segunda-feira, 8 de abril de 2013

Liga de futebol- FC Porto 3 SC Braga 1

08/04/2013 - Ao intervalo 1-1
Continua a faltar velocidade pelas faixas laterais à equipa portista, daí as dificuldades encontradas para desenvolver o seu futebol ofensivo e o empate registado no fim da primeira parte!
Kelvin saltou do banco e desbloqueou o jogo! Kelvin, um matador ainda desconhecido do grande público, o trunfo que Vítor Pereira tinha escondido na manga e que serviu para desatar o nó, e dar a sua contribuição decisiva para solucionar um jogo que parecia ser quase impossível de resolver. Soube estar no sítio certo e conseguiu ser deveras oportuno ao desferir aqueles dois fantásticos remates que resultaram em dois excelentes golos! Pelo que é de concluir que quem tem talento tarde ou cedo acabará por demonstrá-lo, e Kelvin é realmente um jovem com muita habilidade, técnica e velocidade, é um predestinado para jogar futebol! Só precisa de amadurecer e endurecer o seu futebol, ou seja, aumentar a sua capacidade de choque de modo a enfrentar com serenidade as entradas agressivas a roçar a maldade dos adversários.
...O mais irónico da questão é que, no momento em que conseguiu a igualdade, o FC Porto já justificava um resultado mais simpático. E se a esse dado acrescentarmos os remates à trave de Otamendi e Alex Sandro, com Quim reduzido à condição de observador, fica ainda mais fácil perceber o quão penalizador era o empate para os Dragões.

Nada, no entanto, que não pudesse ser desmontado por uma nova solução de ataque da equipa portista, alargada aos extremos, com a introdução de Atsu e Kelvin. Com eles, o jogo ganhou velocidade e dois belos golos de Kelvin (sete e de dez minutos depois da sua entrada), que completaram o processo de reviravolta que mantém o FC Porto na corrida e aproxima o resultado de tudo quanto se passou no relvado.
FICHA DO JOGO
Liga portuguesa, 25.ª jornada - Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.210 espectadores
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Pedro Vilaça
FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson e Defour
Substituições: Maicon por Abdoulaye (ao intervalo), Defour por Atsu (62m) e Lucho por Kelvin (76m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Liedson
Treinador: Vítor Pereira
SC BRAGA: Quim; Baiano, Santos, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Mauro; João Pedro, Mossoró e Alan (cap.)
Substituições: Mossoró por Carlão (68m), Hugo Viana por Rúben Micael (86m) e João Pedro por Hélder Barbosa (90m)
Não utilizados: Kritciuk, Haas, Rúben Amorim e Zé Luís
Treinador: José Peseiro
Marcadores: Alan (22m), James (37m) e Kelvin (83m e 86m)
Cartão amarelo: Quim (67m)

Vítor Pereira - "Estamos prontos para lutar pela revalidação do título"

Adicionar legenda

Na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após a vitória sobre o SC Braga (3-1), Vítor Pereira elogiou a serenidade da equipa portista, mesmo após ter começado o encontro em desvantagem. O técnico gostou da exibição do FC Porto, preferindo salientar o mérito colectivo a sublinhar o contributo individual de Kelvin, que decidiu a partida com dois golos. A luta pelo título continua.
Estava difícil rentabilizar a posse de bola, depois apostou em Kelvin e ganhou…
Apostei fundamentalmente na equipa, que foi igual a si própria, mesmo perante um adversário que se organizou bem defensivamente e tinha as coisas bem preparadas. O Braga apresentou um bloco muito compacto, que é difícil de contrariar, mas não perdemos a identidade. Fomos serenos, mesmo em desvantagem. Tivemos sempre serenidade para circular a bola e procurar o melhor espaço, sem precipitações, de forma a conseguir uma ou outra situação de ruptura para chegar ao golo. O que devo valorizar é o comportamento colectivo da equipa, sem desmerecer esse apontamento individual do Kelvin, que é um miúdo com qualidade, que entrou bem e foi feliz. Quem não toma decisões lá dentro acerta sempre: se por acaso o Kelvin não tivesse sido feliz e tivesse tocado poucas vezes na bola, estaríamos aqui a comentar que a entrada não tinha sido bem pensada. As coisas aconteceram não por meu mérito, mas por mérito do Kelvin, que tem dois apontamentos de qualidade, tal como o James teve um na primeira parte.
O início da segunda parte, com o Abdoulaye a entrar para o lugar do lesionado Maicon, foi difícil…
Defrontámos um Braga bem organizado, com qualidade individual e colectiva para sair em transição. Não é fácil entrar assim num jogo, a procurar contrariar uma equipa que, logo que ganha a bola, quer sair rapidamente em transição. Penso que o Abdoulaye fez o seu papel com qualidade, quando acalmou. Esteve ao nível dele, porque é um jogador com qualidade e temos quatro centrais que mantêm o nível muito alto. Ele também está de parabéns.
Acha que o adversário na luta pelo título ainda vai tropeçar?
Temos de fazer o nosso trabalho. Sabemos o que queremos, temos de nos focar no próximo jogo, quando o campeonato regressar. Hoje o Braga foi um rival difícil mas demonstrámos que estamos vivos. Demonstrámos força e qualidade individual e colectiva. Estou satisfeito e estamos prontos para fazer o nosso trabalho.
Pensa que é um jogo que vai marcar este campeonato, pela qualidade do adversário e atitude demonstrada pelo FC Porto?
Não sei responder. O que posso referir é que gostei muito da qualidade do jogo e da serenidade num momento destes. É natural que os próprios adeptos fiquem ansiosos, quando os golos não surgem cedo. Aproveitámos os 90 minutos para construir o resultado, mesmo partindo em desvantagem face ao golo do Braga. Estamos prontos para fazer o nosso trabalho e lutar pela revalidação do título.
Uma exibição como esta será suficiente para vencer o Braga na final da Taça da Liga, no sábado, ou será preciso algo diferente?
Não vou fugir ao habitual. Estou aqui para falar do jogo que acabámos de disputar e estarei na próxima conferência de imprensa para abordar o encontro da Taça da Liga. Cada jogo tem a sua história. O Braga provou que tem argumentos fortes, é uma equipa contra a qual não podemos baixar a guarda e que nos obriga a estar concentrados durante os 90 minutos. Hoje fomos fortes, conseguimos um bom resultado e uma exibição que me agrada.


PS - surripiado do http://www.dragaodoente.blogspot.pt/
Cruz dos Santos pergunta:
«Discordou-se da nomeação de Hugo Miguel no Olhanense-Benfica e de Pedro Proença no F.C.Porto-Braga? Mas a Bola, perdeu a noção do ridículo?»

4 comentários:

Penta disse...



caro Armando Monteiro, caríssimas(os),

é tão mais fácil criticar e/ou assobiar, não é? :D

já demonstrar que estamos de corpo e alma com a nossa equipa do coração, custa um pouco mais...

felizmente que, entre nós, ainda há quem não se resigne e não faça como o Miguel Sousa Tavares, na NORTADA, estenda uma «passadeira vermelha» e deite a toalha ao chão...

somos Porto!, car@go!
«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
Miguel | Tomo II

Dragaoatento disse...

Eis aqui um comentário que me parece assertivo:

RIKI

Embora me custe, tenho que dar razão ao MST.
Com efeito, o futebol praticado pelo nosso clube, tem sido um futebol impróprio para cardiacos! Jogamos devagar e devagarinho, para trás e para o lado, sem progressão efectiva e sem criar oportunidades de golo. Devo acrescentar, aliás, que não me recordo de criarmos tão poucas oportunidades de golo por jogo, em época alguma. Futebol irritante e desagradável á vista e ao coração...
Assim não dá!
A época está a terminar e enquanto for possivel devemos acreditar mas uma época igual a esta, não, obrigado!
Nunca me cansei tanto a ver o nosso clube jogar!?

Dragaoatento disse...

...O futebol portista estava pouco inspirado, muito lento e denunciado, faltando-lhe velocidade pelas faixas, até que entraram o Atsu e o Kelvin. E o jogo passou a ser mais interessante de seguir. Foi então que o Kelvin tirou nitidamente dois coelhos da cartola, com aqueles dois fabulosos remates que desbloquearam um jogo que estava muito difícil, resultando em dois fantásticos golos! Por isso bravo KELVIN!!!
Este miúdo é mesmo bom de bola,tem muito talento para jogar futebol e quando ganhar um pouco mais de experiência, se não se estragar, vai dar craque! Pelo menos eu acredito que sim...!

AM

Dragaoatento disse...

...O futebol portista estava pouco inspirado, muito lento e denunciado, faltando-lhe velocidade pelas faixas, até que entraram o Atsu e o Kelvin. E o jogo passou a ser mais interessante de seguir. Foi então que o Kelvin tirou nitidamente dois coelhos da cartola, com aqueles dois fabulosos remates que desbloquearam um jogo que estava muito difícil, resultando em dois fantásticos golos! Por isso bravo KELVIN!!!
Este miúdo é mesmo bom de bola,tem muito talento para jogar futebol e quando ganhar um pouco mais de experiência, se não se estragar, vai dar craque! Pelo menos eu acredito que sim...!

AM