sábado, 15 de março de 2014

Pedro Proença ao seu melhor nível para Alvalade

15-03-2014 - ​​Abdoulaye está de regresso aos convocados do FC Porto e é a única novidade na lista elaborada por Luís Castro para a deslocação ao terreno do Sporting (23.ª jornada da Liga portuguesa, domingo, 19h15). O defesa central senegalês não pode alinhar pelos Dragões na Liga Europa e por isso ficou de fora dos eleitos na recepção ao Nápoles, na quinta-feira.

Em sentido inverso, sai da lista o defesa Maicon, a contas com um estiramento num adutor da coxa direita. O brasileiro apenas fez tratamento que e não foi assim um dos 20 jogadores que participaram no derradeiro ensaio para o jogo frente aos lisboetas, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. 

Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (g.r.); Danilo, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro e Defour.

 
Se fosse eu a decidir:
Helton
ou Fabiano,
Defesa: Danilo, Abdoulaye (Reyes), Mangala e Alex Sandro

Meio-campo: Fernando, Defour e Carlos Eduardo (Quintero 2ª parte)
Avançados: Quaresma (Licá 2ª parte), Jackson e Varela (Ghilas 2ª parte)
 
15-03-2014 - Luís Castro: "A equipa está muito entusiasmada com o jogo"
No terreno do Sporting (23.ª jornada da Liga portuguesa, domingo, 19h15), um bom resultado só pode ser vencer. Em declarações exclusivas ao
www.fcporto.pt
e Porto Canal, Luís Castro fez a antevisão do confronto com os lisboetas, sublinhando que a equipa se encontra animada com as duas últimas vitórias (frente a Arouca e Nápoles) e por isso vai entrar em Alvalade "confiante" e "entusiasmada".

​"Sabemos que o futebol tem quatro factores de rendimento para o desempenho e a dimensão psicológica é fundamental. A equipa encontra-se muito bem, os jogadores acreditam muito neles e há uma relação de grande confiança entre todos, com a massa associativa e as pessoas à volta da estrutura. Essa relação leva-nos a abordar cada jogo ainda com mais confiança do que o anterior. É um caminho a percorrer e a equipa está muito entusiasmada com o jogo", afirmou Luís Castro.

Em caso de vitória, o FC Porto ultrapassa o Sporting na tabela e chega ao segundo lugar, mas Luís Castro sublinha que os Dragões não vão entrar em campo com isso em mente: "O que pesa é a dinâmica instalada, e o jogo que se segue é sempre o mais importante da época e aquele que estamos empenhados em vencer e abordar de uma forma bastante positiva. É por isso que estamos tão entusiasmados com o jogo e não por ele nos poder levar ao segundo lugar. As consequências são sempre após o jogo, por isso não pensamos no que pode acontecer. De uma coisa temos a certeza: temos que jogar antes de querer ganhar o encontro. Sabemos que o jogo tem de ser feito com muita qualidade e abordado com muito empenho, determinação, ambição e espírito de sacrifício".

A equipa do Sporting – que tem 48 pontos, mais dois do que os Dragões – recupera esta época na classificação, após ter sido sétima classificada em 2012/13. O trabalho de Leonardo Jardim merece por isso o elogio de Luís Castro. "Estamos à espera de encontrar um Sporting competente e com um treinador competente, que tem desenvolvido um bom trabalho, reconhecido por toda a gente. Apesar disso, estamos muito focados em nós e animados na procura de um bom resultado, que é a vitória. Viemos de dois resultados que nos animam bastante e os jogadores, que são de uma qualidade fantástica, estão muito confiantes e têm-se empenhado muito nas tarefas que cada um deles desempenha em campo. A equipa encontra-se bem e todo esse entusiamo em volta dela só nos faz ir a Alvalade com um objectivo, que é vencer, com todo o respeito pelo adversário".

O treinador do FC Porto evitou entrar em polémicas e comentar qualquer assunto relacionado com a arbitragem: "Achamos que o jogo de futebol é um jogo de responsabilidades, em que há três equipas em campo e temos a certeza de que todas vão actuar de forma muito séria, honesta, corajosa e determinada em fazer um bom trabalho. A relação de confiança que tenho com os meus jogadores é a relação de confiança que tenho com o futebol e jamais me preocupam factores estranhos ao jogo".

Em sentido inverso, Luís Castro frisou os "factores externos" que lhe interessam: o facto do FC Porto também ir a Alvalade acompanhado de adeptos azuis e brancos, mesmo que em menos número. "Vamos ter um apoio forte dos nossos adeptos e mesmo estando em desvantagem para o adversário eles são fundamentais para nós. Quando se joga um clássico como este, 2.000 adeptos transformam-se em 20.000, 40.000 ou 60.000, porque sabemos que eles também estão em condições tão adversas como nós e isso motiva-nos ainda mais. Nunca me preocupei muito com aquilo que se fala à volta de arbitragem e não é hoje que me vou preocupar", declarou.

 
dragaoatento: sendo assim, para terminar, gostaria de desejar ao Pedro Proença que faça um bom trabalho: honesto, isento, que utilize o mesmo critério para as duas equipas e que siga as jogadas de perto a fim de poder ajuizar em consciência.

Sem comentários: