segunda-feira, 29 de abril de 2013

Liga de futebol - FC Porto-2 V. Setúbal- 0

O FC Porto continua na corrida, encurtando distâncias mesmo com o percalço de desperdiçar um penalti. James porém redimiu-se depressa e "obrigou" Lucho a marcar, antes de Defour fechar as contas de um resultado (2-0).
A diferença para o líder é agora de um ponto. A pressão está do outro lado.
A predisposição ultradefensiva do Vitória de Setúbal, assumida sem pudor, não podia sugerir muito mais do que dificuldade e uma estratégia nula em audácia.

Nos primeiros minutos, o FC Porto confirmou as suspeitas com que preparou o encontro: jogaria “sozinho”, num registo quase ininterrupto de “sentido único” e apelando a todas as soluções de dinâmica acrescentadas pelo envolvimento de uma equipa inteira.

Ao intervalo, bem depois de Atsu falhar a baliza com Kieszek fora dela, de uma sequência infeliz de ressaltos negar a James o óbvio quando a assistência de Jackson já tinha feito o mais difícil, ou de o próprio Jackson chegar uma fracção de segundo atrasado a um cruzamento de Varela, o FC Porto atingia os 81 por cento de posse de bola, confirmando o domínio do jogo.

Com o tempo (cada vez menos) e a sorte (cada vez mais) como aliados, José Mota manteve o investimento zero no jogo. E o mais curioso é que, como juros ou compensação, viu Kieszek defender uma grande penalidade, numa tentativa falhada de James para chegar à vantagem, três minutos antes da redenção. Aos 64 minutos, com um cruzamento preciso e de trivela, o colombiano convidou Lucho González a fazer o inadiável. Bastou encostar para conseguir o primeiro golo da noite e o quarto da sua autoria na presente edição da Liga.
A reacção do Vitória de Setúbal, que entrava tarde no jogo, não passou de um esboço apagado mais adiante pelo golo de Defour (em posição completamente legalíssima conforme a linha desenhada na repetição do lance demonstra), que marcou seis minutos depois de entrar e ainda foi a tempo de servir Jackson para o poste devolver a bola naquele que deveria ter sido o terceiro.
FICHA DE JOGO
27 de Abril de 2013 - Liga portuguesa, 27.ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 32.410 espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)
Assistentes: Nuno Pereira e Paulo Soares
Quarto árbitro: Paulo Brás

FC PORTO:
Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson e Atsu
Substituições: Atsu por Varela (39m), Alexandro por Abdoulaye (intervalo) e Lucho por Defour (81m)
Não utilizados:
Fabiano, Castro, Izmaylov e LiedsonTreinador: Vítor Pereira

V. SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Frederico Venâncio, Jorge Luiz e Kiko; Ney Santos, Bruno Amaro (cap.), Paulo Tavares e José Pedro; Pedro Santos e Miguel Pedro
Substituições: Miguel Pedro por Jorginho (58m), Zé Pedro por Horta (71m) e Bruno por Makukula (82m)
Não utilizados: Fonseca, Amoreirinha, Bruno Gallo e Bruninho
Treinador: José Mota
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
Lucho (64m) e Defour (87m)
Cartão amarelo: Miguel Pedro (32m), Atsu (33m), Pedro Santos (37m), Paulo Tavares (77m), Kiko (80m) e Jorginho (84m)

Sem comentários: