quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Liga Intercalar ou Liga das Oportunidades

Vitória de Guimarães 1 FC Porto (juniors) 0

Os responsáveis técnicos adjuntos do Plantel para o futebol do FC Porto, estão bons é para ir receber o vencimento ao fim do mês. Pelos vistos, não primam pela inteligência !
Senão reparem na seguinte diferença . Os técnicos do Vitória de Guimarães construíram uma equipa de futebol onde a juventude de grande parte dos seus jogadores foi enquadrada por alguns jogadores mais experientes nos sectores de maior exigência numa equipa de futebol .Por isso, o resultado lógico, a vitória do Vitória!
Eu sei que no FCP vão argumentar que o que é importante é rodar e ganhar experiência! Porém amigos a isso respondo com o seguinte argumento . Se é importante rodar e ganhar experiência, (neste aspecto estamos todos de acordo), é mais importante ainda, rodar e ganhar experiência de ganhar, criando hábitos de vitória, uma mentalidade ganhadora nos jogadores .
Nesta equipa que os técnicos adjuntos do FC Porto apresentaram, notamos nos jogadores muito talento, muita habilidade, mas também muita verdura, muita inexperiência, muita falta de maturidade ! Devo confessar que em princípio não gosto dos chamados “brinca na areia”. Gosto do profissional de futebol que se preocupa essencialmente em ser eficaz, tecnicista (só) quanto baste, em saber cobrir a bola, em ser capaz de resistir ás cargas legais dos adversários, e que tenha grande cultura táctica colectiva, porque o “football” é principalmente “association”, havendo no entanto espaço para as “jogadas individuais” quando assumidas com determinação e convicção .
Se fosse eu o responsável técnico, teria por exemplo pedido aos Postigas e Adrianos do actual Plantel para o futebol do FC Porto, o favor de ajudarem a equipa dos mais novos a adquirirem o hábito de ganhar… porque ganhar acaba sempre por ser bom para o clube (alegria para os que amam o FCP) em qualquer tipo de competição .

Sem comentários: