quinta-feira, 18 de abril de 2013

Como escolher uma equipa técnica de Futebol

O futebol é um desporto colectivo de alta competição, e por conseguinte de muita exigência, sendo que as tolerâncias são muito apertadas.
Staff da equipa técnica
E como é evidente, a equipa técnica tem de ter um líder, que controle e coordene todo o trabalho da equipa. Além do líder, a equipa técnica deve ser constituida, ou seja, pode dispor de um ou dois adjuntos, dum especialista a treinar guarda-redes e dum preparador físico competente. Este um cargo muito importante na equipa técnica, porque além de ser responsável pela condição física dos futebolistas, acumula com a tarefa de assessor do líder da equipa técnica, de modo a colaborar na: planificação, gestão,  saúde física e mental do plantel.
Relativamente às competências do líder da equipa técnica, devem ser as seguintes: conhecimento profundo das técnicas (métodos de treinamento) relacionadas com o futebol e educação física [exercícios com bola, técnicas de abordagem dos lances por parte dos jogadores, conceitos sobre o modo de actuação, colocação (posição) dos jogadores no terreno do jogo, regulamento do futebol ...etc], ser eficaz a estudar os adversários a defrontar, ler bem os jogos (preponderante no domínio das substituições) e competente em estratégia e tácticas do futebol.
Além dos aspectos técnicos do futebol, um líder deve ter também conhecimentos: nos domínios da nutrição, da psicologia e até alguns sobre medicina desportiva; a fim de melhor interpretar as reações dos seus jogadores e de modo a conseguir mantê-los motivados.
Num plantel composto de pelo menos 22 futebolistas, manter 11, 12 ou 13 jogadores rotinados e motivados é relativamente fácil, o difícil e muito importante é fazer a gestão dos 22 jogadores que constituem o plantel, mantendo-os: preparados, rotinados e motivados; em suma, aptos a renderem o máximo logo que chamados a dar a sua contribuição para ajudar a equipa. 
A tendência de todos os treinadores é construírem uma equipa modelo e depois esquecerem-se de estudar outras soluções, no sentido de experimentar nos treinos outras equipas, utilizando outros esquemas , para tirar partido das diferentes características de todos os futebolistas do plantel, ou seja, de adaptar jogadores, de encontrar sistemas (tácticas) diferentes que se adaptem às características dos futebolistas disponíveis, a fim de tentar manter todo o plantel incentivado e motivado. Inclusivamente uma das possibilidades, é começar os jogos menos exigentes, utilizando alguns jogadores considerados como segundas opções, porque em caso de insucesso, podem sempre recorrer aos habituais titulares, ou seja, às opções que lhes dão mais garantias de êxito, àqueles que por estarem mais rotinados, com os índices de confiança mais elevados, e por via disso em melhor forma, estão aptos a dar mais rendimento.
Outro aspecto muito importante é o facto do treinador se preocupar em ir para os jogos munido do plano "A", mas ter de antemão preparados, os planos "B" e "C", para o caso de ser necessário dar a volta a imponderáveis que possam surgir durante os jogos.
Sobre os aspectos da personalidade do líder da equipa técnica e da sua capacidade de liderança afirmo o seguinte: um líder que se preze assume perante os seus pupilos (subordinados) uma conduta firme, determinada, persuasiva, mas sem precisar de ser bronco ou prepotente.

Sem comentários: