, bom psicólogo e ter um discurso motivador, de modo a que os futebolistas sejam 100% profissionais e nunca facilitem.
3 - Ser um técnico competente: conhecer bem as mais modernas metodologias de treino, nos domínios da preparação física e técnica dos futebolistas. Ter inclusivamente conhecimentos técnicos que lhe permitam aconselhar (formar) individualmente os futebolistas sobre as melhores técnicas a adoptar, nas disputas de bola com os adversários, para que eles possam ter êxito nas suas carreiras.
4 - Ser capaz de antecipadamente estudar bem os adversários a defrontar(identificar os seus, deles, pontos fortes e fracos, e encontrar soluções, antídotos para opor) de modo a arranjar soluções, estratégias, que contrariem com êxito a tática adversária. Ser um perito a ler o jogo, a fim de ser capaz de preparar eficazmente a sua equipa e, proceder em tempo útil às três substituições que durante o tempo de jogo seja necessário proceder para vencer o jogo.

Sem comentários: