terça-feira, 16 de maio de 2023

FC Porto à atenção dos canais RTP, SIC e TVI

Há algo de que todos nos orgulhamos muito: temos o nome da cidade no nome do clube”. Jorge Nuno Pinto da Costa exaltou a ligação do FC Porto à Invicta na consagração dos novos Reis da Europa de hóquei em patins, que se deslocaram à Câmara Municipal para serem agraciados por Rui Moreira.
Ladeado pelos heróis de Viana e pelo edil, o Presidente relembrou que “a cidade e o clube confundem-se por terem o mesmo nome” e que “quando o FC Porto vence, vencem todos os portistas do mundo, mas a cidade está sempre ligada aos êxitos do clube”.
De portas fechadas em 2004, os Paços do Concelho voltaram a receber uma equipa de Campeões Europeus portuenses e foi “com grande satisfação e orgulho” que Rui Moreira os congratulou. Porque “o FC Porto é um dos históricos emblemas da Europa” e “um dos principais embaixadores do nome e alma da cidade do Porto”, o autarca aplaudiu a “conquista de um título que muito dignifica a cidade e o seu maior clube”.
Questionado sobre a atualidade desportiva à margem da cerimónia, Pinto da Costa elogiou a “boa segunda parte” dos Campeões Nacionais contra o Casa Pia num encontro que serviu de retrato perfeito da Liga: “O futebol português nunca poderá progredir enquanto houver, como houve, perto de 50 por cento de tempo útil”.
Ciente de que a revalidação do título “matematicamente ainda é possível, mas é muito difícil”, apontou o dedo a “comportamentos como o que foi permitido ao adjunto do Casa Pia”, que “insultou toda a gente”, “passou o jogo todo a provocar” e destoou da postura “impecável” do técnico Filipe Martins.
O foco do dirigente mais titulado da história mantém-se, como sempre, no presente. “Tenho muita coisa para fazer: temos o Centro de Treinos, quase Cidade Desportiva, para tentar concretizar o que está em curso. Estar agora preocupado com uma questão que é daqui a um ano... não é uma preocupação minha. Qualquer sócio que tenha as quotas em dia e o seja há mais de cinco anos pode candidatar-se”, concluiu a propósito das eleições.
O regresso ao trabalho do plantel principal acontece esta tarde, pelas 16 horas, no Olival. A sessão vespertina marca o arranque dos preparativos tendo em vista o embate da penúltima jornada agendado para sábado às 20h30 em Famalicão.

Sem comentários: